O Que é Bom Para Aliviar os Sintomas da Dengue?

O Que é Bom Para Aliviar os Sintomas da Dengue?

Só mesmo quem já ficou doente com a dengue sabe o quanto são terríveis os sintomas causados por ela. Por esse motivo, iremos descrever no post de hoje, algumas estratégias para aliviar esses sintomas.

Dicas Para Aliviar os Sintomas da Dengue

Os desconfortos causados pelos sintomas da dengue podem ser aliviados com o uso de alguns remédios, ou mesmo algumas estratégias. Inclusive, as estratégias ajudam o indivíduo a conseguir superar a doença com um pouco mais de bem-estar, sem a necessidade de usar muita medicação.

Em geral, esses procedimentos são usados para promover o alivio de vômitos, coceira, febre e dor na área dos olhos, esses que são os sintomas mais comuns provocados pela dengue, e que incomodam tanto.

De acordo com as orientações dos médicos, a dengue pode ser tratada em casa. Assim, para diminuir o desconforto causado pelos sintomas da dengue durante o tratamento, alguns cuidados devem ser tomados. Confira abaixo quais são eles:

1 – Para Aliviar a Febre:

Para abaixar a febre causada pela dengue, existem algumas dicas que ajudam muito como, por exemplo:

  • Fazer uma compressa umedecida com água, de preferência fria. Depois, colocar essa compressa sobre a testa e deixar por aproximadamente 15 minutos;
  • Evitar de cobrir com cobertores ou lençóis que sejam muito quentes, e eliminar a roupa que estiver em excesso;
  • Tomar um banho com água morna. Certifique-se que esta água não esteja nem fria e nem quente. Repita esse banho por 2 ou três vezes ao dia.

2 – Como Cessar O Enjoo:

A dengue pode provocar vômitos e enjoos constantes. Nesses casos, as dicas para reduzir esses enjoos são:

  • Chá de gengibre: faça um chá com gengibre e toma uma xícara por dia.
  • Alimente-se com intervalos de 3 horas. A quantidade de alimentos deve ser pequena.
  • Evite consumir alimentos muito açucarados, e também alimentos muito gordurosos.
  • Procure ingerir ao menos dois litros de água ao dia.

Se caso os vômitos ou os enjoos persistirem, mesmo tomando essas medidas, a pessoa pode fazer uso de medicamentos para enjoo. Alguns remédios como a Bromoprida, Metoclopramida e Domperidona podem ser usados. Mas é preciso sempre pedir a orientação de um médico. Não se automedique.

3 – O Que Fazer Para Aliviar a Coceira?

Coceira da Dengue

Coceira da Dengue

Passados os três primeiros dias da infecção pela dengue, surge aquela coceira terrível na pele. Para aliviar essa coceira, algumas opções são:

  • Sempre que possível, tome um banho com água fria;
  • Faça compressas geladas e aplique-as nas regiões que estiverem mais afetadas;
  • Faça um chá de alfazema, espere esfriar e coloque essas compressas nos locais afetados pela coceira;
  • Pomadas como Polaramine também são ótimas para aliviar a coceira da pele.

Remédios indicados para tratar alergias como, por exemplo, a Cetirizina, Dexclorfeniramina, Desloratadina e Hidroxizina, sempre sob orientação médica, também costumam ser utilizados.

4 – Alívio Da Dor Nos Olhos   

Os sintomas de dor nos olhos causados pela dengue podem ser aliviados com algumas dicas. Por exemplo:

  • No interior da casa use óculos escuros, pois isso ajuda bastante a descansar as vistas.
  • Faça um chá de camomila, depois aplique compressas molhadas no chá sob as pálpebras de dez a quinze minutos.
  • Analgésicos como a Novalgina e o Paracetamol podem ser tomados.

Remédios como anti-inflamatórios devem ser evitados no decorrer do tratamento da dengue. A Aspirina, por exemplo, pode ocasionar sangramento.

Dor Nos Olhos

Dor Nos Olhos

Chás Para Aliviar os Sintomas da Dengue

Há também alguns remédios caseiros que ajudam no combate à dengue.

Alguns chás, como o chá de erva-de-são-joão, chá de hortelã e também chá de camomila, são ótimos exemplos de alguns remédios caseiros que servem para ser usados no alivio dos sintomas da dengue. Esses chás têm propriedades que atuam no alivio da febre, da dor de cabeça e da dor muscular.

Por isso, eles são indicados para complementar e auxiliar no tratamento da dengue, proporcionando uma recuperação mais rápida, e com um pouco menos de desconforto.

Confira abaixo alguns exemplos de chás e remédios naturais que também podem ser usados no alívio dos sintomas da dengue:

▪ Hortelã-pimenta- alivia os vômitos, náuseas, dor muscular e dores de cabeça: coloque 3 colheres de chá em um recipiente com 150 ml de água fervendo, e deixe de 6 a 10 minutos. Beba cerca de 3 xícaras desse chá decorrer do dia.

▪ Petasite- é usado para alívio da dor de cabeça: coloque um litro de água fervendo em um recipiente, misture 100g da raiz de petasite, molhe compressas e coloque sob a testa.

▪ Raiz forte- é usado no combate da dor muscular: passar o gel ou a pomada nos locais doloridos.

▪ Camomila: é usada no combate aos vômitos e no alívio das náuseas: ferva 150 ml de água, coloque três colheres de chá de folha seca e deixe curtir por uns dez minutos. Tome três xicaras no decorrer do dia.

▪ Matricária: é usada para o alívio de dor de cabeça: tome o extrato de 50 a 120 mg em cápsulas.

▪Erva-de-são-joão: é usada no combate à dor muscular: ferva 150 ml de água, coloque três colheres de chá da erva-de-são-joão deixe curtir por alguns minutos. Tome uma xícara no começo da manhã e outra xícara à noite.

O gel e a pomada da raiz forte, assim como também o extrato de matricária, são encontrados em lojas de produtos naturais e em farmácias. Também podem ser comprados pela internet.

Uma dica muito boa é colocar própolis nos chás. Coloque cinco gotas do produto, pois ele é muito bom no combate à inflamação, infecção e no alívio da dor. Porém antes de fazer uso do própolis, é importante saber se a pessoa não tem alergia ao mesmo.

Para isso, faça um teste pingando o produto no braço e espalhando. Se, por acaso ficar vermelho, coçar, é sinal de alergia e o uso do produto não deve ser consumido.

Se surgirem sintomas como, sangramentos frequentes e hematomas, que são sintomas graves, é necessário que se procure imediatamente um hospital, pois tais sintomas indicam dengue hemorrágica, e que deve ser tratada em um hospital.

Se caso surgirem sintomas como dor abdominal intensa, pele e olhos amarelados, e má digestão, pode ser sinal de que o fígado foi comprometido. Nesse caso, procure um médico imediatamente.

E lembre-se: a prevenção é o melhor remédio, combata o foco do mosquito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *