Fratura por Impacto em Mulheres

Traumas de Baixa Intensidade

Fratura por Impacto em Mulheres

Fratura por Impacto em Mulheres

Profissionais especializados em ortopedia revelam que a fratura por estresse, decorrente de traumas de baixa intensidade na mesma região do corpo, acomete cerca de 25 por cento das mulheres esportistas, sendo um dos principais problemas que elas enfrentam.

Tríade da Mulher Atleta

A combinação de distúrbio alimentares e alterações menstruais, que afetam a estrutura óssea é conhecida com tríade da mulher atleta, e é causada por um trauma forte e brusco, comprometendo o osso de forma lenta e gradual, diferente da fratura causada por impacto, que é provocado por traumas de baixa intensidade várias vezes em uma mesma área do corpo da mulher, sendo que a tíbia é o osso que sofre mais lesões.

Elasticidade dos Ossos

Pressão

Pressão

O osso humano apresenta elasticidade, no entanto essa propriedade é reduzida gradualmente com o passar do tempo. Quando ele sofre alguma pressão, ele cede,havendo um limite, que ele suporta sem apresentar deformidade. Porém se ele for ultrapassado, o osso não retorna ao formato original, ocasionando a chamada deformação plástica. Quando a pressão é muito grande em virtude da carga utilizada, intensidade do treino e condicionamento físico da pessoa pode ocorrer ruptura óssea.

Causas das Fraturas por Estresse

As fraturas por impacto ou por estresse é provocada por uma pressão, sobre um pequeno espaço entre os ossos da pessoa. Os esportistas que fazem esforços repetidos, são mais susceptíveis a esse tipo de lesão, que acomete mais os membros inferiores, e os superiores com menos frequência. Especialistas orientam que, para prevenção desse tipo de complicação óssea, é necessário fortalecer a musculatura corporal, para que ela possa absorvre a pressão e reduzir o trauma ósseo.

Diagnóstico

Visualização

Visualização

Profissionais relatam que somente cinquenta por cento das fraturas por impacto, são detectadas em um primeiro exame de raio-x, pela tamanho extremamente pequeno das lesões, dificultando sua visualização e consequentemente o diagnóstico. Nesse caso, o especialista deve recorrer ao exame de cintilografia para confirmar com exatidão se há fratura. Outra opção é a ressonãncia magnética, que pelo alto custo, não é acessível a todos os indivíduos.

Tratamento

De acordo com profissionais especializados, o tratamento da fratura por impacto é muito simples e parecido com os que são utilizados em traumas bruscos: Imobilização do membro e repouso e cirurgias. Vale ressaltar que esse tipo de fratura, demanda uma investigação médica mais profunda, já que é necessário detectar a causa para depois tratá-la, ao contrário das fraturas por impacto brusco, onde a causa é sempre evidente.

Nas mulheres, há maior incidência de fratura por estresse, pela redução da absorção de cálcio, devido a treinos de intensidade incorreta, e também pela combinação com regime alimentar restritivo, levando a alterações no ciclo menstrual,que costuma ser o início da doença conhecida como tríade da atleta, problema grave na mulher esportista, já que a amenorréia (Ausência da menstruação) ,prejudica a absorção de cálcio pelo organismo feminino, trazendo complicações à estrutura óssea.

Por isso, em caso da mulher apresentar fratura por impacto, deve-se submeter à um acompanhamento médico, para que não haja problemas mais graves no futuro.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *