O que é ACTH Baixo? Hormonio, Glândulas e Tratamento

ACTH

O hormônio adrenocorticotrópico, conhecido por ACTH, é produzido pela glândula da hipófise anterior. O eixo hipotálamo-hipófise é o que o controla. Esse hormônio é capaz de regular a produção do cortisol e de androgênio. As doenças associadas ao ACTH incluem a doença de Addison, a síndrome de Cushing e a doença de Cushing.

O ACTH viaja para as glândulas supra-renais através da corrente sanguínea e retorna ao hipotálamo para interromper o ciclo. Os níveis desse hormônio, assim como o cortisol, são altos de manhã, normalmente e caem ao longo do dia, atingindo o nível mais baixo durante o sono. Isso é o chamado rito circadiano. Quando o hormônio adrenocorticotrópico atinge as glândulas supra-renais ele se liga à receptores que fazem com que elas liberem mais cortisol, resultando num aumento dos níveis de cortisol no sangue. E isso desencadeia um aumento no nível de outros hormônios como a adrenalina e a noradrenalina. O controle o do hormônio adrenocorticotrópico é feito por três regiões do corpo, o hipotálamo, a hipófise e as glândulas suprarrenais, o que envolve o eixo controlador.

Entendendo Melhor

O cortisol é um hormônio esteroide muito importante para regular o metabolismo da glicose, de proteínas e de lipídeos, também suprime a resposta imunológica e mantém a pressão arterial. A produção de ACTH aumenta quando os níveis de cortisol estão baixos e diminui quando os níveis de cortisol estão altos.

Quando os níveis de cortisol no sangue diminuem, o hipotálamo produz o hormônio liberador da corticotrofina, este estimula a produção de ACTH que por sua vez estimula a produção de cortisol nas glândulas suprarrenais.

A hipófise é uma glândula muito importante do sistema endócrino, que é um grupo de glândulas que produzem hormônios controladores do metabolismo, agindo sobre órgãos, tecidos e também sobre outras glândulas. Ela se localiza no centro do crânio, logo abaixo do cérebro.

ACTH

ACTH

Alguns problemas de saúde afetam a hipófise e também as glândulas suprarrenais. Com isso os níveis hormonais de ACTH podem ser alterados, alterando consequentemente os níveis de cortisol.

Altos Níveis de ACTH

Os altos níveis deste hormônio normalmente estão associados ao alto nível também do cortisol. E o aumento do ACTH se devem principalmente a algumas condições de saúde que causam isto.

A doença de Cushing é a causa mais comum para o aumento do hormônio. Um tumor não maligno pode crescer na hipófise, ele é chamado de adenoma. A partir disso ele começa a produzir quantidades muito excessivas de hormônio adrenocorticotrópico. A doença de Cushing não é a síndrome de Cushing, mas sim uma doença que é causada em pessoas que possuem a síndrome – para não confundir.

Hormônio ACTH

Hormônio ACTH

Além de um tumor na hipófise, pode ocorrer também a formação de tumor fora da hipófise, chamado de tumor ectópico. Ele também pode influenciar o aumento da produção do hormônio adrenocorticotrópico.

A doença de Adisson e a insuficiência adrenal também pode causar alteração nos níveis de ACTH. E neste caso, embora os níveis de cortisol normalmente estejam baixos, o nível do hormônio adrenocorticotrópico ficam altos.

Por último, a hiperplasia adrenal congênita, que se trata de um distúrbio genético, produz quantidades inadequadas de cortisol e aldosterona, causando consequentemente uma alteração na quantidade de hormônio adrenocorticotrópico.

Baixos Níveis de ACTH

Um tumor nas glândulas adrenais pode causar um distúrbio na produção do hormônio adrenocorticotrópico. Mas o tumor normalmente associado a síndrome de Cushing. A síndrome de Cushing causada por uso de medicamentos esteroides também podem causar queda nos níveis de ACTH.

A glândula pituitária pode ser afetada por muitos fatores de saúde e comorbidades. O hipopituitarismo, por exemplo, pode afetar a glândula e com isso os níveis de hormônio adrenocorticotrópico diminuem.

Outro motivo para baixar os níveis de ACTH é de efeitos colaterais devidos à uma cirurgia hipofisária ou também radioterapia.

Teste Laboratorial ACTH

O exame de ACTH serve para diagnosticar doenças relacionadas com as glândulas suprarrenais e com a hipófise. Como exemplo a doença de Cushing, a síndrome de Cushing, a doença de addison, tumores suprarrenais e tumores da hipófise.

Quando há sintomas relacionados à produção excessiva ou deficiente de cortisol, o médico pode solicitar um exame de ACTH, também quando há sintomas de desequilíbrio hormonal no geral, provocado por problemas nas glândulas suprarrenais e/ou hipófise.

O exame é feito por análise de uma amostra de sangue colhida de veia no braço. Para a preparação é necessário jejum completo de 12 horas no mínimo, normalmente.

Teste Laboratorial ACTH

Teste Laboratorial ACTH

O exame analisa a quantidade de hormônio ACTH no sangue. Este hormônio é produzido na glândula hipófise e estimula a fabricação de cortisol nas glândulas suprarrenais.

Quais Sintomas Sinalizam Para Desregulação Nos Níveis De Acth

O médico normalmente irá solicitar um teste de ACTH se caso você apresentar sintomas que indicam um aumento ou uma diminuição nos níveis normais de cortisol no sangue. Esses sintomas variam muito e normalmente estão associados a outros problemas de saúde.

  • Altos Níveis De Cortisol:

    • Obesidade
    • Rosto arredondado
    • Pele fina e frágil
    • Linhas roxas no abdômen
    • Músculos fracos
    • Acne
    • Quantidade aumentada de pelos no corpo
    • Pressão alta
    • Baixos níveis de potássio
    • Altos níveis de bicarbonato
    • Altos níveis de glicose
    • Diabetes
  • Baixos Níveis De Cortisol

    • Músculos fracos
    • Fadiga
    • Perda de peso
    • Aumento da pigmentação da pele em áreas não expostas
    • Perda de apetite
    • Pressão baixa
    • Baixos níveis de glicose no sangue
    • Baixos níveis de sódio
    • Altos níveis de potássio
    • Altos níveis de cálcio

Riscos E Efeitos Colaterais Do Teste De ACTH

Os testes para hormônio adrenocorticotrópico normalmente são bem tolerados e não causam efeitos colaterais além de não oferecer riscos. Entretanto algumas pessoas podem ter veias menores ou muito grandes e acabar dificultando a coleta. Com isso podem ocorrer sangramento excessivo, tontura, desmaio, hematomas ou sangue sob a pele, e, em casos graves (mais relacionados à exames realizados incorretamente), infecção local.

Tratamentos Após Resultados

O diagnóstico para doenças relacionadas à desregulação nos níveis de cortisol normalmente ocorre após a solicitação de outros exames. O teste de ACTH apenas sinaliza para o médico para onde ele deve seguir com os pedidos de exames.

Após diagnóstico de tumores secretores de ACTH, a cirurgia é a melhor opção e normalmente a única. Além disso, drogas como a cabergolina podem ser indicadas para normalizar os níveis de cortisol. Outro caso que requer cirurgia é se ao paciente for diagnosticado com hipercortisolismo devido à tumores nas glândulas adrenais. Em casos de Doença de Addison e outras, o médico irá solicitar os tratamentos com as drogas corretas, dependendo da situação e do grau da doença.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *