O Que É Bom Para O Pâncreas?

Pâncreas

O pâncreas é um órgão pequeno, de aproximadamente cerca de 100 g de massa e 15 centímetros de comprimento. Ele é dividido em três porções principais, que são chamadas de cabeça, corpo e cauda. Ele é definido como sendo um órgão glândula. Pois ele produz e secreta hormônios. Ele faz parte do sistema digestivo, junto com o duodeno (onde tem uma ligação com este), intestino e demais órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.

Este órgão é capaz de exercer uma função exócrina. Ele sintetiza o importante suco pancreático, que contem as enzimas mais importantes para a digestão dos alimentos. A amilase é capaz de digerir os carboidratos. A lípase tem a função de digerir todas as gorduras que ingerimos. E as proteases são as enzimas presente no suco que fazem a digestão das proteínas. A outra grande função do pâncreas é endócrina. Ele produz os dois hormônios mais importantes para controlar os níveis de glicose no sangue. São eles a insulina e o glucagon, que trabalham antagonicamente para este controle.

Como Cuidar do Pâncreas com a Alimentação

Cereais Integrais

Os cereais integrais fornecem muitas vitaminas, minerais e aminoácidos que são essenciais para a manutenção de todo o processo metabólico do corpo, mas especialmente evitando picos de insulina, com o desequilíbrio da produção desse hormônio no pâncreas. Por isso esses alimentos devem estar na rotina de quem deseja ter um pâncreas mais saudável.

Frutas Vermelhas

Frutas Vermelhas

Frutas Vermelhas

As antocianinas e o resveratrol são substâncias presentes nas frutas vermelhas, como o morango, a cereja, a amora. Elas são essenciais para prevenir a oxidação das células do pâncreas, ou seja, previnem o envelhecimento do órgão no geral, com isso ele trabalha muito bem por muitos anos na sua vida e não causa o diabetes tipo 2.

Iogurte e Kefir

Kefir

Kefir

Alimentos como o iogurte, o kefir e bebidas probióticas são muito importantes para a melhoria do sistema imunológico do corpo. Com isso, elas evitam a sobrecarga do pâncreas que é um órgão que acaba trabalhando em processos de cura de doenças. Então eles servem principalmente para poupar o pâncreas e prevenir seu envelhecimento.

Água Pura

Água Pura

Água Pura

Beber água pura, diferentemente do que muita gente imagina, é muito importante para evitar a desidratação dos tecidos dos órgãos essenciais, como o pâncreas. Tomar sucos, por exemplo, não tem nem de perto o mesmo efeito. Célula nenhuma trabalha sem hidratação, pelo contrário, muitas células desidratadas acabam sofrendo apoptose. O pâncreas tem a tendência de sofrer lesões e os processos depurativos são importantes para evitá-las. Somente ingerindo muita água pura isso é possível.

Alho, Aipo E Cebola

Alho

Alho

Esses três alimentos pertencentes a um mesmo grupo de vegetais são muito importantes e complementares para o pâncreas. O aipo possui uma substância chamada de apigenina, que auxilia na luta contra o câncer, pois ela induz essas células a sofrerem o processo de apoptose, ou seja, a morte celular. Já a cebola possui propriedades alcalinizantes e o alho, antibiótica. Então em conjunto esses três alimentos previnem e curam as principais doenças que acometem o pâncreas.

Proteínas de Fontes Vegetais

Proteínas de Fontes Vegetais

Proteínas de Fontes Vegetais

Ingerir proteínas é essencial para a saúde, entretanto é muito importante que no dia a dia, você tenha uma alta ingestão de proteínas de fontes vegetais. Isso porque elas possuem uma quantidade muito baixa de gorduras saturadas, evitando uma sobrecarga no pâncreas.

Vegetais Crucíferos

Vegetais Crucíferos

Vegetais Crucíferos

Esses vegetais são a couve, o repolho, o brócolis, os nabos, dentre outros. Eles são riquíssimos em muitos nutrientes e podem inclusive trabalhar diretamente na proteção deste órgão. Além disso, vegetais pertencentes à este grupo possuem ação de cura de câncer de pâncreas.

Frutas e Sucos

Frutas e Sucos

Frutas e Sucos

As frutas são riquíssimas em nutrientes que não existem em nenhuma outra fonte alimentar. Além disso são ricas em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e aumentam a imunidade, indiretamente, prevenindo doenças.

Entretanto existem algumas frutas que podem sobrecarregar a função pancreática, como as mangas e as bananas. Existe também uma maneira de não sobrecarregar o pâncreas, que é tomando sucos de frutas – sem açúcar – em jejum. Escolha frutas vermelhas, pois elas possuem menos calorias.

Chás

Chás

Chás

Os chãs são ótimos remédios naturais para a saúde do corpo no geral. Algumas ervas trabalham positivamente na saúde pancreática. O alecrim, a sálvia, o cardo mariano, alcaçuz, anis estrelado, chá verde, a tanchagem, dentre outros, são exemplos bons de chás fáceis de encontrar que aumentam a saúde e previnem doenças pancreáticas.

Uma maneira de desintoxificar o seu fígado é ficando uma semana ingerindo muita água pura e chás dessas ervas, juntamente com uma alimentação rica em vegetais, sem industrializados e principalmente, não fume nem ingira bebidas alcoólicas.

Dicas Extras Para Manter a Saúde do Pâncreas

  • Controle a sua glicemia pelo sangue ou urina, sempre que possível;
  • Não consuma bebidas alcoólicas com frequência;
  • Não fume;
  • Não se alimente em grandes quantidades, poucas vezes ao dia;
  • Evite ficar muito tempo em jejum;
  • Faça o controle do seu peso, tente não oscilar muito e mantenha um peso baixo, dentro do IMC ideal;
  • Pratique atividades físicas diariamente, alternando entre atividades cardiorespiratórias e treinamento com peso;
  • Evite a ingestão de alimentos açucarados
  • Coma mais peixes, legumes e nozes, pois são alimentos ricos em cromo, que controla os picos de insulina;
  • Faça o controle da pressão arterial regularmente.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *