Tipos de Úlcera

As úlceras nada mais são que feridas que são desenvolvidas em reflexo de algo que está acontecendo no corpo, seja fisiológico ou até mesmo mecânico. As úlceras são divididas de acordo com o sistema acometido, ou seja, podemos ter úlceras do sistema gastrointestinal ou úlceras do sistema locomotor, bem como úlceras que não se enquadram nessas características e são adquiridas de acordo com alguma patologia primária, como as úlceras por pressão, as quais são desenvolvidas devido a uma posição fixa do paciente, pressionando parte do corpo sobre a cama ou cadeira por muito tempo e não permitindo a oxigenação do local nem mesmo a ventilação, criando assim uma ferida que se não cuidada, gera uma úlcera.

As úlceras gastrointestinais são divididas de acordo com o local acometido e são grande causas de anemia por perda de sangue, principalmente em idosos. As úlceras gastrointestinais podem ser do tipo péptica, gástrica, duodenal, hemorrágica, esofágica, refratária e por estresse.  A úlcera péptica como o nome já diz, é a úlcera que é causada devido ao contato da mucosa com a pepsina em excesso ou quando a mucosa possui alguma patologia, ela ocorre no estômago ou no duodeno, primeira porção do intestino delgado.

A úlcera gástrica, como o nome já diz, ocorre principalmente no estômago. A úlcera duodenal, o próprio nome também já diz, ocorre na primeira porção do intestino delgado, o duodeno; é a úlcera péptica na porção final estomacal indo para o duodeno, os sintomas geralmente são opostos aos da gástrica. A úlcera hemorrágica é a úlcera que quando não tradada se agrava e gera uma hemorragia. A úlcera refratária é a úlcera que não fui cuidada adequadamente e veio a ocorrer novamente e a úlcera por estresse ocorre justamente quando várias lesões são causadas no trato gastrointestinal, esôfago, duodeno e estômago, causada devido ao estresse diário do paciente, com liberação de conteúdo ácido todos os dias, criando um ambiente com ph menor que 7 propício para as lesões e desgaste da mucosa gastrointestinal.

Os sintomas das úlceras dependem do local acometido e da intensidade da qual ela já está ocorrendo. Podemos ter o sintoma principal que é a chamada azia, a queimação e dor no estômago juntamente com a fome e dores na barriga são achados muito frequentes. Dores em pontada, bem localizadas, dores com o estômago vazio ou após ingerir algum alimento, arrotar muitas vezes após as refeições, inchaço na barriga e na pior das hipóteses vômitos sanguinolentos, de conteúdo vivo significando uma hemorragia, que pode ser por uma úlcera no trato gastrointestinal alto e se for vômitos mais escuros e fétidos, pode ser uma úlcera no trato gastrointestinal baixo, bem como fezes sanguinolentas. Vale a pena ficar sempre atento nas suas fezes, elas dizem muito sobre como está o andamento da sua digestão e principalmente da saúde do seu trato gastrointestinal.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento das úlceras são: Consumo de álcool por muito tempo e em doses elevadas, uso excessivo de medicamentos para dor, os chamados AINE’s e analgésicos, fumar bastante, alguma condição de saúde grave, tratamentos de radioterapia, geralmente utilizados em quem tem câncer.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *