O que é Hormônio e Para que Serve?

Um fato que vem se mostrado cada vez mais necessário é o entendimento sobre nossa própria saúde. Em épocas de pandemia ir ao médico se tornou perigoso e não podemos nos dar ao luxo de sentir qualquer coisa que ir correndo para o hospital. Mas na realidade é que sempre precisamos entender um pouco mais sobre nosso corpo para que possamos cuidar mais de nós mesmos.

Saúde é algo sério que muitas vezes passa despercebido. Quando se trata de estética as pessoas comem de maneira saudável e praticam exercícios, porém acontece que a saúde necessita ser nossa prioridade e com essas atitudes básicas já conseguimos um padrão de vida com qualidade.

Por isso conhecer um pouco mais sobre algumas funções corporais é bem importante. Como por exemplo, a importância de dormir bem, de se tomar água e de se praticar exercício. Há muito mais por trás do que estética. Conhecer um pouco do funcionamento de seus órgãos ajuda a mantê-los melhor para caso haja alguma necessidade. Para isso a disciplina de biologia na escola é fundamental, pois mesmo que seja básica, você conhece melhor sobre o funcionamento de seu corpo e pode ter o mínimo de noção de possíveis doenças e sintomas. Há quem diga que há certas matérias na escola não farão diferença em sua vida profissional, mas sabemos que no pessoal ela é essencial.

Outro ponto importante de nosso corpo são os hormônios que ajudam na regulação de diversas células do nosso corpo e que as vezes pode ter algum comportamento anormal que precisa ser tratado constantemente. Vamos conhecer um pouco mais do nosso corpo?

Corpo Humano

Corpo Humano

Corpo Humano

Nosso corpo é formado por sistemas e dentro de cada um há vários órgãos que se unem para fazer um funcionamento exemplar que vemos ao longo dos nossos dias. Alguns detalhes acontecem de maneira microscópica que não sentimos, muito menos vemos. Ao longo do nosso cotidiano, não fazemos ideia da importância de cada um desses sistemas. Sentimos apenas nossa respiração e nossos batimentos cardíacos, por isso há pesquisas que indicam muito a meditação para que você possa sentir mais o seu corpo funcionando em momentos de silêncio.

O corpo humano se organiza em células que agrupadas foram tecidos que unidos formam órgãos e depois os sistemas e por fim o organismo como todo. Nossas células são sem dúvida o componente mais importante, ainda mais por serem microscópicas e darem origem a todo resto. Como é básico da biologia, somos seres eucariontes (com núcleo organizado, separado do restante da célula) e pluricelulares.

Nosso corpo possui diversos tecidos, como o muscular, o nervoso, o epitelial e o conjuntivo. Cada um com sua função primordial e dando sustância para o funcionamento dos órgãos. Os sistemas que agrupam esses órgãos podem ser representados pelo sistema cardiovascular, nervoso, muscular, digestório e outros.

Para ficar mais claro, imagine algumas células como osteoclastos e osteoblastos que forma o tecido ósseo, que é o principal componente dos ossos que por sua vez formam o sistema esquelético.

Células

Células

Células

Falando um pouco mais especificamente sobre células sabemos que podem ter diversas funções. As células betas são responsáveis pela produção da insulina que muitas vezes pode ocasionar a diabetes. Ou então a células adipócitos que armazenam as famosas gordurinhas. As células responsáveis pelo sangue e oxigenação do corpo são as hemácias e glóbulos vermelhos. Mesmo que seja microscópico, há muito valor no conhecimento das células.

Os neurônios se mostram de valor inestimável principalmente por serem células que transmitem os impulsos nervosos. Há muitos estudos informando sobre a não reposição do neurônio, o que sempre deixa muita gente preocupada. Por exemplo, quando você machuca e uma nova casquinha surge para cobrir o ferimento, isso é uma reposição de células que o corpo faz automaticamente, porém com os neurônios não ocorre bem assim.

Órgãos

Falar dos órgãos do corpo humano é muito complexo, pois eles representam grande funcionalidade do nosso corpo. alguns possuem funções bem específicas como a bexiga que apenas armazena a urina antes de ser excretada. Mas outros são importantes para o corpo todo como o coração que bombeia sangue oxigenado para todo o corpo.

O estômago é um órgão de extrema necessidade para que toda a comida que você ingere seja digerida com qualidade, ou seja, que os nutrientes sejam absorvidos para o funcionamento do corpo. Homens e mulheres possuem diferentes órgãos reprodutores, sendo os ovários para mulher e os testículos para homens. Nosso corpo é composto por vários órgãos essenciais, os quais podem ter suas próprias doenças, complicações e formas de agir em cada corpo, formando os sistemas.

Hormônios

Não faz parte de nenhuma das classificações feita acima, mas não deixa de ser essencial para nossa sobrevivência. Os hormônios são produzidos por glândulas, neurônios e tecidos especializados e se locomovem pelo corpo através do sangue, possuem uma ação mais prolongada que conseguem trazer diversas sensações para o corpo humano.

Eles são responsáveis pela sexualidade, pelo crescimento e pelo metabolismo. A palavra hormônio vem de origem grega que significa movimento ou estímulo. São mais de cinquenta tipos de hormônios produzidos em nosso corpo.

Quando chegam no sangue atuam exclusivamente nas células-alvo, ou seja, apenas em determinadas células que o hormônio agirá de uma maneira diferente. Há uma ligação específica que faz com que a célula receptora possuindo uma proteína capaz de unir ao hormônio. Os esteroides são um dos poucos hormônios que se comunicam com seu receptor direto no citoplasma e não na membrana como a maioria.

Hormônios

Hormônios

Existe um tipo de hormônio específico que ajuda na própria regulação da produção dos outros hormônios, sendo chamados de trópicos, como por exemplo o tireoideotrópicos e os gonadotrópicos, atuando na tireoide e nos testículos/ovários respectivamente.

Há algumas glândulas específicas que produzem hormônio além da endócrina. Todas elas são muito importantes: Tireoide, Testículos, Ovários, Hipófise, Paratireoide. Os principais hormônios produzidos pelo corpo humano são: insulina, glucagon, adrenalina, antidiurético e hormônio do crescimento. Sendo os dois últimos os mais importantes.

O hormônio do crescimento é responsável pelo desenvolvimento da massa muscular e alongamento dos ossos, sendo produzido na hipófise. Já o antidiurético atua diretamente nos rins para auxiliar na excreção da água do corpo, sendo essencial para manter a pressão sanguínea e o volume de urina regulado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *