Profissão Médico

Médico

Médico….sonho, ambição ou vocação? Ser médico com certeza é um dos sonhos de milhares de jovens que terminam o ensino médio todos os anos, sendo o concurso vestibular para medicina o mais concorrido e conseqüentemente o mais difícil em todo o Brasil. O que alenta o sonho de tantos jovens, o desejo de salvar vidas e tornar o mundo mais humano ou o status de obter um Dr. antes do nome? Seja qual for a motivação que os levem a dedicar anos preciosos de suas vidas estudando com afinco, esta é com certeza uma das profissões mais bonitas e ao mesmo tempo que mais exigem do profissional, seja em conhecimento, habilidade, dedicação e também em recursos humanos emocionais e psicológicos.

Profissão Médico

O Conceito de Medicina

A palavra medicina tem sua origem na expressão em latim “ars medicina” que significa “arte da cura”. Essa tradução por si já dá o conceito de medicina, ou seja uma área do conhecimento humano que está ligada a restauração e a manutenção da saúde dos indivíduos, trabalhando no sentido amplo na prevenção de doenças e na cura das doenças que afetam o homem. No conceito tradicional a medicina abrange as abordagens, práticas e conhecimentos que aplicados de forma individual ou combinada aos indivíduos ou mesmo a coletividade para prevenir, diagnosticar ou tratar doenças, visando ainda a manutenção do bem estar do paciente, uma vez que a Organização Mundial de Saúde definiu que saúde não é somente a ausência de doenças, mas sim um conjunto de fatores que garantem o bem estar físico, psicológico, mental e social, passando a ver o individuo como um ser integral, e estabelecendo a partir daí, novos paradigmas de abordagem na área médica, ampliando também a sua área de atuação.

Seguro

A Ciência Médica

De forma restrita podemos afirmar que a medicina busca a saúde humana através de estudos, de diagnósticos e de tratamentos, aliviando o sofrimento do paciente e buscando manter seu bem-estar integral. A medicina de forma geral abrange a clinica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e a saúde pública, que englobam em sí as demais especialidades médicas.

Erro

Formação Médica

A formação acadêmica de medicina tem duração total de 8 anos, constituindo-se de 6 anos de curso e 2 anos de residência médica. Este período se divide em diversas etapas, sendo que nos primeiros dois anos os alunos estudam a anatomia, a fisiologia, a histologia e a bioquímica, sendo a pratica realizada com estudo em cadáveres e em laboratórios. Os dois anos seguintes, os alunos já passam a manter contatos com pacientes em hospitais, direcionando seus estudos nas patologias, epidemiologia e em aulas direcionadas a preparação e aprendizagem de clinica e cirurgia.

Imagem

Já no quinto e sexto ano os estudantes passam por um período eminentemente prático, internados em hospitais onde dão plantões e acompanham atendimentos emergenciais, ambulatoriais e de emergência, sempre supervisionados por um médico. Depois de formados então vem o período de residência médica, onde eles fazem a especialização médica, que pode durar de 2 até 5 anos, dependendo da especialização escolhida. Com certeza a medicina é uma profissão muito especial, que exige muito mais do que conhecimento e inteligencia dos profissionais, exige uma dedicação muitas vezes exclusiva. Medicina para muitos é mais do que profissão, passa a ser um ministério, pessoas que percebem o poder e o dom de cuidar da vida e da morte de outros seres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *