Clima Corporativo
Profissionais especializados na área de gestão em Recursos Humanos, esclarecem que são os próprios profissionais que são responsáveis por um bom ambiente profissional. Um dos problemas mais comuns são o mau humor e o estresse de alguns funcionários, bastante recorrentes no trabalho, prejudicando o desempenho do profissional e seu relacionamento interpessoal com as outras pessoas na empresa.
Ambiente Construído
Especialistas ressaltam que, apesar do senso comum sugerir que o ambiente profissional já está preparado, e a pessoa é que deve se inserir em seu contexto,cabendo ao indivíduo se adaptar às normas já estabelecidas anteriores à sua contratação, todo profissional pode dar sua contribuição, seja ela negativa ou positiva nessa situação.
Algumas atitudes podem ser tomadas, para que o ambiente profissional se torne mais agradável, e isso vai depender do desempenho de cada pessoa, para que isso se torne realidade. De acordo com gestores de recursos humanos, nas empresas, a cultura da organização é construída pelos indivíduos que lá trabalham, sendo portanto, a responsabilidade pessoal maior que a da Instituição.
Assim, atitudes e comportamentos simples das pessoas, podem transformar um ambiente de trabalho hostil em agradável, ou pelos menos de passividade, onde não haja conflitos, sendo necessário para isso, ter a percepção de que elas podem entender que o controle da vida profissional depende somente delas,e das mudanças que vierem a fazer dentro do âmbito corporativo.
Autoconhecimento
Para se promover transformação exterior é necessário que, haja um autoconhecimento por parte da pessoa. Ela precisa saber o que realmente deseja,e seus objetivos dentro da empresa em que trabalha. Esses questionamentos são fundamentais, para quem deseja provocar alguma mudança em um ambiente que considera inadequado ou hostil.
A organização industrial, normalmente gerencia questões relacionadas à infraestrutura do local de trabalho, para proporcionar condições apropriadas ao bom desempenho de seus funcionários, porém, se o indivíduo não contribuir para a melhora desse ambiente nas relações interpessoais, esse esforço não vai adiantar muito.
Definição de Metas
Quando o profissional tem de maneira clara, quais são as metas que pretende atingir na corporação,e se elas estão de acordo com os objetivos da empresa, esse conhecimento do que realmente deseja conseguir, acaba contribuindo para a construção de um ambiente agradável de trabalho. No entanto,se as idéias do profissional, não estão associadas à da instituição em que trabalha, talvez seja o momento certo para promover uma mudança de função, emprego ou área.
Um dos sinais de que é necessário uma alteração na profissão exercida, é quando a pessoa apresenta falta de ânimo para se dirigir ao local de trabalho. Esse comportamento sugere uma transformação mais rápida possível, ou uma avaliação da possibilidade de adequação ao momento atual da empresa.
Especialistas sugerem que o profissional, deve procurar detectar os fatores que podem contribuir para o surgimento de problemas, no seu ambiente profissional, e depois ele deve verificar o que fazer para que esses conflitos possam ser eliminados, ou pelo menos minimizados, para que não consigam afetá-lo.
Por se tratar de um tema bastante complexo, outros assuntos como por exemplo, o que o profissional pode fazer para construir um bom ambiente profissional, serão abordados posteriormente.
Manter um ambiente profissional equilibrado e com boa convivência entre os profissionais, parece ser um grande desafio para a maioria dos gestores de recursos humanos das grandes empresas. No entanto, às vêzes esse problema pode ser bem mais fácil de resolver.
Trabalho Ideal
A primeira pergunta, que a pessoa deve fazer a si mesma é qual seria o ambiente de trabalho certo para ela. Para alguns, trabalhar em empresas que oferecem ginástica laboral, espaços de massagens ou salões de jogos, seria o ideal, Já para outros, se houver somente um momento em que possam tomar um café para descontrair, já é o suficiente.
O importante para que o indivíduo se sinta bem, é que o ambiente corporativo seja estimulante e alegre, para que os funcionários possam produzir de forma eficaz sem prejuízos à sua saúde física e mental, não importando para isso o tipo de ambiente, e sim o bom humor para encarar as tarefas diárias e os colegas de trabalho.
Repensando Atitudes
De acordo com profissionais especializados no assunto, o trabalho ideal pode estar relacionado às emoções positivas que o indivíduo cultiva no ambiente profissional, já que as sensações de alegria, perdão e gratidão é que proporcionam os bons relacionamentos pessoais e sociais. Desse modo, o profissional deve tentar substituir, se houver, sentimentos negativos em positivos, desenvolvendo atitudes como tolerância e perdão, sendo mais cordial e gentil com os outros, cumprimentando e ajudando sempre que possível.
Essas ações, além de promover a melhoria na convivência, ainda aumenta a rede de relacionamentos das pessoas, o que pode ajudar em futuros contatos profissionais. O indivíduo deve ser capaz de contornar as adversidades da rotina profisisonal, uma vez que sempre vai existir cobranças ou descontentamentos, pois são fatores inerentes ao ambiente empresarial.
Por isso, o funcionário deve ter maturidade emocional suficiente, para controlar suas próprias emoções em momentos de conflitos. Pessoas impulsivas devem tomar cuidado com esse comportamento,esperar que as outras se acalmem, fazer uma reflexão do que aconteceu, tentando tomar a decisão mais adequada à situação.
Tarefas Difíceis
Os profisisonais especializados, no entanto, reconhecem que a convivência profissional não é uma tarefa fácil, sendo preciso identificar as próprias dificuldades, para tentar mudá-las gradativamente. O Convívio com colegas de trabalho que estão sempre pessimistas, deve ser cercado de cuidados, pois essas pessoas costumam propagar seus sentimentos negativos aos outros funcionários.
Há também os que gostam de fazer intrigas ou falar mal da vida alheia, por isso é aconselhável sempre a proximidade com pessoas alegres e positivas. Um ponto também importante, é ter um bom relacionamento com a gerência, ou líder de grupo, mas também com os outros funcionários, procurando trabalhar com otimismo, contribuindo com sugestões que possam trazer benefícios à empresa.
Outra atitude positiva é aproveitar o tempo disponível para tomar café, alongar o corpo, conversar com os colegas, para tornar o ambiente profissional mais descontraído. Porém essas ações devem ser equilibradas, para que não haja exageros.
Sugestões para tornar o Ambiente Profissional Agradável
Especialistas sugerem que algumas atitudes podem contribuir para tornar o ambiente profissional mais agradável, são elas: Reconhecer que sentimentos negativos prejudicam à própia pessoa; Avaliar honestamente objetivos profissionais; Detectar os fatores desagradáveis na corporação; Procurar soluções para descontrair o ambiente profissional, através de emoções positivas,mas com equilíbrio;
Evitar levar qualquer comentário para o lado pessoal, relevando aborrecimentos; Não manter relacionamento direto com pessoas pessimistas, e que gostam de intrigas, priorizando boas conversas; No intervalo do trabalho, o profissional deve tentar fazer alongamentos, e cultivar hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e exercícios físicos, sempre que possível, respeitando os horários estabelecidos pela empresa.
As pessoas devem se lembrar que os outros, não tem culpa se não estão satisfeitas no ambiente profissional. Por isso, devem evitar mal humor, e não levar problemas pessoais para o trabalho, para que o ambiente corporativo fique sempre agradável.
Salete Dias