Integração de Deficientes

Conheça Iniciativas Que Visam Facilitar o Acesso de Deficientes ao Mercado de Trabalho

Hoje a legislação brasileira garante o acesso a faculdade e ao mercado de trabalho a portadores de deficiência. No entanto, tomar essas atitudes isoladamente está bem longe de ser a solução ideal. Forçar a entrada de deficientes pode sim dar uma oportunidade de trabalho e estudo, mas o ideal é oferecer condições de igualdade para que eles possam concorrer normalmente à vaga, pois competência e talento são atributos que todos podem ter. Algumas instituições e entidades, visando melhorar esse quadro oferecem cursos profissionalizantes para portadores de deficiência, com o objetivo de torná-los aptos a ingressar em uma empresa. Assim, estimulam o direito destas pessoas a exercer plenamente sua cidadania.

Integração de Deficientes

As Medidas Legislativas de Integração São Sim Importantes

Para dar oportunidades, mas deveriam ser acompanhadas de um esforço coletivo para efetivamente possibilitar o livre acesso ao estudo e emprego. Não são os portadores de deficiência que não estão preparados para ingressar no mercado de trabalho – são as empresas e pessoas que não estão preparadas para lidar com a integração. Um preparo para que as pessoas possam trabalhar colaborativamente é necessário. A comunicação é importante, é hoje os brasileiros não conseguem se comunicar de maneira satisfatória.

Educação

A introdução de Libras (linguagem brasileira de sinais) no ensino público e privado como matéria obrigatória, por exemplo, poderia abrir caminho para que as pessoas pudessem conhecer outras pessoas, com necessidades e perspectivas diferentes. Isso com certeza iria enriquecer o aprendizado do aluno. A Associação Brasileira de Pessoas com Deficiência (ABPcD), com o intuito de provar que um deficiente pode sim participar ativamente da rotina de uma empresa, promove cursos profissionalizantes.

Especiais

O Curso

O conteúdo do curso é dividido no conteúdo a ser aprendido, e em desenvolvimento comportamental. O objetivo desta etapa do curso é desenvolver as habilidades de convívio social em uma empresa, além de ética no trabalho – como muitos dos alunos nunca tiveram a oportunidade de trabalhar, esses são assuntos completamente novos. Para ingressar no curso, ao aluno passa por uma avaliação para descobrir qual o seu perfil profissional. Com um treinamento mais focado, é mais fácil inseri-los em uma empresa.

Imagem

Mercado de Trabalho

Assim que começam a trabalhar, são logo reconhecidos pelo grande talento que demonstram na execução de suas tarefas. Às vezes, é necessário adaptar a rotina de trabalho, mas isto não representa um problema. Munidos com as ferramentas corretas, podem desempenhar a tarefa normalmente. Por exemplo, existe um programa para facilitar a programação de computadores para deficientes visuais. O programa lê a tela do computador, tornando o trabalho possível. A oportunidade é necessária sim, mas o mais importante, é o preparo das pessoas para absorvê-las no dia a dia das empresas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *