O Que É Bom Para O Pâncreas?

Pâncreas

O pâncreas é um órgão pequeno, de aproximadamente cerca de 100 g de massa e 15 centímetros de comprimento. Ele é dividido em três porções principais, que são chamadas de cabeça, corpo e cauda. Ele é definido como sendo um órgão glândula. Pois ele produz e secreta hormônios. Ele faz parte do sistema digestivo, junto com o duodeno (onde tem uma ligação com este), intestino e demais órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.

Este órgão é capaz de exercer uma função exócrina. Ele sintetiza o importante suco pancreático, que contem as enzimas mais importantes para a digestão dos alimentos. A amilase é capaz de digerir os carboidratos. A lípase tem a função de digerir todas as gorduras que ingerimos. E as proteases são as enzimas presente no suco que fazem a digestão das proteínas. A outra grande função do pâncreas é endócrina. Ele produz os dois hormônios mais importantes para controlar os níveis de glicose no sangue. São eles a insulina e o glucagon, que trabalham antagonicamente para este controle.

Como Cuidar do Pâncreas com a Alimentação

Cereais Integrais

Os cereais integrais fornecem muitas vitaminas, minerais e aminoácidos que são essenciais para a manutenção de todo o processo metabólico do corpo, mas especialmente evitando picos de insulina, com o desequilíbrio da produção desse hormônio no pâncreas. Por isso esses alimentos devem estar na rotina de quem deseja ter um pâncreas mais saudável.

Frutas Vermelhas

Frutas Vermelhas

Frutas Vermelhas

As antocianinas e o resveratrol são substâncias presentes nas frutas vermelhas, como o morango, a cereja, a amora. Elas são essenciais para prevenir a oxidação das células do pâncreas, ou seja, previnem o envelhecimento do órgão no geral, com isso ele trabalha muito bem por muitos anos na sua vida e não causa o diabetes tipo 2.

Iogurte e Kefir

Kefir

Kefir

Alimentos como o iogurte, o kefir e bebidas probióticas são muito importantes para a melhoria do sistema imunológico do corpo. Com isso, elas evitam a sobrecarga do pâncreas que é um órgão que acaba trabalhando em processos de cura de doenças. Então eles servem principalmente para poupar o pâncreas e prevenir seu envelhecimento.

Água Pura

Água Pura

Água Pura

Beber água pura, diferentemente do que muita gente imagina, é muito importante para evitar a desidratação dos tecidos dos órgãos essenciais, como o pâncreas. Tomar sucos, por exemplo, não tem nem de perto o mesmo efeito. Célula nenhuma trabalha sem hidratação, pelo contrário, muitas células desidratadas acabam sofrendo apoptose. O pâncreas tem a tendência de sofrer lesões e os processos depurativos são importantes para evitá-las. Somente ingerindo muita água pura isso é possível.

Alho, Aipo E Cebola

Alho

Alho

Esses três alimentos pertencentes a um mesmo grupo de vegetais são muito importantes e complementares para o pâncreas. O aipo possui uma substância chamada de apigenina, que auxilia na luta contra o câncer, pois ela induz essas células a sofrerem o processo de apoptose, ou seja, a morte celular. Já a cebola possui propriedades alcalinizantes e o alho, antibiótica. Então em conjunto esses três alimentos previnem e curam as principais doenças que acometem o pâncreas.

Proteínas de Fontes Vegetais

Proteínas de Fontes Vegetais

Proteínas de Fontes Vegetais

Ingerir proteínas é essencial para a saúde, entretanto é muito importante que no dia a dia, você tenha uma alta ingestão de proteínas de fontes vegetais. Isso porque elas possuem uma quantidade muito baixa de gorduras saturadas, evitando uma sobrecarga no pâncreas.

Vegetais Crucíferos

Vegetais Crucíferos

Vegetais Crucíferos

Esses vegetais são a couve, o repolho, o brócolis, os nabos, dentre outros. Eles são riquíssimos em muitos nutrientes e podem inclusive trabalhar diretamente na proteção deste órgão. Além disso, vegetais pertencentes à este grupo possuem ação de cura de câncer de pâncreas.

Frutas e Sucos

Frutas e Sucos

Frutas e Sucos

As frutas são riquíssimas em nutrientes que não existem em nenhuma outra fonte alimentar. Além disso são ricas em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e aumentam a imunidade, indiretamente, prevenindo doenças.

Entretanto existem algumas frutas que podem sobrecarregar a função pancreática, como as mangas e as bananas. Existe também uma maneira de não sobrecarregar o pâncreas, que é tomando sucos de frutas – sem açúcar – em jejum. Escolha frutas vermelhas, pois elas possuem menos calorias.

Chás

Chás

Chás

Os chãs são ótimos remédios naturais para a saúde do corpo no geral. Algumas ervas trabalham positivamente na saúde pancreática. O alecrim, a sálvia, o cardo mariano, alcaçuz, anis estrelado, chá verde, a tanchagem, dentre outros, são exemplos bons de chás fáceis de encontrar que aumentam a saúde e previnem doenças pancreáticas.

Uma maneira de desintoxificar o seu fígado é ficando uma semana ingerindo muita água pura e chás dessas ervas, juntamente com uma alimentação rica em vegetais, sem industrializados e principalmente, não fume nem ingira bebidas alcoólicas.

Dicas Extras Para Manter a Saúde do Pâncreas

  • Controle a sua glicemia pelo sangue ou urina, sempre que possível;
  • Não consuma bebidas alcoólicas com frequência;
  • Não fume;
  • Não se alimente em grandes quantidades, poucas vezes ao dia;
  • Evite ficar muito tempo em jejum;
  • Faça o controle do seu peso, tente não oscilar muito e mantenha um peso baixo, dentro do IMC ideal;
  • Pratique atividades físicas diariamente, alternando entre atividades cardiorespiratórias e treinamento com peso;
  • Evite a ingestão de alimentos açucarados
  • Coma mais peixes, legumes e nozes, pois são alimentos ricos em cromo, que controla os picos de insulina;
  • Faça o controle da pressão arterial regularmente.

Saúde do Pâncreas

O pâncreas é um órgão com aproximadamente 15 centímetros que fica localizado atrás do estômago. Ele está relacionado com o sistema digestivo e o sistema endócrino do corpo humano. Ele é capaz de produzir e secretar o suco gástrico, que é uma substância aquosa rica em enzimas digestivas. Também é ele quem produz hormônios essenciais para o metabolismo, como por exemplo, a insulina e o glucagon.

Pâncreas

Pâncreas

Por isso, manter a saúde do pâncreas é mais do que essencial para manter a saúde do corpo todo. Com o pâncreas funcionando incorretamente, o desenvolvimento de diversas doenças pode ocorrer, e muitas delas são graves e podem levar à morte. Mas como saber se há alguma disfunção ou problema no pâncreas? Procure um médico se você sentir os sintomas listados a seguir.

  1. Cólicas Recorrentes no Abdômen

Se sentir dores difusas ou em todo o abdômen, pode ser um sinal de problema no pâncreas. A dor é mais na parte superior do abdômen, mas pode também ser mais difusa e espalhada. Alguns pacientes relatam a dor como um cinturão que aperta em volta do corpo, irradiando para a parte posterior em alguns casos.

  1. Náuseas, Vômitos e Mal Estar

Quando há algum problema na digestão, como falta de enzimas digestivas, podem ocorrer incômodos no estômago e causar náuseas, mal estar e vômitos. Isso pode estar relacionado a um mau funcionamento pancreático.

  1. Febre

Febres sem motivos, aliadas a má digestão, inchaço no abdômen ou cólicas, podem indicar que o pâncreas está com alguma inflamação.

  1. Perda de Peso sem Motivo

Muitas vezes, quando há problema de digestão relacionado ao pâncreas, o que ocorre é que os alimentos ingeridos não são digeridos corretamente. Com isso, os nutrientes não são absorvidos pelo órgão. Pode acontecer isso por existir a formação de cálculos biliares ou também por uma disfunção nas enzimas.

  1. Icterícia

Em casos graves de problemas no pâncreas, a icterícia pode estar presente e indicar tratamento urgente.

Principais Doenças Relacionadas ao Pâncreas

  1. Diabetes
  2. Câncer de pâncreas
  3. Pancreatite (crônica e aguda)
  4. Cistos no pâncreas
  5. Insuficiência pancreática

Como Cuidar da Saúde do Pâncreas com a Alimentação?

Vegetais

Consumir vegetais é saudável para praticamente todas as pessoas do mundo. Claro, os vegetais possuem macro e micronutrientes essenciais para manter a saúde do corpo em dia. Além disso, são ricos em diversas substâncias que podem auxiliar a evitar o envelhecimento e consequentemente também evitar que os órgãos e tecidos desenvolvam doenças. Pessoas com problemas no pâncreas ou pessoas com possibilidade de desenvolver alguma doença relacionada ao pâncreas deve apostar em consumir vegetais diariamente e com uma boa variação. A melhor forma de preparar os vegetais para manter seus nutrientes é cozido no vapor, entretanto é possível milhares de tipos de preparações para variar o cardápio.

Evite o Fumo

O fumo é um hábito que contribui fortemente para que o pâncreas desenvolva algum tipo de problema, então evite. Ele é responsável principalmente pela formação de tumores no pâncreas.

Aposte

  • Cúrcuma: este tempero é um anti-inflamatório e antioxidante natural. Ele auxilia na diminuição de dores no pâncreas e estimula a produção do hormônio insulina.
  • Orégano: O diabetes e a hiperglicemia estão relacionados com disfunção na produção de hormônios. Alimentos antioxidantes podem auxiliar a manter a saúde do pâncreas e evitar estes problemas. O orégano é rico em antioxidantes fenólicos e pode ser então um poderoso alimento contra essas doenças. Prefira a erva fresca.
  • Espinafre – O espinafre satisfaz as necessidades básicas do pâncreas. Ele é rico em ferro, que ajuda a prevenir inflamações. Combine-o com cebola para fazer uma salada ou tempere-a com alho para potencializar seu efeito natural.
  • Espinafre é também rico numa substância chamada MGDG (monogalactosyldiacylglycerol), que reduz as chances de desenvolver câncer de pâncreas;
  • Brócolis – O brócolis é rico em substâncias chamadas de flavonoides. Essas substâncias são capazes de combater células cancerígenas, evitando e tratando então qualquer célula que possa causar ou aumentar câncer no pâncreas. São nutrientes facilmente absorvíveis pelo corpo e auxiliam também na desintoxicação de órgãos internos.
  • Alho e Mel – Em jejum, misture alho com mel e água. Macere o alho com uma colher ou um macerador, acrescente mel e dilua em um pouco de água. Use esse shot pela manhã ao acordar, antes de tomar seu café da manhã. O alho é um antibiótico natural e, junto com o mel, possui um efeito mais potente ainda, já que o mel é rico em antioxidantes e nutrientes. É ótimo para ajudar na reparação dos tecidos do pâncreas.
  • Dente de leão – O dente de leão é uma erva desintoxicante. Ótima para limpar o pâncreas para que ele funcione inteiramente e consiga produzir o suco gástrico e as enzimas e hormônios. O chá de dente-de-leão desintoxica também o fígado e pode ajudar na reparação de tecidos. Já o extrato da raiz de dente-de-leão combate células cancerosas.
  • Uvas Vermelhas  -As uvas vermelhas possuem grande quantidade de resveratrol em uma porção. Essa substância é capaz de reduzir a inflamação de tecidos e órgãos. Com isso, é possível evitar e tratar a pancreatite, seja ela aguda ou crônica. Além disso, pode também auxiliar a evitar células cancerígenas no pâncreas. O vinho tinto também é rico em resveratrol. Entretanto o consumo de álcool todos os dias não é uma boa opção, já que ele é uma substância inflamatória.

Evite

  1. Frituras
  2. Industrializados
  3. Açúcares
  4. Refrigerantes
  5. Farinhas refinadas
  6. Gordura trans

Faça uma Desintoxicação

De tempo em tempo (isso só o nutricionista ou médico pode dizer) é interessante fazer um processo de desintoxicação. Isso porque a desintoxicação natural, feita pela alimentação, promove uma limpeza no órgão, auxiliando o melhor funcionamento deste. O pâncreas é responsável pela produção e regulação de diversos hormônios do corpo humano, como a insulina. Esses hormônios e enzimas estão muito ligados ao processo de digestão do alimento. Quando o pâncreas está sobrecarregado, ou seja, quando a pessoa está se alimentando há um tempo com alimentos difíceis de digerir (como industrializados, frituras, etc.) ele consequentemente tem seu desempenho reduzido. Dessa forma se inicia a formação de doenças no pâncreas, como por exemplo, o diabetes.

Para fazer um processo de desintoxicação você deve ingerir muita água ao longo do dia. Além disso, deve investir em frutas variadas – laranja, morango, manga, limão, kiwi e melancia são ótimas opções de frutas ricas em antioxidantes; também em verduras escuras, como a couve. Invista em shots antioxidantes em jejum. Combinações de mel com limão e própolis, cúrcuma com própolis e água, gengibre, limão e água.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *