Contratura Muscular Posterior da Coxa

As lesões musculares na porção posterior da coxa geralmente ocorrem com uma maior frequência em atletas, principalmente com aqueles que praticam esportes em que esse grupo muscular é bastante requisitado, como corridas, no caso dos atletas que praticam atletismo, saltos e até mesmo esportes coletivos, como jogos de futebol e jogos de basquete também, por exemplo.

Os músculos da porção posterior da coxa também podem ser chamados de músculos isquiotibiais e eles são divididos em três, que são o bíceps femoral, o semitendíneo e o semimembranoso. Suas funções principais são a de extensão da perna para trás e também a flexão de joelho. Na maioria das vezes a contratura ocorre devido a uma série de fatores, sendo que a principal causa geralmente é devido a sobrecarga que se põe sobre o grupo muscular. Isso gera o acúmulo excessivo de ácido lático nas fibras musculares, gerando então a contratura.

Os sinais de contratura geralmente são a dor, a incapacidade de extensão do músculo e até mesmo um inchaço, ou edema, que pode surgir em algumas partes do músculo. Um sinal de agravamento é a formação de fibrose no meio das fibras musculares, o que pode gerar sequelas, como a incapacidade de movimentação normal do músculo.

Para tratar a contratura muscular, é de suma importância ter em mente que o tratamento deve ser realizado de maneira integral, corretamente e, de preferência, sem interrupção, uma vez que certos equívocos podem gerar piora do quadro e um prolongamento maior da incapacidade de movimento produzida pela lesão.

Ao contrário da maioria das lesões musculares, parar o tratamento da contratura, deve-se aplicar bolsas de água quente e os banhos também devem ser quentes, com a colocação do jato de água diretamente sobre a região da coxa afetada pela contratura muscular. As massagens com o uso de óleos próprios para massagem também auxiliam em muito na redução da contratura e devem ser feitas sempre aplicando uma leve pressão sobre o músculo e deslizando os dedos no sentido das fibras musculares, de modo que elas se “soltem”, reduzindo a contratura.

O auxílio e a orientação de um médico e de um fisioterapeuta são de suma importância no tratamento das contraturas musculares e, no caso de elas ocorrerem de maneira rotineira, o médico deve ser sempre consultado para a realização de avaliações que explique o porquê da frequência desse tipo de lesão e também para uma melhor orientação sobre como evitar esse tipo de problema.

Além disso, o uso de certas medicações também pode ser sugerido pelo médico. É importante não realizar a automedicação ou então seguir orientações de pessoas que não sejam profissionais da saúde ou, no caso de contraturas graves, o ideal é a procura de um especialista que indicará os melhores analgésicos, na tentativa de amenizar a dor e os melhores relaxantes musculares, na tentativa de redução da contratura.

Alguns sinais de melhora são o retorno da capacidade de movimentação normal do músculo, bem como a diminuição da dor e uma maior maleabilidade ao músculo. Para evitar as contraturas musculares, é indicada a realização de alongamentos dos músculos antes e depois dos exercícios físicos de alta intensidade ou que exigirão muita energia do músculo, como as corridas e alguns esportes já citados anteriormente. A realização de movimentos de maneira correta também evita não só a contratura, mas também outros tipos de lesões musculares mais graves.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *