Como Age o Vírus da Dengue no Organismo?

O vírus da dengue faz parte do grupo de um arbovírus, o que significa dizer que é transmitido por insetos. Ele tem quatro tipos de vírus causadores da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

A infecção por um deles dá imunidade permanente para o mesmo tipo. Assim, se um indivíduo pegar dengue hemorrágica uma vez, ele não terá a dengue hemorrágica novamente, e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Por conta disso, é necessário ter muito cuidado. Se a pessoa já teve dengue comum e dengue assintomática, é possível que a próxima contaminação possa gerar uma das duas variações mais graves da doença.

Veja, portanto, como ela pode ser perigosa: se você já teve dengue comum e dengue assintomática, se for infectado mais uma vez isso pode se dar em uma variação muito mais grave da doença, como a dengue hemorrágica por exemplo.

A dengue tem como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas. Mas somente o ser humano apresenta manifestação clínica da infecção. E o período de ação do vírus no corpo é de, aproximadamente, sete dias. Nos demais primatas, o período da doença infecciosa é de curta duração.

Tipos de Dengue

Esses tipos são mais conhecidos pelos seguintes nomes: assintomática, dengue hemorrágica, dengue comum e síndrome de choque da dengue. Explicaremos mais sobre essas doenças a seguir.

  • A dengue assintomática é a menos ruim dentre os quatro tipos, considerando a forma com que a doença se manifesta no organismo. Isso implica dizer, portanto, que seus sintomas são mais brandos e, geralmente, podem passar despercebidos pelo indivíduo.
  • A dengue comum é o tipo mais comum, que acomete a maioria das pessoas infectadas pela doença. Não é o tipo mais gravoso de dengue. Além disso, em comparação com os outros três tipos, é a forma mais comumente abordada pela mídia.
  • A partir da dengue hemorrágica, a situação já complica um pouco mais. Afinal de contas, esse tipo de dengue, como o próprio nome já sugere, provoca, além dos sintomas da dengue comum, também uma hemorragia, que causa sangramentos em várias partes do corpo.
  • Já a síndrome de choque da dengue é a mais rara dos quatro tipos. Da mesma forma que acontece com a dengue hemorrágica, ela também é grave, e o seu tratamento deve ser feito com o auxílio de um médico.

    Mosquito da Dengue

    Mosquito da Dengue

Sintomas da Dengue

Cada tipo de dengue pode provocar sintomas diferentes, a depender da gravidade.

A dengue assintomática age dentro do corpo, sem apresentar sintomas. Dessa forma, o indivíduo nem sempre sabe que está com a doença, por não sentir sintoma algum.

A dengue comum é composta dos sintomas mais difundidos. Muitos a descrevem como se fosse uma gripe mais forte. Entre seus principais sintomas, estão inclusos: febre, dor de cabeça e dores atrás dos olhos.

A dengue hemorrágica, além dos sintomas da gripe comum, adiciona a hemorragia dente os seus sintomas. Esta hemorragia pode resultar em sangramentos em várias partes do corpo. No entanto, os sangramentos mais comuns são aqueles que ocorrem nas gengivas.

Por último, mas não menos importante, a síndrome de choque da dengue pode causar sintomas como taquicardia, ou seja, o aumento da frequência cardíaca, podendo levar à morte.

Principal Vetor de Transmissão

Como dissemos anteriormente, o vírus da dengue faz parte do grupo dos um arbovírus, o que significa dizer que é transmitido por insetos.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo que a única que faz a transmissão do vírus é o mosquito fêmea. Pois a fêmea coleta o sangue humano para utilizar em suas necessidades junto aos filhotes: é necessário o sangue para que os ovos possam ser produzidos.

Pessoa Com Dengue

Pessoa Com Dengue

Como Acontece a Contaminação?

A dengue é transmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti no corpo humano, que ocorre quando a fêmea retira o sangue para utilizar junto aos seus ovos, que posteriormente se transformarão em larvas.

Após a picada, o vírus pode levar algum tempo para se manifestar no corpo humano. Para melhor descrever as fases da transmissão do vírus, podemos resumir essa transmissão do vírus da seguinte forma:

  • A fêmea do mosquito Aedes Aegypti deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas (filhotes do mosquito), começam a viver na água e ali ficam por até uma semana.
  • Depois de passado esse tempo de uma semana, essas larvas se transformam nos mosquitos adultos. Esses, por sua vez, estão prontos para contaminar mais pessoas e reiniciar o ciclo.

Por isso é tão importante acabar com os locais onde o mosquito pode se reproduzir. O mosquito Aedes aegypti consegue colocar novos ovos em uma velocidade muito rápida. Além disso, o mosquito da dengue adulto vive em média quarenta e cinco dias.

  • Assim que o indivíduo é picado, pode demorar de três a quinze dias para a doença se manifestar em seu corpo. No entanto, é muito mais comum que a manifestação desses sintomas ocorra entre cinco e seis dias.

Cuidados Básicos Para Evitar a Proliferação do Mosquito da Dengue

Apesar de ouvirmos constantemente sobre os cuidados básicos necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue, é sempre bom relembrar, pois cuidado nunca é demais. Por isso, não se esqueça de:

  • Fazer vistorias em seu quintal para verificar se não há focos do mosquito no local. E essa vistoria deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana. Essa medida é crucial para vencermos a guerra contra a dengue.
  • Vire de cabeça para baixo, de forma a evitar que acumule água, todos os locais que possam ser depósito de água de chuva em sua casa. como pneus ou outros recipientes deste mesmo tipo. Até mesmo tampinhas de refrigerante podem servir para o mosquito da dengue botar. Portanto, fique atento e faça a sua parte.
  • Retire todos os pratinhos das plantas. Você também pode furá-los ou colocar areia, com a finalidade de evitar o acúmulo de água nesses locais. Afinal, eles também são muito propícios à proliferação do vírus.

Portanto, se cada pessoa fizer a sua parte, o Aedes aegypti não tem nenhuma chance.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *