Qual o Significado Clínico da Presença de Cetona na Urina?

O que são Cetonas na Urina?

As cetonas são compostos normalmente produzidos e formados no fígado, sendo decompostas e indo parar na urina. Quando os carboidratos não estão disponíveis em quantidade suficiente na alimentação para a digestão, eles não podem ser usados como fonte de energia e produção de ATP pelas mitocôndrias. Neste caso a gordura passa a ser usada como fonte de energia e o resultado é uma produção excessiva de cetonas. O resultado disso é um alto nível de cetona na urina.

As dietas low carb, muito na moda hoje em dia, realmente estão associadas a resultados surpreendentes de emagrecimento, ou seja, de perda de tecido adiposo, pois este acaba sendo usado como forma de energia no corpo. Entretanto pode causar um problema que é a cetona na urina. Vamos entender melhor.

O corpo produz as cetonas quando a glicose no sangue desce, a glicose desce quando o corpo começa a usar a gordura como fonte de energia. Não há pico de insulina gerado pela alta ingestão de carboidratos. Níveis baixos de cetona na urina não são nada prejudiciais. É normal e não causa consequências. Isso pode acontecer também depois de praticar atividade física por muito tempo com o estômago vazio.

Dietas Low Carb

Dietas Low Carb

O fato de ter cetona na urina não necessariamente é um problema. O problema é quando essa presença de cetona na urina indica que há excesso de cetona no sangue. No caso da diabetes, a cetona na urina pode indicar problemas mais graves do que em casos de pessoas não diabéticas – no caso de grávidas também. As cetonas são produzidas, na diabetes, quando a glicemia não está bem controlada.

Na diabetes tipo 1 a pessoa utiliza a insulina injetável para controlar a glicose. Se ela for mal utilizada, pode acontecer de o corpo não estar utilizando a glicose como energia (falta de insulina, por exemplo), mas sim a gordura, e aí então irá produzir cetonas em excesso.

Normalmente o médico deverá solicitar que eventualmente sejam rastreados os níveis de cetona na urina dos diabéticos, para dosar a quantidade de insulina. Se a glicose no sangue está superior a 240mg/L ou se o diabético passar mal pode ser necessário avaliar a cetona na urina.

As cetonas são ácidas e por isso quando há cetonas no sangue ele torna-se ácido. Este caso é chamado de cetoacidose e pode ser grave. Principalmente quando – em casos extremos – a cetona chega ao cérebro. É necessário tratamento imediato, pois os sintomas são graves e pode causar inclusive a morte.

Os primeiros sinais clínicos da cetoacidose são o aumento da sede, náuseas e vômitos. Isos leva à desidratação consequente.

Causas do Aumento de Cetona na Urina

  • Diabetes do tipo 1 descontrolada;
  • Cetoacidose diabética;
  • Jejum prolongado;
  • Problemas relacionados ao pâncreas;
  • Prática excessiva de exercícios físicos;
  • Dieta pobre em carboidrato e rica em gordura;
  • Gravidez;
  • Vômito frequente.

Muitas vezes a presença de cetona na urina não indica problemas, como já dito. Em alguns casos ela apenas pode ser o resultado de um jejum prolongado ou de prática excessiva de exercícios físicos. Entretanto, é necessário observar com atenção os sintomas, pois em casos de alguns deles, pode indicar problemas mais sérios com consequências negativas para a saúde.

Sintomas

  • Sede: A sede é um sintoma muito comum. O que acontece é que o corpo necessita produzir mais urina para eliminar a cetona em excesso e isso faz com que o corpo necessite de mais água para diluir.
  • Micção frequente: Além da produção de mais urina, o corpo irá ter mais urgência e necessidade de urinar. Com isso a micção é aumentada e o desejo de urinar se torna mais frequente.
  • Náuseas ou vômitos: Enquanto o corpo tenta eliminar o excesso de cetona do sangue pela urina, ele também aumenta a secreção de alguns sais como o sódio e o potássio. Esses minerais em níveis baixos causam sintomas como as náuseas e os vômitos.
  • Desidratação: Perder mais líquido pela urina pode levar à desidratação, mesmo que a pessoa sinta uma necessidade maior de ingerir líquidos.
  • Respiração pesada: Outro sintoma é a respiração mais pesada, que está associada com a cetona que está em excesso na corrente sanguínea.
  • Confusão: Um sintoma bem raro, mas que pode ocorrer é a confusão mental. Este está associado a casos graves, quando a cetona chegou ao cérebro. É o principal sintoma que indica tratamento médico imediato.

    Sintomas

    Sintomas

Exame

O exame de urina convencional é o primeiro exame que o médico solicita para medir o nível de cetona na urina. Uma fitinha muda de cor de acordo com a presença ou não da cetona. Mas este é um exame que pode ser alterado de acordo com a quantidade de água que a pessoa ingeriu. Por isso é importante seguir a recomendação exata do jejum que foi solicitado, assim você evita um resultado falso positivo ou falso negativo.

O que Fazer?

A prevenção sempre é o melhor remédio. Então se você não tem diabetes é relativamente simples evitar ou controlar a presença de cetona na urina. A primeira coisa a se fazer é cuidar da alimentação, tendo um balanceamento ideal e acompanhado de um nutricionista dos macronutrientes. Com a quantidade certa de carboidratos e gorduras, o corpo irá ter a energia necessária do carboidrato e da gordura sem formar cetona em excesso.

Nos casos em que a pessoa foi orientada a seguir uma dieta com baixa ingestão de carboidratos, para emagrecimento, o nutricionista deverá tomar o cuidado necessário para que não haja formação de cetona em excesso e causar problemas. Além disso, as pessoas em dietas low carb devem estar acompanhadas de um profissional de educação física para a realização de exercícios físicos corretamente.

Mas a prática de exercícios sempre é indicada. Para diabéticos, grávidas, para todas as pessoas. Cada uma deve praticar a atividade correta e indicada para o seu caso. Praticar exercícios físicos controla como o corpo absorve a energia e também o peso corporal e a quantidade de músculos, contribuindo para uma vida mais saudável.

Tratamentos Para Casos Graves

Altos níveis de cetona na urina podem indicar problemas graves, como já vimos. Nestes casos não basta apenas mudar os hábitos e a alimentação. É necessário tratamento médico. Os tratamentos podem incluir, por exemplo:

Reposição de fluidos por via intravenosa: Como já visto, a desidratação é um dos sintomas e quando em excesso pode causar graves problemas à saúde. Por isso a reposição de fluidos pode ser necessária como medida urgente para hidratação.

Substituição eletrolítica: Os níveis de alguns micronutrientes podem cair e causar problemas também, como o sódio e o potássio, muito importantes para regular o metabolismo no todo. Por isso pode ser necessária a reposição destes também.

Insulina: Outras situações podem indicar que a glicose não está sendo levada para as celular corretamente e a aplicação de insulina pode ser necessária apenas para regularizar a situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *