Muito se fala em fisiologia, mas na verdade poucas pessoas sabem o real significado dessa palavra, não é mesmo? A fisiologia é uma parte da biologia, que é o estudo da vida, que vai estudar todas as ações bioquímicas, mecânicas e físicas de todos os seres vivos, sejam eles de qualquer reino ou classificação. Isto é, a fisiologia existe para estudar todo o funcionamento dos organismos vivos, suas funções e conexões.
Muitos estudos são feitos em várias áreas e as pessoas sempre questionam: como eles começaram? Já existia alguém que pensava nisso? Quem era?. Então, no caso desse ramo da biologia, a fisiologia, foi um anatomista que nasceu na Europa, na Inglaterra, William Harvey, que começou a descrever como se dava a circulação sanguinea já no século XVII. Porém, a fisiologia moderna, como chamamos, nasceu muito antes disso. No Século XVI Miguel Servet já pensava sobre o assunto e começou a estudar como era a circulação do ar dentro dos pulmões dos seres humanos. Foi graças a esses estudos de Servet que a ciência descobriu que não há nenhuma mistura entre os dois tipos de sangue, venoso (com gás carbônico) e arterial (com gás oxigênio).
A área da fisiologia é divida em algumas outras áreas, como a eletrofisiologia, que vai estudar todos os fluxos entre elétrons que são realizados para que os nervos e músculos tenham movimento. Então, qualquer que seja o impulso que os elétrons têm para que nervos e músculos realizem atividades, é de interesse da eletrofisiologia. Existe também a área de neurofisiologia, que vai estudar todo o sistema nervoso em seu conjunto, por isso é separado da eletrofísica, que é muito mais focada. A ecofisiologia vai estudar como todos os aspectos da fisiologia influenciam o meio ambiente e o habitat dos seres pesquisados. Além da biologia celular, que vai estudar como acontecem todas as trocas, ações dentro das células dos seres vivos. Por último há a fisiologia do exercício, que se ocupa em pesquisar quais são os benefícios e efeitos gerais de qualquer atividade física realizada por um ser vivo.
Enfim, esses estudos são de extrema importância para que cada dia que passa possamos conhecer ainda mais sobre os seres que nos rodeiam e sobre nós mesmos. Afinal, somente quando compreendemos de onde viemos, como nosso corpo reage a certas situações, conseguimos nos entender melhor. Além de todos esses aspectos que são estudados pela fisiologia, a respiração, circulação, reprodução e digestão são estudadas pela fisiologia.