O Que É Limiar Renal Da Glicose?

Naturalmente, em pessoas saudáveis, a glicose não é eliminada pela urina, mas sim reabsorvida quando ela passa pelas células tubulares dos rins, ou seja, ela é filtrada completamente. Entretanto, em algumas pessoas, como no caso de pessoas com Diabetes Mellitus não controlado, a glicose acaba sendo eliminada juntamente com a urina, por estar em quantidades excessivas no sangue.

Nestes casos ela ultrapassa o limiar renal da glicose, ou seja, é a chamada Glicosúria. Na verdade, na glicosúria renal, a pessoa pode eliminar a glicose pela urina mesmo quando esta está em concentrações normais no sangue – neste caso isso ocorreu devido à altuma patologia ou defeito nas células tubulares dos rins, que não foram capazes de filtrar a glicose que passa do sangue. A glicosúria renal, causada por este fenômeno, não possui sintomas muito graves ou consequências perigosas. A análise da urina pode ser útil para o Diabetes e hiperglicemia nestes casos. Normalmente a glicemia é medida analisando o sangue da pessoa, mas esta é também outra maneira.

Como é a Glicosúria?

O túbulo contornado proximal dos rins reabsorve toda a glicose, ou quase toda, que vem do sangue já filtrada. Mas quando o paciente tem casos de hiperglicemia, por exemplo, ele ultrapassa o limiar da glicose e aí a urina irá conter quantidades grandes de glicose que pode ser observada pela coleta da mesma.

Para que seja considerado glicosúria, a quantidade de glicose será entre 160 mg/dL a 180mg/dL. É muito importante que seja feito essa análise, pois mesmo quando o paciente tem quantidades normais de glicemia no sangue, ele pode ter glicosúria e estar excretando glicose na urina e isto não é normal do metabolismo, pois ela normalmente é absorvida inteiramente antes de chegar à urina.

A glicosúria pode acontecer por três motivos principais. A glicosúria renal acontece quando o paciente tem quantidade controlada de glicose no sangue, ou até baixa, mas na urina a glicose é alta e isso acontece devido ao mal dos rins. Na glicosúria dos diabéticos, ela pode acontecer quando esta não está controlada e aí a glicose ultrapassa o limiar renal, com isso a urina fica com quantidades altas de glicose porque os rins não dão conta de filtrar tudo. E na gravidez também pode acontecer a glicosúria porque o sangue é filtrado muito mais rápido e as vezes pode acontecer de não dar tempo de filtrar e reabsorver toda a glicose, por estar em alta quantidade.

Exame

Exame de Glicosúria

Exame de Glicosúria

O teste da glicosúria pode ser feito em laboratório ou até mesmo em casa e, neste caso, basta comprar tirar própria para isto em qualquer farmácia e realizar o teste conforme manda a bula – o paciente tem que urinar nas tirar e aguardar o resultado. No laboratório deve-se levar a urina coletada em recipiente próprio e em horário certo.

Além do teste de urina para glicosúria, existem outros exames, além da glicemia no sangue, que servem par controlar e monitorar a hiperglicemia e a diabetes. Estamos falando da glicemia capilar e da glicohemoglobina, que são também feitas com testes de farmácia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *