O Que É Lipohipertrofia? Insulina, Injeções E Tratamento

Diversos tipos de tratamentos podem acabar fazendo com que algumas sequelas sejam desenvolvidas no corpo do paciente, fazendo então com que seja necessário ao longo de sua vida, acabar adaptando sua rotina a essa nova versão de seu organismo, que irá trabalhar de forma diferente, a partir de novas situações ocasionadas em seu corpo. A lipohipertrofia é um desses casos, e é desenvolvida geralmente em pessoas que apresentam algum tipo de relação com a própria diabetes e todas as sequelas que o tratamento da mesma pode causar.

O Que É A Lipohipertrofia

A lipohipertrofia é considerada um tipo de efeito colateral, que é visto de forma muito usual dentre todos os pacientes que realizam algum tipo de tratamento para problemas de insulina no organismo, principalmente em casos onde a diabetes é relacionada a uma quantidade de produção de insulina, considerada inferior a necessária pelo organismo do paciente. Geralmente, esse problema aparece após um longo período de tratamento, e uma das principais formas de descobrir sua presença no corpo do individuo será por meio da análise de possíveis lesões, ocasionadas por meio de algumas lesões fibrosas e com baixa vascularização, que ficam localizada de forma mais exata, na parte do tecido adiposo subcutâneo.

É necessário entender que infelizmente, ainda não se é possível saber toda a causa desse tipo de problema que poderá ser ocasionado durante o tratamento da doença de diabetes, principalmente pelo fato de que a mesma ainda é pouco esclarecida no ambiente cientifico, deixando muitas questões em aberto que podem se tornar grandes duvidas de pacientes e também dos próprios médicos e cientistas.

Lipohipertrofia

Lipohipertrofia

Mesmo com causas não totalmente esclarecidas, se é possível observar que existem alguns fatores que podem ser considerados pré dispostos, em algumas pessoas de forma mais exata, fazendo com que as mesmas acabem se tornando refém desse problema. Além disso, algumas outras causas como toda a duração do tratamento insulínico, muitas vezes considerado esse um processo extremamente longo pode também acabar fazendo com que o paciente desenvolva em seu organismo a lipohipertrofia. O reuso da agulha também é considerado um desses processos que podem fazer com que seja aumentada a disposição ao desenvolvimento desse problema, essa como em pessoas que acabam aplicando sua insulina por um grande período, em uma mesma parte de seu corpo.

Causas Do Desenvolvimento Da Lipohipertrofia

A falta de habilidade para se fazer a aplicação da insulina, principalmente a questão de uma baixa rotação de lugares em que a mesma é aplicada no corpo do paciente, pode ser considerado um fator de extremam importância quando falamos desse tipo de situação. Segundo alguns pacientes, assim que a lipohipertrofia é diagnosticada, para os mesmos, se torna um processo a inda mais cômodo realizar a aplicação da insulina no local indicado. Isso aconteceria em decorrência ao fato de que segundo eles, a aplicação poderia ser realizada de uma forma diferente, já que a sensibilidade da pele estaria afetada, fazendo com que o processo de aplicação da substância possa ser ainda mais indolor.

Pesquisas Sobre A Lipohipertrofia

Com isso, algumas pesquisas acabaram sendo realizadas, a fim de poder avaliar em paciente que já apresentavam um diagnostico da lipohipertrofia, todo o seu processo de continuação do tratamento, e também a influência do diagnostico na própria aplicação da insulina, por exemplo.

Se foi possível facilmente perceber então que os pacientes que assim eram diagnosticados, acabaram por realizar a aplicação da insulina no mesmo local. O estudo tinha como objetivo avaliar a diferencia que poderia s sentida no tratamento da doença em si, nos pacientes que realizavam a aplicação dessa substancia no mesmo local, e em um período maior de tempo, em comparação com outros pacientes, que de alguma forma, realizavam algum tipo de rotação dos locais indicados para a aplicação da mesma no corpo do paciente. Com isso, seria possível fazer com que outras áreas, além da atingida pela lipohipertrofia fossem avaliadas, com o intuito de procurar por possíveis diferenças entre cada uma delas, principalmente quando falamos sobre diferenças em seus resultados.

Redução Na Absorção Da Insulina Devido A Lipohipertrofia

Segundo a pesquisa, foi possível perceber que nos pacientes onde a aplicação era realizada de forma exclusiva em apenas um lugar de seu corpo, por uma maior tempo, ou em pacientes que já apresentavam um caso de lipohipertrofia e realizavam a aplicação no local afetado apresentavam um quadro de menor absorção da insulina.

A redução da quantidade da insulina absorvida por também causar alguns tipos de problemas de saúde para a vida do paciente, que poderiam fazer com que o mesmo desenvolvesse um aumento em seu corpo, quanto ao nível de glicemia. Assim, fica claro que a absorção da substância quando realizada por um local afetado pela lipohipertrofia não é considerado ideal, já que a quantidade da mesma não será a recomendada, levando a uma deterioração do organismo do paciente de forma ainda mais prejudicial.

Aplicação de Insulina

Aplicação de Insulina

É importante então que os pacientes se mantenham atentos ao fato de que por mais que seu médico realize uma indicação de tratamento correto, com a aplicação ideal da quantidade de insulina em seu corpo, é necessário também que o paciente siga toda a recomendação, fazendo um rodizio dos locais onde a insulina será aplicada, tomando as medidas necessárias para a realização desse processo sem nenhum tipo de contaminação, e sem que machuque a própria pele.

O Tratamento Da Lipohipertrofia

É muito importante que após o diagnostico do desenvolvimento desse tipo de problema no corpo do paciente, que o mesmo acabe realizando medidas para que o avanço da lipohipertrofia seja freada. Assim, geralmente acaba sendo recomendado pelo médico especialista alguns processos que podem fazer com que haja uma cicatrização da área, além de também poder fazer com que a mesma acabe não desenvolvendo problemas dermatológicos em maiores escalas.

O principal passo durante o tratamento, será a realização de mudanças nos locais de aplicação da insulina, para que não seja necessário forçar a pele a continuar sendo perfurada, o que diminui sua eficiência e também gera problemas para a região. Em casos mais específicos, onde o tecido adiposo já estará mais comprometido, será necessária uma avaliação médica mais rigorosa, que possa devidamente garantir uma cicatrização interna da região, necessitando em alguns casos de intervenções cirúrgicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *