Dieta Para Atrofia Glandular Leve

A atrofia glandular leve pode ser conhecida também como gastrite. No caso da atrofia glandular leve podemos chamar de gastrite quando ainda é aguda, e não cronica. A diferença dessas duas está entre o tempo desde o início dos sintomas, sem necessariamente ter uma correlação com a possibilidade de cura. Para se confirmar que está com a atrofia glandular é preciso fazer diversos exames clínicos, radiológicos ou mesmo endoscópicos, mas algumas vezes quando é dito nesses exames que há a gastrite, ela pode não estar realmente presente, para a identificar é preciso um exame  microscópico. Os sintomas incluem náuseas, vômito, hemorragia, dor, mal-estar, esses sintomas surgem após ingerir alimentos que o individuo possui sensibilidade aumentada, quando come-se muito rapidamente, quando come durante ou após emoções fortes, ou quando se está muito cansado. O uso de álcool em excesso, assim como uso de tabaco, e alimentos condimentados muito fortes podem causar crises de gastrite.

Para se evitar que tenha essa doença, ou para viver bem com ela é necessário alem do uso de medicações essas prescritas por um medico especializado, manter uma dieta regrada.

Existem alimentos que estão terminantemente proibidos, são os alimentos gordurosos e frituras em geral, uma boa solução é o uso de air fryer, que frita os alimentos sem óleo, ou substituir a fritura por assados, a maioria dos alimentos que fritamos podem ser assados sem perder o sabor. As frutas demasiadas ácidas como laranja, abacaxi, limão, morango, pêssego, cereja, kiwi também não são permitidas, nesse caso não há substitutos parecidos, o que podem substituir são outras frutas. Os temperos muito fortes como vinagre, pimenta, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro, picles, esses produtos até podem ser incluídos vez ou outra em uma pequena quantidade, mas no dia a dia estão proibidos.

 Doces concentrados como as goiabadas, marmeladas, o doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, e as compotas também não caem bem no estomago de quem possui atrofia glandular, podendo levar a crises. As  Frutas secas e as cristalizadas, assim como as frutas oleaginosas como as nozes, coco, amêndoa, castanha de caju e do pará, amendoim, pistache também não sao permitidas. As bebidas alcoólicas gasosas, o Feijão e outras leguminosas assim como Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, rabanete, O café, chá preto, mate e chocolate e as carnes mais fortes como linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva todos são proibidos, o que todos esses alimentos tem em comum é em como eles são “fortes” e “pesam” no estomago, os alimentos mais recomendados são aqueles que tem característica mais leves. Abaixo uma dieta simples de se seguir com alimentos permitidos:

Café da manhã: no café da manhã pode-se comer queijo fresco, ricota, leite, as frutas em geral exceto as mencionadas anteriormente, pães brancos, bolachas de água e sal, chá de camomila, de erva-doce, erva-cidreira entre outros chás. Pode ser uma fatia de queijo fresco, uma fruta como por exemplo mamão, um copo de leite. Num outro dia um pão com chá.

Entre café e o almoço: nesse meio tempo pode-se comer uma fruta, tomar um chá. Como por exemplo maça, banana, pera.

Almoço: o almoço é permitido arroz branco, macarrão simples sem molho, batata, mandioca, mandioquinha cozidos, ovos cozidos, poche ou ovos quentes, carnes magras em geral que podem ser desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas, feitas de várias formas. Arroz com filé de frango grelhado e um ovo cozido. Carne cozida com batata ou mandioca.

Café da tarde: O café da tarde pode se tomar leite, comer uma fruta ou um pão, ricota e queijo fresco, algumas variações são as tapiocas. Pão e uma xícara de chá. Leite e uma fruta.

Jantar: Sopas magras, ou algo parecido com o almoço mas não muito pesado. Sopa de batata, sopa de macarrão. Se for comer arroz, um filé grelhado combina muito bem.

Lanche da noite: Pode-se comer uma fruta ou tomar um chá para dormir. Chá de camomila é ótimo para acalmar antes de dormir.

É importante nunca passar mais de três horas sem comer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *