Acessibilidade de Deficientes aos Computadores

Recursos Disponíveis

Vários recursos tecnológicos estão disponiveis para tornarem possível o acesso de portadores de necessidades especiais aos computadores, promovendo sua inclusão digital. Entre eles destacam-se: Equipamentos de entrada e saída (Braille e síntese de voz), Ponteiras de cabeça, mouse ocular, teclados alternativos ou ampliados, acionadores de comando,softwares para reconhecimento de voz, entre outros.

Softwares

O Motrix é um software criado para promover o acesso de indivíduos portadores de tetraplegia e distrofia muscular, que possuem grave deficiência motora. O sistema é acionado pelo comando de voz da pessoa, através de um microfone, que torna possível ao usuário escrever, ler ou comunicar-se.

Acesso

O programa Motrix foi desenvolvido pela UFRJ(Universidade Federal do Rio de Janeiro), que ganhou o prêmio Master de Tecnologia e Ciência no ano de 2002, pelo benefício que trouxe a centenas de deficientes.

Dosvox

O sistema operacional Dosvox permite o acesso de deficientes visuais à internet. O sistema que foi desenvolvido pelo NCE/UFRJ Núcleo de computação Eletrônica, faz com que eles se comuniquem pela síntese de voz em português ou outros idiomas. O equipamento é compatível com a maioria de sintetizadores já existentes, o que permite sua utilização em sistemas de vozes parecidas com as falas humanas.

Braille Fácil

O Braille Fácil torna possível a impressão de textos em braille, que podem ser feitos diretamente no equipamento ou importado de um editor de textos. A digitação de artigos especiais, como codificações musicais ou matemáticas, é feita com um simulador de teclado, que permite a entrada de códigos em braille no texto que esta sendo digitado.

Textos

O equipamento ainda agiliza muito a introdução de elementos para retoques de detalhes, sendo possível a criação de desenhos táteis a partir de um editor gráfico simples.

Mouse Ocular

O Mouse ocular foi desenvolvido para permitir o acesso aos computadores, de pessoas com tetraplegia. Sua tecnologia associa o conhecimento fisiológico do globo ocular e da caracterização dos movimentos pelos sinais elétricos que são captados pelos eletrodos de ECG.

Movimentos

Os sinais são ampliados e filtrados, para que seja possível eles codificarem por meio digital, e processar o reconhecimento de seu padrão de movimentação,sendo logo após a codificação do globo ocular enviada por uma interface para um computador pessoal.

Teclado Ampliado

O Teclado Ampliado foi desenvolvido para indivíduos com pouca capacidade visual. O tamanho é de um teclado comum, porém as teclas, possuem letras quase quatrocentas vêzes maiores que os tradicionais. Outro diferencial é um contraste maior entre as cores das letras e as das teclas, permitindo maior facilidade ao usuário.

Acionadores

São equipamentos utilizados para comandar outros computadores, que consistem numa espécie de chave de contato, que fica geralmente aberta parecido com uma campanhia.Eles ajudam às pessoas com mobilidade reduzida a acessar computadores, pois podem os equipamentos serem acionados à distância, fazendo com que o esforço do deficiente seja mínimo.

Monitores com Tela de Toque

Os Monitores com Toque de Tela, foram desenvolvidos para pessoas com limitação motora.Os toques podem ser feitos com ponteiras ou pelos próprios dedos do usuário. Os monitores são de LCD, conectados por um cabo de monitor usual ao computador, e o controle do toque é feito por entrada Ps2 ou USB.

Impressoras

A impressoras disponíveis apresentam um avançado sistema para imprimir textos. Algumas delas imprimem nos dois lados do papel, por um sistema denominado de interponto. As configurações são comandadas por sintetizadores de vozes, permitindo aos deficientes visuais utilizarem o equipamento.

Esses são apenas alguns recursos disponíveis entre tantos,que fazem com que o portador de necessidades especiais possam ser inluídos na era digital.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *