Benefícios da Amamentação para Meninos

 

Uma recente pesquisa Australiana revelou que o aleitamento exclusivo em indivíduos do sexo masculino até os seis meses de idade pode ter influência no rendimento acadêmico. Os resultados que foram  observados  somente em meninos, mostrou que eles quando amamentados até esse período de vida tinham um desempenho melhor que os outros jovens da mesma faixa etária, mas que não tinham sido amamentados, nas matérias de redação, aritmética e leitura.

Realização da Pesquisa

Os resultados obtidos por esse estudo científico, só demonstraram  um melhor rendimento escolar nos indivíduos do sexo masculino, nas meninas, não foram relatadas nenhum tipo de diferenças entre elas na área acadêmica.

Os pesquisadores australianos acompanharam cerca de mil crianças nascidas na Austrália, e verificaram que os meninos na faixa etária de dez anos que tiveram um melhor desempenho em um conjunto de testes escolares, haviam sido amamentados até os seis meses de vida., quando comparados aos outros colegas da mesma idade que  tinham recebido leite materno por um  período menor que o deles.

Os participantes que foram amamentados por seis meses, tiveram notas melhores na proporção de oito por cento em ortografia, seis por cento em leitura e até  dez por cento em matemática. O interessante  é que essas diferenças no rendimento escolar só foram identificadas no meninos. Nas meninas, não foram observadas nenhum tipo de diferença no rendimento escolar.

Além da descoberta obtida por meio do estudo científico citado acima, a amamentação só traz benefícios para a saúde do bebê e também da mamãe. Esse é, sem dúvida, o melhor alimento para o bebê até os seis meses de vida.

E também o mais completo de todos, pois possui todos os nutrientes e os sais minerais que o bebê necessita até essa idade. É por isso que ele é o único alimento indicado para a criança até ela completar 6 meses.

Confira abaixo quais são os principais benefícios do leite materno para meninos e meninas:

  • Reduz o risco de infecção: onde estão inclusas infecções respiratórias, como é o caso da pneumonia e da asma, por exemplo. Bem como as infecções que afetam o sistema digestivo e o ouvido, como a otite. Isso se deve pelos anticorpos que o bebê recebe da mãe através do leite materno.
  • Ajuda no desenvolvimento da arcada dentária: isso se deve ao momento da sucção do leite.
  • Ajuda a mamãe a recuperar o peso: pois ajuda a placenta a se desprender, ajudando o útero a voltar ao seu tamanho normal. Isso também diminui o sangramento e as chances de a mãe desenvolver uma anemia.
  • Atua na prevenção de câncer: o aleitamento materno é muito importante para prevenir o câncer infantil. Inúmeros estudos já comprovaram a importância da amamentação para reduzir o risco dessa doença em crianças, em especial a leucemia e os linfomas, que são mais comuns nesse período.
  • Previne câncer na mãe: além de prevenir o surgimento de câncer na criança, o aleitamento materno também reduz os riscos de a mulher desenvolver câncer de mama e também de ovário.
  • Contribui para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê: atuando na prevenção de obesidade, alergias e até a intolerância ao glúten.

    Sistema Imunológico Do Bebê

    Sistema Imunológico Do Bebê

  • É fundamental para a saúde do coração: de acordo com pesquisas, o leite materno ajuda a regular a pressão arterial tanto da mãe quando do bebê, no curto e também no longo prazo, devido aos efeitos anti-inflamatórios que o leite materno possui.
  • Protege o intestino do bebê: pois possui uma molécula denominada PSTI, que atua na proteção e reparação do intestino do recém-nascido, que é muito delicado.
  • Previne a diarreia: esse é um problema bem comum em crianças. E que é motivo da maior parte das internações e até de morte. Muitas vezes, a diarreia acontece devido a um enfraquecimento do sistema imunológico do bebê. O leite materno contém bactérias “boas”, que ajudam a proteger o intestino da criança e a reforçar as defesas do seu organismo.
  • Causa menos cólica no bebê: como é um alimento bem fácil de ser digerido, o leite materno tende a provocar menos cólicas no bebê, que ainda está com o intestino em fase de desenvolvimento.
  • Reduz o déficit de atenção: mais um benefício do leite materno. De acordo com estudos, o leite materno está relacionado com a menor possibilidade de a criança desenvolver o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
    TDAH

    TDAH

    Esse mesmo estudo demonstrou que a amamentação teria uma ação protetiva contra esse tipo de problema. No entanto, o resultado obtido não é definitivo. A relação entre o leite materno e o desenvolvimento desse problema ainda é tema de estudos e discussões.

  • Fortalece o vínculo do bebê com a mãe: além de também ajudar no relacionamento da criança com outras pessoas também.
  • Desenvolvimento do sistema nervoso: devido à uma substância chamada DHA, que ajuda a formar as células nervosas, além de contribuir para que aconteça a comunicação ente as mesmas. Os principais benefícios da ação dessa substância acontecem nos primeiros 5 anos de vida, que é quando está se formando a maior parte do cérebro. E a inserção de ácido graxo na alimentação da criança é fundamental. E deve acontecer o mais rápido possível.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios do aleitamento materno para meninos e meninas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *