Linha de Pesquisa
Uma nova linha de pesquisa direcionada para nutrição, desenvolveu a hipótese de que os alimentos, podem servir para tratamento de algumas doenças como remédios, levando-se em conta a genética de cada pessoa.
Relação Alimento e DNA
Esses novos estudos científicos que relacionam a alimentação com o DNA de cada indivíduo,os cientistas tem a esperança de no futuro, conseguirem com a prescrição de uma dieta adequada, proporcionar a cura de alguns tipos de doenças. Pesquisadores de todas as partes do mundo, estão estudando com afinco, para encontrar uma relação entre o efeitos alimentares com a genética do indivíduo. O interesse, vai muito além de encontrar a dieta ideal, do ponto de vista estético,para que as pessoas consigam emagrecer,mas principalmente, tem como principal objetivo aproveitar o potencial dos nutrientes, para prevenir certos tipos de enfermidades, até mesmo conseguir curar, doenças mais graves como câncer e diabetes.
Nutrição na Medida Certa
Os cientistas veem com otimismo, o que chamam de nutrição sob medida, apesar dos estudos ainda estarem iniciando, os resultados já verificados revelam que a Vitamania A ou a Vitamina D e o Ômega 3, são eficazes no tratamento para algumas pessoas, enquanto que em outras não surtem o efeito desejado. Isso ocorre na opinião dos pesquisadores, pela influência do DNA. Outra conclusão dos estudiosos, é que é preciso orientar a população que tenham cuidado, para aqueles que tem o hábito de comprarem suplementos alimentares, sem recomendação de um especialistas, que são vendisos em supermercados ou farmácias. De acordo com a comunidade científica, as doses de nutrientes não devem servir como suplemento para todos, pois no caso dos brasileiros, por exemplo, eles consomem produtos que foram feitos baseados nas necessidades de europeus e americanos.
Alimento Como Medicação
Alguns cientistas avaliam que cada perfil de DNA,responde a um tipo específico de nutrientes, de sais minerais e vitaminas, que conseguem modificar os genes das pessoas que os consomem. Nas pesquisas realizadas com ômega 3, já foi verificado que com a suplementação individualizada, oe genes podem ser moldados, e com o passar do tempo,pode-se tentar conseguir a melhor resposta da pessoa aos procedimentos terapêuticos ou às medicações.
Alterações Genéticas
Nos Estados Unidos, O centro de Nutrigenômica, vem se dedicando a identificar mudanças dos gens provocadas pelos alimentos, tanto para o bem-estar, quanto para o mal-estar do indivíduo. Os dois pontos do estudo revelam de um lado, a tentativa de mostrar que uma alimentação gordurosa, pode deixar o corpo mais susceptível a complicações de saúde, por outro lado, os pesquisadores estão tentando comprovar que uma dieta equilibrada e saudável, pode prevenir através dos genes o surgimento de doenças.
Genes Identificados
Com os avanços da medicina, foi possível detectar, o mecanisno de ação dos nutrientes em paralelo com as pesquisas, que já identificaram os genes causadores de algumas enfermidades como, anemia, diabetes, infarto e Mal de Parkinson, entre outros. Para os cientistas isso significa que, futuramente a ciencia médica,poderá ser capaz através do mapa genético do indivíduo, informá-lo sobre que tipo de enfermidades ele deve se preocupar. Outra previsão ainda mais otimista, é aquela onde será possível elaborar um cardápio adequado, para que as doenças não possam se manifestar.
Salete Dias