O Que Acontece Quando a Insulina Fica Fora da Geladeira

A insulina é um hormônio criado no pâncreas. Esse hormônio é o responsável por transportar a glicose que fica no sangue, até a parte interna das células, para ser usada como uma fonte energética para todos processos essenciais para o funcionamento de nosso corpo.

O estímulo essencial para a produção da insulina, é o aumento da quantidade do açúcar no sangue depois das refeições.

Quando essa produção de hormônio é insuficiente ou até mesmo ausente, como na diabetes, o açúcar não tem como ser levado para a parte interna das células.

Por isso, ele acaba ficando acumulado no sangue e na urina. Com isso, ele provoca complicações como retinopatia, a insuficiência renal, os ferimentos que não cicatrizam, e pode até favorecer um AVC, por exemplo.

Qual a Serventia da Insulina

A insulina possui a capacidade de pegar a glicose que fica no sangue, e transportá-la para os outros órgãos de nosso corpo. O cérebro, o fígado, a gordura e os músculos são alguns desses órgãos. A partir disso, ela consegue ser usada para gerar energia, as proteínas, o colesterol e os triglicerídeos.

Todos esses são responsáveis para gerar energia para o corpo, ou até mesmo para serem armazenadas. Além disso, o pâncreas produz dois tipos de insulina. São elas:

Basal: é uma secreção do tipo contínua da insulina, e serve para manter um mínimo constante da mesma durante o dia;

  • Bolus: é quandonosso pâncreas libera boas quantidades de umaúnica vez, depois de cada alimentação, impedindo, dessa maneira, que o açúcar dos alimentos fique acumulado no sangue.

É graças a esse motivo que, quando uma pessoa necessita usar a insulina sintética para o tratamento da diabetes, também é essencial utilizar esses dois tipos: uma que precisa ser injetada uma vez ao dia, e outra que precisa ser injetada logo após as refeições.

Insulina

Insulina

Quando é Necessário Tomar Insulina

É preciso usar a insulina sintética nas ocasiões onde corpo não consegue produzir a natural, em quantidades necessárias. Isso ocorre na diabetes tipo 1, ou a diabetes do tipo 2 graves, por exemplo.

A insulina sintética de medicamentos simula a secreção da insulina do corpo durante o dia, tanto a basal como a bolus.

Por isso também temos vários tipos que se distinguem pela rapidez com que sobre a glicose do nosso sangue. Esses tipos são:

Insulina de Ação Basal

Essas são as sintéticas que imitam a insulina basal natural, e que é liberada aos poucos pelo dia. Elas podem ser de:

Ação intermediária ou NPH: possui uma duração de até 12 horas dentro do organismo. Ela também pode ser usada para manter certa quantidade de insulina dentro do nosso corpo.

Ação lenta: a insulina de ação lenta é liberada de maneira contínua e bem lenta durante 24 horas, o que permite uma ação mínima nesse dia.

Também já estão sendo vendidas as insulinas com ação ultralonga, que duram até 42 horas. O que pode dar uma maior comodidade ao paciente, diminuindo mais a quantidade de aplicações.

Insulina de Ação Bolus

Essa insulina são hormônios usados para substituir a insulina que é produzida depois da alimentação, para evitar que a glicose aumente mais rápido no sangue. Elas são:

Insulina rápida ou insulina regular: essa insulina é gerada quando nos alimentamos. Por causa disso, ela só começa a atuar depois de 30 minutos, rendendo efeito de mais ou menos 2h.

Insulina ultra-rápida: essa insulina possui uma atuação praticamente imediata, para evitar que essa alimentação aumente mais ainda os níveis do açúcar dentro do sangue. Ela precisa ser aplicada bem depois da refeição.

Estas substâncias precisam ser aplicadas no tecido da gordura da nossa pele, com a ajuda da seringa ou das canetas especiais, produzidas para essa finalidade. Além disso, uma boa alternativa é utilizar bombas de insulina.

Essas bombas são aparelhos pequenos que ficam ligados no corpo, e podem ser programados para liberarem a insulina basal ou a insulina bolus, seguindo a necessidade do paciente

Dentre todos os cuidados que precisamos com o nosso tratamento, um deles pode acabar passando despercebido. Contudo, esse texto serve exatamente para lembrar a necessidade do armazenamento certo desses medicamentos.

Afinal, é bem chato fazer todos esses passos no tratamento com a insulina errada e que não funciona bem, correto?

Guardados na geladeira e fechados, esses frascos de insulina permanecerão em condições de uso até o dia da validade. O mesmo não serve para os frascos em uso.

Seringa de Insulina

Seringa de Insulina

Aqueles que estão sendo usados e são guardados na geladeira precisam ser usados em até 28 dias.

Também temos a opção de deixar os frascos abertos em uma temperatura ambiente, para não precisar aplicar o medicamento frio.

Lembre-se sempre de conferir os rótulos de todos os medicamentos, e seguir as instruções.

É importante ressaltar que, caso tenha esquecido a insulina fora da geladeira, ela só deve ser usada caso a temperatura ambiente não ultrapasse os 26°.

Como saber se a minha insulina ainda está em condições de uso?

Você pode verificar se a insulina não está legal ainda dentro frasco, verificando se a aparência da mesma está normal, como de costume.

Além disso, é possível perceber quando as glicemias ficam mais elevadas.
A borrachinha do frasco fica muito furada, com quantidade reduzida de insulina no recipiente.

Além disso, a mistura pode estar estranha, com um aspecto turvo, viscoso. Além disso, se o medicamento também tiver com outra cor, também é um sinal de alerta.

Dicas Para Armazenamento Adequado da Insulina

  • Proteja os frascos, as canetas e os refis de temperaturas extremas, sejam frias ou quentes.
  • Não armazene a insulina próximo do micro-ondas, de saídas de calor, dos fogões ou ar condicionado. Não deixe sua insulina dentro de um carro fechado.
  • Mantenha sua insulina distante da luz solar ou de altas temperaturas.

Como Devo Armazenar a Insulina Geladeira?

A insulina que você não está utilizando pode ficar na geladeira. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar uma dor de cabeça.

  • Deve evitar colocar esse medicamento na porta da geladeira, pois é um local onde tem maior variação da temperatura e de movimento.Prefira deixar a insulina na parte inferior de sua geladeira, entre 2°C e os 8°C. Para evitar que seu medicamento congele, tenha cuidado para que a insulina não encoste no fundo da eletrodoméstico. Se ela congelar, fica inútil.

Para evitar que o seu medicamento caia da geladeira e acabe quebrando, armazene ela potes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *