Nada mais eficiente para acabar com a autoestima de um adolescente que a acne. As espinhas, como são conhecidas, aparecem no começo da puberdade e às vezes duram anos. Em alguns casos são poucas e fáceis de resolver, em outros acabam “dominando” o rosto do adolescente, o que geralmente o faz se sentir feio e rejeitado. Tudo isso em uma época de mudanças na vida, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos, não costuma ser fácil, ainda mais no caso das meninas. A tendencia, nos casos de muita acne no rosto, é de deixar a pessoa (que por vezes ainda é criança ou já é adulto) sem coragem de ir a uma festa, conversar com desconhecidos ou até mesmo sair de casa, nos casos mais extremos.
Existem várias formas diferentes de acabar com as espinhas. Até mesmo os médicos especialistas em pele, dermatologistas, divergem no assunto. A causa da acne não é segredo para ninguém. O maior problema são os hormônios em fúria da idade adolescente. Outras razões também influenciam, como a oleosidade da pele. Uma maneira de evitar, ou ao menos reduzir o problema, principalmente nos casos de pouca acne, é a limpeza profunda de pele. É feita com óleos específicos para combater a acne. Acabam com a oleosidade do rosto e, por consequencia, reduzem o aparecimento da acne. O Peeleng facial também é ótimo combatente das espinhas.
Um dos medicamentos mais fortes do marcado, não apenas da dermatologia, é o Roacutan. O remédio serve para a cura da acne, e é consenso entre os especialistas que realmente funciona. Porém, a desvantagem é que o custo do tratamento é alto, sem falar que demora meses. Por ser tão forte, o Roacutan priva o paciente de uma série de hábitos, como o álcool. Caso haja o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento, o remédio perde o efeito. Outra solução é o Retin-A. O medicamente é uma loção dermatológica e tem se mostrado também muito eficaz no combate à acne. Ambos só podem ser comprados em farmácias sob apresentação de receita médica pelo paciente.
Para as mulheres, o tratamento para acabar com as espinhas é ainda mais fácil. As pílulas anticoncepcionais não servem apenas para evitar a concepção de um bebê indesejado, mas muitas delas ajudam no combate as espinhas e a outros problemas de pele. Basta consultar teu ginecologista e perguntar sobre uma pílula que resolva o problema da acne. As mulheres costumam enfrentar aparecimentos repentinos de acne em grande quantidade pouco antes do período menstrual. A pílula funciona tanto em adolescentes como em adultas.
Os homens, porém, não devem se arriscar e tomar os compridos, pois possuem uma alta quantia de hormônios femininos que podem causar um caos nos sistemas do homem e até em seu corpo.