Como Devo Tomar Insulina? Injeção, Aplicação e Frascos

Pâncreas

O pâncreas é um órgão que produz dois hormônios muito importante para a regulação da taca de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon.

Logo após as refeições a taxa de açúcar sobe no sangue. A insulina é responsável por facilitar a entrada de glicose nas células e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. A glicose é utilizada para a produção de energia da célula e a insulina que a manda para as células ou o fígado. 

Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai e a pessoa pode ter hipoglicemia, a pessoa começa a sentir fraqueza, tontura e pode desmaiar. Então o pâncreas produz o glucagon que age no ficado e estimula a “quebra” o glicogênio em moléculas de glicose. Assim a taxa de açúcar é normalizada. 

Além desses dois hormônios, o pâncreas produz o suco pancreático que é muito importante no processo digestivo no intestino delgado. 

Diabetes Mellitus

A Diabetes é uma doença de base genética e hereditária. É a uma síndrome que resulta acumulo de glicose pelo organismo. O paciente apresenta deficiência na produção de insulina ou até a falta dela no organismo. Taxas muito altas de glicose no sangue de forma permanente causa hiperglicemia o que dá origem ao diabetes.

Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus

Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1: É a diabetes de menor incidência na população. É conhecida como diabetes juvenil ou autoimune, aparece já na infância ou na adolescência. O pâncreas não produz insulina suficiente e suas células sofre de autodestruição. Como tratamento o paciente tem de fazer uso de insulina diariamente. 

Diabetes tipo 2: Esse tipo de diabetes é a mais comum e é causada principalmente por uma dieta irregular e prejudicial, com excesso de refrigerantes, açucares, carboidratos, alimentos industrializados e ricos em gordura. Esses hábitos fazem com que o organismo desenvolva uma resistência à insulina produzida ou a ter deficiência em sua secreção.

Diabetes Gestacional: Ela ocorre quando os hormônios produzidos na gravidez pela placenta reduzem a ação da insulina. Para compensar o pâncreas aumenta a produção de insulina, para equilibrar o açúcar no sangue da mãe. As mulheres que não conseguem produzir essa insulina acumulam açúcar no sangue. É considerada assintomática e o recomendado é um acompanhamento do índice de glicose durante a gravidez.

Diabetes

Diabetes

Insulina: 

A insulina pode ser recomendada para auxiliar o tratamento de diabetes se o médico achar necessário para o paciente. Existem alguns tipos de medicamentos próprios para a diabetes do tipo 1, outros para a o tipo 2 e outros para ambos os tipos. A maior diferença entre elas é que pelos tempos que ficam ativas no corpo e o tempo que levam para agir no organismo. 

A insulinas geralmente são injetáveis que podem vir em fracos e canetas. Os fracos são de 10 ml (para usos com seringas de insulina) e o refis são de 3 ml (usados nas canetas de aplicação da insulina), assim como podem vir em canetas de aplicações descartáveis. Outra forma é a bomba de insulina e atualmente a Anvisa acaba de aprovar insulina inalável. 

Insulinas Injetáveis: 

Antes de aplicar a insulina o paciente tem de checar os seus níveis de glicose regularmente. 

As canetas podem ser reutilizáveis, encontrada em um refil de 3 ml, para se carregar a caneta. E há as canetas descartáveis que já vem carregadas e são dispensadas após o uso. A vantagens das canetas é que são fácies de carregar e garantem a dose certa. Desvantagens são para pessoas que tem que tomar dois tipos de diferentes de insulina, tendo de aplicar casa insulina separadamente. 

As Seringas de hoje em dia são bem menores de até 6mm. O que garante a aplicação com uma dor mínima. Vantagem para pessoas que tomam dos tipos de insulina no mesmo horário, pois o paciente pode se picar apenas uma vez. 

As bombas de insulina são um modo seguro e eficiente de fornecer insulina para o corpo. Com a ajuda da tecnologia, um aparelho eletrônico do tamanho de um celular ligado ao corpo por um cateter com uma agulha flexível. A agulha é inserida na região subcutânea do abdômen, braço ou coxa, e deve ser substituída a cada dois ou três dias. O médico a programa e o aparelho imita o funcionamento do pâncreas. Infelizmente o aparelho ainda não mede a glicemia. 

A nova insulina inalável é comercializado em pó, em cartuchos com três tipos de dosagem. A utilização é feita pelo paciente por meio de um inalador, a substância é levada ao pulmão e absorvida pela corrente sanguínea. Como se fosse uma bombinha para asma. As vantagens são é mais rápida do que a aplicação subcutânea e evita as picadas e as desvantagens são que pacientes com problemas pulmonares como asma e doença pulmonares, fibroses pulmonares e fumantes.

Orientações Básicas Para Aplicação De Insulina

Aplicação De Insulina

Aplicação De Insulina

Deve ser aplicada diretamente no tecido subcutâneo. O ângulo de aplicação varia em função da quantidade de gordura. Fazer uma prega com os dedos em forma de pinça é importante para se evitar que o musculo seja atingido. O músculo não deve ser atingido pois a insulina é absorvida mais rapidamente, assim poderá provocar hipoglicemia. 

Locais mais adequados para a aplicação de insulina: Abdome (barriga); Coxa (frente e lateral externa); braço (parte posterior do terço superior) e glúteo (parte superior e lateral das nádegas). 

É importante fazer um rodizio entre os locais de aplicação, para evitar o risco de lipohipertrofia (pontos endurecidos em baixo da pele) ou lipoatrofia (depressão no relevo da pele, ocasionada pela perda de gordura)

Outros Tratamentos: 

Apesar de existir o medicamento, o tratamento vai além do seu uso. É necessário aceitar a mudança do estilo de vida, é importante adotar uma alimentação saudável e regrada e a pratica de exercícios físicos. 

Apesar de ser uma doença que não tem cura. O paciente que segue as recomendações medicas vive mais e melhor. Lembre-se que um regime alimentar controlo não significa totalmente restritivo e há muitas atividades físicas que podem ser praticadas, você pode procurar a que mais lhe dá prazer. 

E se você tem casos de diabetes na família, o risco de ter a doença é maior, portanto você que quer evitar essa doença deve adquirir hábitos saudáveis desde cedo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *