Benefícios da Ioga Para Crianças Hiperativas

Técnica Adaptada

De acordo com especialistas, os exercicios feitos pela técnica da Ioga, que auxiliam na respiração e postura corporal, podem contribuir para melhorar a coordenação motora, além de acalmar e controlar a ansiedade em crianças hiperativas. A prática da atividade deve ser adaptada à faixa etária do jovem. Nos adultos, o método esta ligado não só ao condicionamento físico, como também a ligação da mente e do corpo do indivíduo, promovemdo também relaxamento e autoconhecimento, necessários à manutenção do equilíbrio emocional.

Benefícios da Ioga Para Crianças Hiperativas

Desenvolvimento dá Autoconfiança

De acordo com professores especializados em Ioga, nas crianças, a prática da atividade consegue desenvolver a autoconfiança, contribuindo para o equilíbrio físico e emocional, podendo ser verificado por exemplo, no aumento da concentração e do desempenho na escola. No período de provas, que costumam gerar grande ansiedade, algumas crianças utilizam os exercícios respiratórios, ensinados nas aulas de ioga, que ajudam a controlar o nervosismo. Os exercícios de frequência respiratória, e postura corporal, ajudam a reduzir o estresse no ambiente escolar, aumentando a concentração do aluno. Além disso, um estudo recente sobre a técnica de Ioga, revelou que ela pode ser usada para o ensino de disciplinas como história, matemática e inglês, relaxando os estudantes, e auxiliando no processo de aprendizagem.

Cursos

Adaptação Para a Faixa Etária

Para praticar Ioga as crianças a partir de quatro anos, já estão aptas a realizarem a atividade, porém segundo os especialistas, é necessário a aplicação de um método específico para cada idade ,para que os exercícios não sejam somente um tipo de recreação, já que as crianças muito pequenas não aguentam ficar por muito tempo em uma única posição. Para solucionar esse problema, os instrutores devem motivá-las, incentivando-as com um aula bem dinâmica, para que os benefícios possam ser bem aproveitados. Para essa idade, o ideal é que as aulas sejam voltadas para o lúdico, com a mistura de brincadeiras, atividades artísticas, músicas e contação de histórias. Já os que estão na faixa de dez anos e adoram desafios, podem ser introduzidos jogos grupais e posturas de equilíbrio mais complexas. Os especialistas, afirmam que a ioga infantil auxilia muito às crianças hiperativas a desenvolverem a percepção, e principalmente o controle de seu estilo acelerado.

Aulas

Resultados da Prática nas Crianças

De acordo com profissionais especializados, além da concentração, a ioga também contribui para um estilo de vida saudável para as crianças portadoras de hiperatividade, logo nos primeiros anos de vida. O método melhora o estado geral do organismo infantil, inclusive auxiliando no funcionamento do sistema imunológico. Esse movimentos posturais milenares que foram criados na Índia, e são praticados desde o século passado no continente Europeu, funcionam como uma massagem nos orgãos internos, ajudando a estimular o estômago, combatendo a má digestão, constipação intestinal, além de normalizar a absorção dos nutrientes. Segundo os especialistas, até a visão melhora com exercícios específicos de visão e foco, tornando-a mais saudável. Também a respiração correta e ritmada pelo nariz, produz reflexos neurológicos e no humor, que induz a criança a criar uma autoimagem equilibrada e positiva. Há ainda uma melhora corporal, pela adoção de uma postura correta, que poderá evitar no futuro problemas de coluna, além de manter as vias aéreas sempre em bom funcionamento.Com a ioga, as crianças aprendem a lidar melhor com seu corpo, sem fazerem atividades de impacto ou esforços excessivos, com tranquilidade e segurança, trazendo benefícios não só para elas, como para toda a família, já que os jovens costumam ensinar aos pais o que aprenderam durante a prática dessa técnica que vem cada vez mais atraindo adeptos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *