O Que Causa O Aumento Da Insulina?

O nome dado ao acontecimento de ser ter altos índices de insulina se chama hiperinsulinêmica. Casos que podem facilitar essa ocorrência podem ser o sobrepeso, ou seja, a obesidade, a mania de se alimentar sempre com muitos alimentos ricos em carboidratos, principalmente os refinados, ou seja, a farinha branca, e o sedentarismo. Esses são costumes que precisam ser evitados para se conseguir a manutenção de um corpo saudável. A insulina é produzida em grande escala quando o índice de glicose, ou seja, de açúcar, está muito alto em nosso sangue. A insulina serve para quebrar as moléculas de açúcar, ou seja, de glicose, para logo depois disso enviá-las às células que precisam de energia, e a glicose, ou seja, o açúcar é essa fonte de energia que nossas células e nosso corpo tanto precisam. A insulina é produzida pelas células pancreáticas. Quando a insulina não funciona no corpo, ou seja, a glicose (açúcar) não é quebrada em moléculas menores, alguns problemas podem estar acontecendo em seu corpo. Exemplos são por exemplo: síndrome dos ovários policísticos, que é uma doença que causa infertilidade na mulher por ela estar repleta de cistos nos ovários, além de exagerado crescimento de pelos e diabetes; a doença hepática gordurosa não alcoólica que se refere à um alto índice de gordura encrustada no fígado; coração grande, também chamado de insuficiência cardíaca; câncer; hiperuricemia que seria um grande índice de ácido úrico no corpo; doença nos rins que necessita de hemodiálise.

A Relação Do Aumento Da Insulina Em Nosso Organismo 

A insulina pode vir também de um tumor do pâncreas que expulsa a insulina chamado insulinomia. Ele pode ser um provocador dos altos índices de insulina secretados. É um tumor muito difícil de ser desenvolvido no corpo humano, por isso é até chamado de um tumor raro, mas que pode atingir pessoas de diferentes anos idades. Ele é formado por pequenos índices de açúcar, ou seja, de glicose no sangue, a chamada hipoglicemia. Esse tumor é muito perigoso para o corpo humano apesar de ser muito difícil de ser encontrado. Uma perigosa prática que pode vir a causar no corpo humano a hipoglicemia, que é a causadora desse tumor chamado insulinomia é o jejum praticado. Também pode vir de dietas muito irresponsáveis que pessoas que querem emagrecer procuram fazer.

Insulina Em Nosso Organismo 

Insulina Em Nosso Organismo

Parece realmente ser muito difícil de se acontecer um baixo índice de açúcar ou de glicose no sangue, já que a população mundial, principalmente brasileira, está sempre se deliciando com alimentos açucarados repletos de doce e carboidratos. Estamos sempre pensando que o excesso de açúcar ou de glicose faz mal à saúde (não que não seja uma verdade), quando a falta desse açúcar ou seja, dessa glicose, também pode causar sérios problemas em nosso corpo, inclusive a formação de um tumor. É por isso que devemos estar sempre atentos às dietas que nos colocamos para não corrermos risco de falta de açúcar e de glicose na corrente sanguínea. Por conta dessa falta, então, a insulina pode ser exageradamente produzida pelo corpo, prejudicando nossa saúde por algo tão banal. Enquanto na diabetes o corpo precisa de insulina, certos problemas também podem ser causados com o excesso dela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *