Comunicação Suplementar e Alternativa

Definição

A chamada Comunicação Suplementar e Alternativa, conhecida pelas siglas CAA ou CSA, pode ser definida como a utilização de elementos em geral eletrônicos, que possam proporcionar à comunicação eficiente em sua expressão, de indivíduos portadores de déficits ou limitações na fala. Como exemplos de CSA estão as pranchas de comunicação com os símbolos PCS ou também chamado Bliss, além de softwares com vocalizadores que foram criados par atenderem à demanda desse tipo de população.

Corporativo

Como Funciona

A CSA permite que os indivíduos com dificuldades de se comunicarem verbalmente ou pela escrita, consigam interagir com os outros. O público-alvo dessa tecnologia, são adultos e crianças com paralisia cerebral, deficientes intelectuais e auditivos, além de portadores de autismo ou outras múltiplas deficiências, que se beneficiam usando os recursos suplementares como as imagens, para expressarem seus sentimentos e necessidades. Uma das formas mais simples desse tipo de relação, são os símbolos de comunicação pictórica conhecidos pela sigla PCS, que é uma simbologia de fácil identificação, apresentando os símbolos divididos em seis categorias de palavras, como exemplos: Pessoas, verbos. social, substantivos, descritivo, podendo ser combinados com fotos ou figuras, realizando assim mensagens mais individualizadas.Eles estão disponiveis para os deficientes em pranchas,softwares e livros.

Exemplos de Recursos de CSA

Banco de Dados Gráficos e Softwares

O Boardmaker é um banco de dados gráfico, disponivel em vários idiomas, incluindo o português. O Software Speaking é capaz de transformar o computador em um eficiente recurso de comunicação, já que seu programa trabalha associado ao boardmaker, o que facilita a criação de varias atividades interativas de comunicação. O Sicam 8 é um sistema integrado de ajuda de comunicação baseado no Windows Xp, sendo portátil e leve, podendo ser transportado até em uma cadeira de rodas. Ele integra a comunicação através da fala, gravada ou sintetizada, e pela escrita de símbolos ou textos completos.

CSS

Publicações

O PCS Combination Book conhecido como Combo, é um livro com mais de tres mil símbolos, impressos e apresentados, sem nenhuma escrita, para que seja possível ao usuário fazer de forma prática o uso correto.O Guia dos Símbolos de Comunicação Pictórica, apresenta sessenta páginas direcionadas aos indivíduos que estão começando a comunicação suplementar alternativa e precisam de informações de como utilizar a simbologia dos PCS.

Colete de Comunicação

O Colete de Comunicação ou ColeClik é confeccionado por um tecido leve, permitindo a fixação dos símbolos atraves do velcro, transformando-se num instrumento de comunicação móvel, auxiliando na interação do deficiente com outras pessoas.

Comunicação Suplementar e Alternativa

Vocalizadores

Os Vocalizadores são recursos eletrônicos de reprodução de voz e gravação, criados para auxilarem a comunicação dos deficientes. O instrumento permite que o usuário expresse seu sentimentos através de mensagens que são pré-gravadas, acessadas por teclas,onde são colocadas fotos, figuras , símbolos ou palavras equivalentes ao conteúdo que foi gravado.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *