O Que São Células Tronco?
Células tronco são células que tem a capacidade de se diferenciar em células com funções específicas. Ou seja, são células que tem o potencial de recompor tecidos danificados auxiliando no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, auzheimer, doenças degenerativas, doenças cardíacas, etc.
Existem dois tipos de células tronco: as que são extraídas de tecidos maduros de adultos e crianças ou as retiradas de embriões. Nos tecidos de adultos, costuma-se retirar células do cordão umbilical e da medula óssea, mas elas são mais especializadas e acabam funcionando apenas em alguns tipos de tecidos do corpo. Essas demonstraram eficácia em tratamentos de doenças como leucemia, doenças cardíacas e hematológicas.
Já as células tronco embrionárias tem a capacidade de se diferenciar em qualquer outro tecido do corpo, ou seja, são mais funcionais para o tratamento das doenças que necessitam de regeneração de tecidos.
Existem também hoje as células tronco induzidas, que foram obtidas em laboratório. As primeiras células tronco induzidas em humanos foram produzidas a partir da pele. Elas têm sido desde então as principais fontes de reprogramação, mas teoricamente qualquer tecido humano pode se transformar em célula tronco induzida. O processo ocorre como uma reprogramação. Através da inserção de um vírus contendo 4 genes, estes se inserem no DNA da célula adulta de interesse, a partir disso eles reprogramam o código genético destas células, fazendo elas se desdiferenciarem e voltarem a ser células tronco embrionária. Assim, possuem características de autorrenovação e podem se diferenciar em qualquer tecido adulto humano.
Como as Células Tronco São Usadas Na Medicina
A terapia celular, que consiste na substituição de células doentes ou danificadas por células saudáveis desdiferenciadas, é um dos potenciais usos das células tronco no combate à doenças. Na teoria, todas as doenças que possuam a característica de degenerar tecidos pode ser tratada com a terapia celular pelo uso de células tronco.
Todos os tipos de células tronco podem ser usadas. Alguma possuem mais poder de cura e outras menos, mas isso também se refere à quantidade de pesquisas que existem sobre elas, pois a pesquisa é fundamental para que a aplicação clínica se inicie.
Pesquisas Com Células Tronco No Coração
Muitas tentativas de regeneração miocárdica com células tronco originadas da medula óssea tem sido feitas a muitos anos na medicina, mas não mostraram resultados bem-sucedidos. Nos últimos anos, pesquisas e novas tecnologias ofereceram uma perspectiva muito melhor da regeneração miocárdica por células tronco quando essas foram originadas de tecido miocárdico. As regenerações são solicitadas quando o paciente sofreu complicações de aterosclerose e em doenças como miocardites, por exemplo.
Ao contrário de outros tipos de células tronco, as cardíacas podem ser expandidas, sem sofrer alterações ou especialização antes de serem utilizadas, ou seja, continuam sendo células tronco.
Em um estudo publicado na Nature, especialistas demonstraram que foi possível usar dois tipos de células cardíacas derivadas de células tronco humanas para construir um enxerto que repara coração danificado por infarto ou outros tipos de problemas cardíacos. Os transplantes melhoraram a capacidade do órgão em contrair e relaxar, também na capacidade de bombear sangue. Além de estimular o surgimento de novos vasos sanguíneos.