Insatisfação com o Corpo
Atualmente muitas pessoas estão insatisfeitas com seus corpos, pois consideram-se fora dos padrões de estética considerados convencionais.
Esse sentimento de desconforto íntimo pode inclusive, gerar problemas emocionais, se não tratados por bons especialistas, Pensando nisso, psicanalistas resolveram divulgar algumas atitudes positivas, que as pessoas podem ter para viverem em paz com seus próprio corpos, aceitando seus aspectos físicos, sejam eles considerados adequados ou não, ao tipo de beleza que determinada sociedade elegeu como sendo o ideal.
Não se Pesar Constantemente
Algumas pessoas que iniciam uma dieta para emagrecimento, apresentam o hábito de se pesarem para saberem quantas calorias já perderam. Os especialistas orientam que, mais importante que uma balança ou fita métrica, para pesar ou tirar medidas, é como a pessoa se sente em relação ao próprio corpo.
Aprender a Valorizar o Corpo
Muitos indivíduos criam o hábito de fazerem críticas severas sobre o próprio corpo, ressaltando a todo momento, o que não gostam nele, como peso ou algum outro aspecto que causa desconforto.
Se a pessoa estiver feliz com seu corpo, não se sentirá infeliz se todos ao seu redor estiverem querendo mudar. Ao invés de haver preocupação com a forma ou tamanho, as pessoas devem aprender a valorizarem o que tem de positivo, aprendendo a gostar do corpo seja pela ,leveza, elegância, pelo movimento, ou pela saúde que ele possui.
Não Encorajar o Ideal de Perfeição
Muitas pessoas, geralmente as mulheres,massificadas pela mídia, seguem sem se questionarem se estão adequados ao seu tipo físico, as tendências ditadas pela moda. No entanto, a mídia e a indústria da dieta, moda e cosméticos, ganham muito dinheiro, dizendo como a mulher deve ser, se vestir ou se comportar.
O grande questionamento que deve ser feito, é se vale realmente a pena, tentar se enquadrar nesses padrões irreais de perfeição. Outro ponto a ser destacado, é a valorização que a pessoa deve ter com seu dinheiro,pois ao invés de gastá-lo com produtos ou dietas, com metas que a pessoa não conseguirá alcançar, o melhor é investir em situações que tenham a ver com a personalidade da pessoa, pois assim se sentirá bem melhor consigo mesmo.
Preocupações em Excesso
Especialistas orientam às pessoas, que elas devem focar mais em assuntos ou aspectos da vida que as façam realmente felizes, oa invés de se preocuparem em demasia com seu aspecto físico. O que elas devem realmente aprender é comer de acordo com um plano, respeitando os sinais corporais, pois o corpo sabe de quanto alimento ele necessita.
Quando o indivíduo estiver comendo com fome,e não apenas para compensação de alguma tristeza, seu corpo vai se ajustar ao tamanho adequado que deve ter.
Gostar de si Próprio
Para os profissionais que lidam com as emoçõs humanas, todas as pessoas devem aprender a gostarem do modo como são, ao invés de ficarem obsessivas em adquirirem um corpo perfeito. A serenidade ajuda muito na aceitação das coisas que não podem ser mudadas, ou na coragem para mudar as que são passíveis de transformação.
Tudo depende da dimensão, que as pessoas dão ao que consideram um problema. Todos sabem que é difícil ser diferente, ou ir contra o que a maioria pensa, mas para quem deseja realmente, se aceitar e ser feliz com o corpo que tem, essa é uma etapa fundamental para aceitação de si próprio, e de todos os possíveis aspectos estéticos desagradáveis que a sociedade costuma rejeitar.
Salete Dias