Meditação Usada Para Aliviar Dores

Problemas Diversos

De acordo com pesquisas recentes feitas no Reino Unido, a técnica da meditação, se praticada com regularidade, pode proporcionar alívio para pessoas em tratamento de dores crônicas, através da capacidade do cérebro em antecipar a sensação de desconforto pela qual será afetado. Vários profissionais da área de saúde, confirmam essa pesquisa pela observação em sua prática diária, pois muitos pacientes com dores crônicas, contraem sua musculatura, piorando a percepção da dor. Com a meditação, que está ficando cada vez mais popular, as pessoas aprendem a perceber aspectos mais positivos, em vez de ter atenção somente na doença e na dor.

Atuação da Técnica

Algum tempo atrás, a técnica da meditação não tinha muita credibilidade, junto aos profissionais da área médica. Somente nos últimos anos, é que houve uma melhora nessa crença, quando ficou comprovado o componente afetivo da dor, onde o tratamento somente com analgésicos não eram eficazes. Atualmente, o preconceito em relação à técnica está bem menor, pois as pessoas verificam na prática a evolução e melhora dos pacientes. Segundo pesquisadores, os benefícios da meditação à saúde da pessoa partem basicamente dos aspectos psicológicos e fisiológicos.Esse último está relacionado à liberação de neurotransmissores, como a endorfina, responsáveis pela redução da sensação de desconforto, já os primeiros relacionam-se da maneira como o paciente encara a dor, passando a uma atitude de compreensão. Normalmnete, indivíduos mais agitados e ansiosos apresentam a tendência de perceber a dor de forma exacerbada, por isso o efeito da meditação que reduz a ansiedade, torna-se mais eficiente que outros métodos.


Pessoas Que Convivem Com a Dor

De acordo com instrutores da técnica de meditação, o objetivo não é o paciente tentar controlar a dor que sente, e sim conviver com essa sensação de uma forma mais criativa. Por exemplo, o esforço diário de se livrar desse desconforto, é que as mantém presas ao que querem escapar, ou seja, a tentativa de acabar com a sensação de dor é o problema. Quando a pessoa entra em contato com o próprio corpo, ela aprende a se conhecer melhor, conseguindo obter recursos dentro de si mesma para vencer a dor. Desse modo, a participação do paciente no seu processo de cura é fundamental, pois prepara melhor seu corpo para receber as medicações ou passar por procedimentos necessários ao restabelecimento de sua saúde.

Indicação Para Meditação

A técnica da meditação, quando é realizada de forma adequada, com frequência e prazer, pode auxiliar muito os indivíduos que apresentam quadro de dor devido a: Dor crônica nas costas, fibromialgia, esclerose múltipla, câncer, entre outros. De acordo com o especialistas, só há contraindicação em pessoas portadoras de depressão, quando estão na crise, pois podem entrar em contato com pensamentos tristes. A meditação não é feita só com olhos fechados e ficar sentado por um longo tempo, já que existe várias modalidades da técnica. Para pessoas mais agitadas, existem as que incluem movimentos.

Coadjuvante de Tratamentos

Os instrutores de meditação,ressaltam que a técnica funciona como um complemento aos tratamentos convencionais, sendo ideal que o paciente siga uma prescrição que inclua meditação e medicamentos, além de fisioterapia epsicoterapia, para proporcionar um aumento geral da qualidade de vida da pessoa.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *