O Que Fazer Para Aliviar a Sensação De Bexiga Cheia

Algumas partes de nosso corpo são mais conhecidas do que outras. Algumas são totalmente importantes pois fazem funções básicas do nosso cotidiano e como nós sentimos elas, acabam sendo essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Alguns órgãos internos não temos muita consciência sobre, sendo difícil quando se trata de saber o que está doendo realmente. Sabemos que em nossas vidas, a saúde nem sempre está em primeiro lugar o que é bem complicado quando não cuidamos dela e algumas complicações podem ir aparecendo.

Nosso corpo é formado por sistemas, cada um deles compostos por órgãos que ao unidos conseguem exercem uma certa atividade no nosso organismo. O problema disso é que quando um órgão fica com algum problema, na maioria das vezes acaba atingindo o restante do

Sistema Urinário

Um dos sistemas mais importantes para o nosso organismo, pois ajuda na excreção de sais minerais produzidos em excesso. Sua formação é composta por órgãos que ajudam a controlar não só na excreção, mas também no controle de líquido no nosso corpo. A eliminação dessas substâncias ajudam as células a realizarem o processo metabólico com maior facilidade.

As substâncias normalmente são nitrogenadas e a principal excreção é ureia. Esse sistema é formado pela uretra, bexiga urinária, ureteres e rins. Todos eles ficam localizado na região abdominal, na parte posterior encontra-se o rim que é responsável pela produção da urina. É um órgão pequeno, com o formato de um feijão, possuindo medula, córtex e medula.

Possuímos dois rins em pleno funcionamento, os quais partem de cada um ureter, que são tubos que transportam a urina até a bexiga, a qual armazena a urina até a mesma ser eliminada. Um adulto consegue acumular bastante urina, mas normalmente chegando a metade alguns estímulos próprios já fazem a pessoa querer ir ao banheiro eliminá-la.

Sistema Urinário

Sistema Urinário

Depois que sai da bexiga, a urina percorre um caminho longo até a uretra. Há diferenciações entre a uretra do homem e da mulher devido ao tamanho do canal, sendo que a masculina é maior por passar por dentro do pênis e com isso as infecções na maioria das vezes acontecem nas mulheres por esse maior contato entre a região. Outra diferença é que na mulher a uretra é somente um canal urinário, enquanto no homem é também o mesmo canal genital.

Bexiga Urinária

Um órgão totalmente muscular, que armazena a urina de forma exemplar. É totalmente elástico e chega a possuir espaço para 700 a 800 ml dependendo do adulto. Está localizada bem abaixo do abdômen, logo na frente do canal reto para os homens e na frente da vagina da mulher. É oco, totalmente muscular e elástico, possui quatro partes divididas, o colo, o posterior chamado de fundo, o corpo e o ápice que fica na parte anterior.

Na parte interior há músculo de contração involuntária, e outro externamente que permite segurar a urina em momentos inapropriados. Esse músculo voluntário é controlado pelo sistema nervoso autônomo parassimpático. A bexiga possui três camadas, sendo uma camada mucosa no interior, que ao se apresentar vazia, encontra-se rugas, depois uma camada muscular, formada por fibras e por último uma camada serosa cobrindo a parte externa.

Dor Na Bexiga

Quando sentimos alguma dor já ficamos apavorados, ainda mais quando não sabemos a origem. Quando a bexiga dói sabemos que pode ser coisas simples como segurar a urina por muito tempo, mas também pode se tratar de infecções e outras doenças, ou até mesmo uma gravidez.

Dor Na Bexiga

Dor Na Bexiga

Normalmente é uma infecção urinária. Pode ser algum problema de cisto ou cálculos, ou ainda inflamações no útero ou no intestino. Por isso é importante que haja uma observação em outros sintomas para que o diagnóstico seja completo, podendo ser sangue na urina, febre, corrimento ou dor para urinar. Somente um médico especialista consegue dar certeza para o que é, para isso consulta um ginecologista (para mulheres) ou um urologista ( para homens).

A primeira doença é a infecção urinária, que pode afetar somente a bexiga quando mais simples, ou pode chegar até ao rim dependendo da gravidade. Com sintomas do tipo dor para urinar, muita vontade de urinar, febre baixa e outros. Sendo necessário a visita ao pronto socorro o mais rápido possível. O tratamento mais comum é o uai de antibióticos, além de ser necessário beber bastante água.

Outra doença é a síndrome da bexiga, podendo ser chamada de cistite intersticial, sendo uma inflamação ou irritação na parede da bexiga, possuindo sintomas muito parecidos que podem até serem confundidos.

Há outras doenças como bexiga neurogênica, simples inflamações, pedras nos rins ou em decorrência ao estar grávida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *