O Que Acontece Com O Corpo Com Dengue?

Saúde: Dengue

Ainda que o ano de 2020 tenha sido muito mais sobre o corona vírus (COVID 19) e a luta para controlar o seu contágio e para produzir uma vacina o mais rápido possível, a dengue não é um assunto que deve ser deixado de lado, ela continua por aqui e inclusive, fez muitas vítimas mesmo em 2020, ainda que não seja uma doença com um número de vítimas tão grande quanto o corona vírus, é uma doença que vem há muitos anos marcando presença aqui no Brasil, em especial nos meses de verão.

A dengue é uma doença muito séria e não deve ser negligenciada, ainda mais que os cuidados para afastar o mosquito são tão simples, tal como evitar que tenha água parada no seu quintal e na sua casa. Há atualmente 4 tipos de dengue (4 sorotipos da doença), 1 mesma pessoa pode ter os 4 tipos, mas depois que ela tem um deles ela se torna imune àquele tipo que ela contraiu, no entanto, deve-se ficar atento, pois esse não é um motivo para comemorar, pois uma reinfecção de dengue pode tornar a doença muito mais grave e intensa em uma segunda vez.

A dengue tem alguns fatores de risco, fatores que podem agravar o seu quadro, são eles a diabetes, a hipertensão arterial e qualquer tipo de doença crônica. Um outro detalhe é que todas as idades podem ser contagiadas e apresentar os sintomas da doença igualmente, com uma única exceção, pessoas mais velhas tem mais tendência a desenvolver o quadro grave da doença, que seria a dengue hemorrágica.

Como a Dengue Age No Corpo E No Organismo Das Pessoas?

Existem sim pessoas que são infectadas pela dengue e que não desenvolvem sintomas, mas há também pessoas que desenvolvem sintomas fortíssimos, isso vai depender do organismo de cada pessoa e também como já citado acima, vai depender de outras doenças ou fatores de risco que a pessoa possa a vir a ter. É claro que a imunidade no corpo pode fazer diferença, ajudando o organismo a reagir de uma maneira mais rápida e mais forte contra a doença, mas a imunidade neste caso não é capaz de evitar a transmissão, já que a dengue é espalhada pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Quando o mosquito pica uma pessoa, ela pode ter ou não sintomas graves, mas a pessoa picada não transmite a dengue para terceiros. Apesar de algumas pessoas sofrerem com mais ou com menos intensidade da doença, os sintomas costumam ser bem padronizados, principalmente para os casos mais “leves” da dengue. Após o mosquito picar alguém, ele se espalha no corpo pela corrente sanguínea e em seguida tem início uma fase de replicação do vírus dentro do corpo humano, ocorrendo a disseminação viral, a replicação do vírus da dengue acontece principalmente no baço, nos tecidos linfáticos e no fígado, em seguida ele retorna em número muito maior para a corrente sanguínea. Os sintomas que surgem a partir de então são:

Dengue no Corpo

Dengue no Corpo

  • A febre alta que normalmente ultrapassa os 38,5 graus Celsius, podendo gerar calafrios e em casos mais graves até convulsões.
  • A dengue pode gerar dores musculares bem intensas e espalhadas.
  • Outro tipo de dor que também é causado pela dengue, é a dor atrás dos olhos e dor ao movimentar os olhos.
  • A dor de cabeça também é um sintoma muito comum para os quadros de dengue.
  • O mal estar e a falta de disposição também são muito presentes na maioria dos pacientes.
  • A pessoa com dengue também perde grande parte do seu apetite e disposição para se alimentar.
  • Um outro sintoma que costuma aparecer, ainda que seja com uma menor frequência, são as manchinhas vermelhas espalhadas pelo corpo.

O primeiro sintoma, na grande maioria das vezes, é a ocorrência de febre alta de repente, seguida dos outros sintomas. A dengue em sua forma mais ‘tradicional” e menos graves raramente deixa sequelas no corpo ou nos órgãos internos das pessoas, já nos casos mais graves esse não é o caso, pois o organismo, os órgãos e o funcionamento geral pode ser afetado, as vezes somente durante o período da doença (que normalmente é de 2 a até 10 dias), as vezes as consequências podem permanecer após o final da infecção.

O vírus que causa a dengue consegue ter sucesso em nosso organismo, porque ele faz com que os glóbulos brancos, que são famosos por defender o nosso organismo, por trazer proteção ao corpo humano internamente, diminuam, assim como também acontece com as plaquetas, que tem como função a boa coagulação do sangue. O vírus da dengue atinge a produção de plaquetas porque ela ataca a medula óssea das pessoas. Isso é o que acontece em todos os casos em um momento inicial, mas é claro que quando a doença se torna a sua versão mais grave o corpo é atingido de uma maneira mais intensa.

Casos Graves De Dengue X Corpo Humano

Quando ocorrem os casos mais graves da dengue, o vírus pode chegar a atingir o coração, o sistema nervoso da pessoa e também o fígado, o que pode trazer grandes complicações. Em geral, a dengue pode tornar o sangue “mais fino”, pois os vasos sanguíneos podem se tornar mais porosos, com a consequência de perda de água e também de proteína, podendo gerar uma séria desidratação corporal. A dengue mais grave também pode ser acompanhada de sangramentos, que podem ser ocasionados por causa da dengue atingir outros órgãos. Quando atinge o fígado a dengue pode deixar como consequência a hepatite, quando atinge a pleura, pode afetar severamente o coração e o pulmão, entre outros órgãos e consequências.

Dicas Para Prevenir a Dengue

Quanto ao mosquito da dengue é melhor se prevenir do que ter que remediar depois a situação, dessa forma podemos indicar que em lugares onde há um grande número de registros de casos de dengue, você ande com roupas que cubram as pernas, principalmente durante o dia, pois muita gente não sabe, mas o mosquito transmissor da doença é bem mais ativo no período diurno, do que no período noturno, além disso, o uso de um bom repelente é imprescindível. A dengue ainda não tem remédio ou vacina gratuita, então o melhor é se prevenir, o que inclui sempre ficar de olho para que não cumule água parada nos cantinhos.

Observação: A única vacina da dengue que é aprovada pela ANVISA, somente é distribuída por redes particulares, são 3 doses ministradas durante o intervalo de tempo de 1 ano. Só pode ser aplicada em quem já teve a doença pelo menos uma vez. Fonte: Ministério da Saúde. O link da página para maiores informações sobre a dengue é: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue#:~:text=Dengue%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a%20febril,2%2C%203%20e%204).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *