O Que Acontece Quando o Cortisol Está Muito Baixo?

O corpo humano funciona como uma máquina. E toda máquina possui peças que, unidas, fazem o sistema como um todo funcionar. Sendo assim, se algo está errado com uma peça separadamente, todo o organismo sofre, e seu andamento não ocorre perfeitamente.

Os hormônios são um tipo de substância produzida pelo nosso organismo, e que atuam no controle de diversas funções. Com isso, o nosso corpo se manterá sempre forte e saudável, e funcionando corretamente.

O cortisol é uma dessas peças que compõe o corpo humano, e por isso, tanto o seu aumento quanto a sua diminuição podem ocasionar problemas significativos para a sua saúde.

Você acha que está com algum problema hormonal e te disseram que pode ser o cortisol baixo? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre a ação desse hormônio em seu corpo.

O Que é o Cortisol?

Ele é um dos hormônios do corpo humano, é um esteroide e possui participação no metabolismo de proteínas e lipídios. Além disso, ele atua diretamente na manutenção da pressão arterial.

Outra função do cortisol é regular o sistema imunológico, e ajudar na regulação dos níveis de glicose no sangue. Sendo assim, ele precisa estar em nosso organismo na quantidade ideal para que tudo funcione bem.

Cortisol

Cortisol

Caso haja diminuição dos níveis do cortisol, o organismo todo irá sentir as consequências, já que esse é um hormônio extremamente importante para o corpo humano.

Qual o Efeito do Cortisol no Organismo?

A função desse hormônio no organismo é de regular e controlar o estresse, diminuir as inflamações do corpo, ajudar na manutenção do sistema imune e manter os níveis de açúcar regulares.

Os níveis de cortisol não são constantes, eles variam durante todo o dia e dependem da relação com a serotonina.

O Que Acontece Quando o Cortisol Está Muito Baixo?

Antes de mais nada, para compreender as consequências quando o quando o cortisol está em um nível muito baixo, é necessário conhecer cada sintoma que esse problema ocasiona no organismo do ser humano, sem a existência de outros problemas relacionados.

  • Fadiga

O cortisol prejudica o processo de contrações dos músculos e, por isso, ocasiona fadiga.

  • Anemia e infecções frequentes

A diminuição desse hormônio prejudica a formação de algumas células sanguíneas, e isso prejudica diretamente a imunidade.

  • Febre ALTA

Pois o corpo, ao sentir alguma inflamação pode dar sinais disso em forma de aumento da temperatura. 

  • Falta de apetite

Esse hormônio provoca a diminuição da fome no organismo. 

  • Hipoglicemia

A diminuição desse hormônio torna mais difícil a função do fígado de liberação de açúcar no sangue.

  • Pressão baixa

A diminuição do cortisol prejudica a regulação nos vasos que irrigam o coração. 

  • Dor nas articulações ou nos músculos

A alteração dos níveis de cortisol pode causar sensibilidade e fraqueza nesses locais.

Mulheres Grávidas e o Que Acontece Quando o Cortisol Está Muito Baixo

Mulheres Grávidas

Mulheres Grávidas

Para as gestantes, também é importante que o cortisol não fique com níveis muito baixos. Pois, se esse problema não for tratado, o desenvolvimento do feto poderá ser prejudicado.

Os órgãos do bebê que mais poderão sofrer com a diminuição do cortisol são cérebro, olhos e pulmões. Caso a gestante perceba a recorrência de alguns desses sintomas citados acima, deverá contactar logo o seu médico, para que ele faça a averiguação do quadro.

Quais as Causas do Cortisol Baixo?

Para que você possa compreender quais são as causas do baixo cortisol, é preciso entender primeiro que qual a causa do problema, e que esta se encontra na própria glândula responsável pela sua produção, que é a suprarrenal.

O mal funcionamento dessa glândula pode ocorrer por alguma infecção, inflamação, presença de células tumorais, ou câncer no cérebro.

No entanto, existem outras possíveis causas como, por exemplo, a interrupção de medicamentos corticoides. Pois, quando usados por muito tempo, eles inibem a produção do cortisol. Prednisona é um dos medicamentos que pode causar essa diminuição na produção do hormônio.

Outra causa bem comum do cortisol estar muito baixo é a depressão. Afinal de contas, a falta de serotonina ajuda a diminuir os níveis de cortisol no organismo.

Como Descobrir Quando o Cortisol Está Muito Baixo?

O clínico geral irá avaliar os sintomas que o paciente está apresentando, e poderá solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico.

Os exames irão quantificar a presença desse hormônio no sangue, na urina ou até mesmo na saliva. Após o resultado, junto com a anamnese, o médico poderá tratar a deficiência de cortisol no organismo.

Como Tratar o Cortisol Baixo

A escolha do tratamento adequado estará de acordo com o grau de deficiência, e isso só poderá ser identificado depois dos exames. Quando a deficiência é bem grave, o problema é solucionado com a reposição do hormônio.

Medicamentos corticoides deverão ser prescritos pelo endocrinologista, médico especialista na área dos hormônios do organismo. Ele poderá prescrever para o paciente a hidrocortisona ou então a prednisona, por exemplo, para normalizar a quantidade de hormônio.

Porém, é importante frisar que esse tratamento irá ajudar a normalizar a quantidade do hormônio. Mas não irá atuar na verdadeira causa do problema. A causa dessa deficiência deverá ser averiguada. Para, logo em seguida, ter um tratamento específico.

Quando a causa for um tumor cerebral, nesse caso é importante verificar a possibilidade de retirada cirúrgica. Se o problema tiver sido causado por uma inflamação, ou por uma infecção, é possível que o médico prescreva outros medicamentos para tratar o problema da glândula que produz o cortisol.

Se o motivo da baixa do cortisol for depressão ou incidência crônica de estresse, a indicação de medicamentos antidepressivos, bem como orientações de tratamentos do psiquiatra, deverá ser seguida à risca para sanar o problema.

Além das ações medicamentosas, outras formas de tratamentos para a depressão podem ser associadas, como a realização de ativas terapêuticas ou exercícios físicos.

Alimentos que ajudam na produção da serotonina também podem ajudar na melhora da depressão e, por consequência, melhoram a produção de cortisol. Alguns dos alimentos que você deverá inserir em sua dieta são:

  • Queijo
  • Castanhas
  • Banana
  • Amendoim

O Cortisol e o Estresse

Mulher Estressada

Mulher Estressada

Muitas pessoas chamam o cortisol de hormônio do estresse, pois quando há picos de estresse, há alterações drásticas tanto no aumento (em maior incidência), como na diminuição desse hormônio.

Algumas doenças e síndromes relacionadas ao estresse sempre possuem ligação direta com esse hormônio, em geral com o seu aumento rápido e sem controle.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *