Como É a Dor De Cabeça De Tumor Cerebral?

Tumor Cerebral, O Que É?

O tumor cerebral nada mais é do que uma multiplicação anormal de células cerebrais, que irá se transformar em uma massa celular dentro do crânio. Essa massa que se originou pode ser de dois tipos: benigno ou maligno. É importante ressaltar que, os tumores cerebrais nem sempre se originam no cérebro, em alguns casos o aparecimento desse tipo de tumor pode ter sido proveniente de uma metástase, ou seja, quando um tumor se origina em um local específico do corpo e depois de algum tempo invade vasos sanguíneos, podendo se espalhar para outras partes.

Os tumores benignos: Células multiplicam-se de maneira mais lenta, assemelham-se a um tecido normal e, na maioria dos diagnósticos, o tumor é de caráter tratável, podendo ser removido através de cirurgia e tratamento adequado para o tipo de caso.

Os tumores malignos: Células multiplicam-se de maneira muito rápida e possuem a capacidade de invadir estruturas próximas (ex: vasos sanguíneos) ao local de origem. Geralmente a cura nesse tipo de tumor vai depender muito do diagnóstico precoce e da escolha do tratamento a ser usado. Somente nessa categoria que se encaixa o termo: câncer cerebral.

Quais os principais sinais de tumor no cérebro ou tumor cerebral?

Os tumores cerebrais possuem várias formas de apresentar sinais, listamos abaixo um resumo de como isso pode acontecer em nosso corpo:

Tumor Cerebral

Tumor Cerebral

– Como sabemos, o nosso cérebro é vital para manter o desempenho normal de todas as nossas funções corporais. Entretanto, quando ocorre uma invasão cerebral causada pela presença do tumor, isso pode danificar locais onde deveriam conter apenas neurônios sadios, ocasionando em algum dano funcional ao nosso corpo.

– O tumor também pode causar uma compressão de alguma estrutura próxima. Ocorre que, o nosso crânio não possui capacidade de se expandir para abrigar mais massa em seu interior, sendo assim, com o aumento da pressão, o cérebro passa a ser “espremido” contra a parede craniana, podendo levar a sérios danos cerebrais.

Quando falamos em tumor cerebral, são muitos os tipos de manifestações clínicas possíveis, mas basicamente se restringem aos fatores relacionados a velocidade de crescimento e local de origem dentro do cérebro.

Aqui nesse texto nós iremos tratar apenas os principais sintomas que são relatados pela comunidade médica, sejam em casos de tumores cerebrais benignos ou malignos.

Quais Os Principais Sintomas De Tumor No Cérebro Ou Tumor Cerebral?

Dor de cabeça em tumor cerebral: Também chamada de cefaléia, a dor de cabeça é um sintoma comum em pacientes diagnosticados com tumor cerebral, onde metade desses pacientes relatam ser o pior sintoma.

As dores de cabeça geralmente são constantes e perduram por um tempo. Ao contrário do que todos acham, em alguns casos não costumam  ser de intensidade alta, podendo passar despercebida como a dor de uma simples enxaqueca. Esse tipo de dor pode agir de maneira pulsante. Uma dor de cabeça mais intensa geralmente ocorre quando o tumor está causando grande pressão dentro do crânio, ou quando há algum dano nas meninges (membranas que revestem o nosso cérebro), causando uma meningite tumoral.

Atualmente sabemos que mais de 95% das pessoas que reclamam de dores na cabeça, não apresentam nenhum problema relacionado a um tumor cerebral. Isso não exclui a possibilidade de um tumor, então o mais recomendado é procurar um médico, em casos onde a dor é algo recorrente.

Existem alguns sintomas característicos que não servem como regra na associação com o tumor cerebral mas, estão geralmente relacionadas com o problema. Abaixo listamos algumas delas:

– Náuseas e vômitos (cerca de 40% dos pacientes com tumor)

– Alterações no padrão ou intensidade da dor que o indivíduo está apresentando

– A dor de cabeça surge quando a pessoa se locomove, realiza movimentos cotidianos, ou manobras corporais que aumentam a pressão intratorácica (ex: tossir; espirrar)

– Dor de cabeça localizada em uma região específica do crânio

– Dor de cabeça que são de uma intensidade tão forte, que podem fazer com que o indivíduo desperte no meio do sono.

Mulher Com Tumor No Cérebro

Mulher Com Tumor No Cérebro

Dentre os possíveis sintomas que citamos acima, o principal fator que deve-se observar é que a cefaléia do tumor cerebral quase sempre está atrelada a outros sintomas bem aparentes, a exemplo podemos citar um dos sintomas neurológicos, que é a convulsão. Estudos sugerem que apenas 15% dos pacientes com tumor cerebral apresentam dor de cabeça como o único sintoma, observa-se que a maior parte deles desenvolve sintomas aparentes dentro de poucos meses.

Convulsões em tumor cerebral: As convulsões são relatadas como um dos sintomas mais comuns em pacientes diagnóstico com gliomas (tipo de tumor cerebral) e metástases cerebrais. Os  pacientes que não apresentam um quadro de convulsão, com o avanço da doença pode passar a apresentar esse sintoma. Estima-se que 60% dos pacientes com tumor cerebral irão apresentar algum caso de convulsão no decorrer da enfermidade.

A convulsão é causada por um funcionamento incorreto dos neurônios, causando descargas elétricas em regiões erradas dentro do cérebro, levando o corpo a reagir com movimentos involuntários, perda de consciência e/ou perda de alguma função sensorial. Esse tipo de sintoma pode ser o primeiro a surgir e é mais comum nas formas mais brandas da doença, assim como nos tumores de menores tamanhos.

Desmaios ou Síncopes em tumor cerebral: Devido ao aumento da pressão dentro do crânio, isso pode ocasionar em um bloqueio temporário do transporte de sangue no cérebro, levando o indivíduo à perda da consciência. Os pacientes que apresentam esse quadro, são geralmente  os mais suscetíveis a sofrerem recorrentemente desse sintoma. Quando ocorrem esforços físicos que aumentam ainda mais essa pressão craniana (ex: tosse; espirro; vômito), o problema pode se agravar.

Alterações sensoriais, comportamentais e perda de memória: A variação de alguma função cognitiva pode estar associada ao tumor cerebral, assim como a perda de memória e alterações de humor ou comportamento. A maior parte dos problemas cognitivos são relatadas como de maneira leve, onde os pacientes reclamam basicamente de ter pouca disposição, o cansaço é frequente e a vontade de dormir também. As falhas de memória são relatadas como leves e costumam estar associadas a memórias recentes, não as de longo prazo (ex: memórias da infância).

Problemas neurológicos em tumor cerebral: Os problema causados por esse tipo de sintoma vão depender muito da região onde o cérebro foi afetada. Sendo assim, o paciente pode apresentar os sintomas neurológicos focais, sendo mais específicos (ex: perda da fala e/ou audição), barulho no ouvido, perda de tônus muscular, perda de coordenação motora, alterações visuais, dentre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *