O Que É ACTH? Para Que Serve?

Você sabe o que significa o chamado ACTH e qual sua finalidade?

O Que É O ACTH?

Bom, hoje vamos aprender um pouco mais sobre esse exame, que apesar do nome, é considerado simples e rápido, e realizado para que possam ser analisadas as quantidades de hormônios que estão presentes no organismo do indivíduo. Geralmente, esse tipo de exame, além de apresentar um quadro geral da situação hormonal do paciente, acaba também analisando se existe algum tipo de problema com duas glândulas, de forma mais específica, a glândula suprarrenal e pituitária.

O nome do exame, faz referência com um hormônio específico ,chamado de adrenocorticotrófico que tem como sua função base, o processo de realizar a estimulação da produção de cortisol no organismo do indivíduo. Esse hormônio chamado de cortisol, é muito importante para que a quantidade de glucose do organismo possa ser devidamente regulada, não sofrendo assim de picos ou quedas bruscas em sua quantidade em nosso organismo.

Além disso, o cortisol também é considerado essencial no processo de regulação de outras substâncias presentes no organismo do corpo humano, como as proteínas e também os lipídeos. Por fim, percebe-se também que esse tipo de hormônio, desempenha uma função essencial para que a pressão sanguínea do organismo seja devidamente regulada.

Para Que Serve O ACTH?

Esse tipo de hormônio é produzido por uma glândula específica, chamada de pituitária. Ele é produzido dentro da cabeça de todo indivíduo, de forma mais específica, logo abaixo do cérebro e é considerado um hormônio que tem por função, desempenhar o processo de regularização de todos os sistemas de nossos corpos, sendo assim, considerado de extrema importância.

É possível perceber também que os níveis desse hormônio em nosso organismo, trabalham de forma conjunta com o cortisol, fazendo então com que quando os níveis de ACTH estejam mais altos, haja uma redução considerável da quantidade de cortisol presente em nosso corpo, assim como um aumento no cortisol, significa uma redução na quantidade de ACTH.

ACTH

ACTH

Quando realizamos a medição da quantidade de ATCH em nosso organismo por meio do exame, é possível perceber qual a quantidade de cortisol presente no mesmo, que poderá ser considerado um problema em excesso ou uma grave redução do mesmo, quando existe algum problema na saúde do organismo do indivíduo.

Esse exame então, é realizado basicamente para se saber a medida exata de cortisol, e para que a partir disso, medidas referentes a saúde do individuo possam ser tomadas. Quando um organismo apresenta um déficit ou uma quantidade excessiva de cortisol, alguns problemas podem acabar acontecendo, como o desenvolvimento de doenças como a Doença de Addison e insuficiências no organismo como um todo.

Principais Sintomas

Existem alguns sintomas clássicos que poderão ser observados a partir de uma quantidade irregular de cortisol presente em nosso organismo, fazendo com que o paciente necessite procurar ajuda médica imediata, para que seu diagnóstico seja realizado de forma precoce, e as chances de melhora no tratamento sejam maiores.

É possível perceber que a desregulação da quantidade de cortisol no organismo pode causar problemas referentes a obesidade, aumento na fragilidade da ele, um desenvolvimento de fraqueza, principalmente na região muscular e em alguns casos, marcas com cores roxas pelo corpo.

Quando esses tipos de sintomas se desenvolvem pelo organismo do indivíduo, é necessário que a ajuda médica seja solicitada, e a partir de exames, as possibilidades de alguma disfunção hormonal serão avaliadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *