A dengue é uma doença que pode fazer com que diversas pessoas acabem desenvolvendo outros problemas, e que é transmitida pelo mosquito da dengue, ou o Aedes aegypti. A transmissão desse vírus se dá pelo próprio mosquito, que irá agir como um órgão transmissor da mesma. Porém, algumas pessoas podem acabar com dúvidas se a picada em seu braço, por exemplo, será realmente derivada desse mosquito transmissor.
Primeiramente, caso o mosquito responsável pela picada, possa ser devidamente capturado, será possível identificar algumas características no mesmo que poderão identificar se esse será o caso de um mosquito transmissor da dengue.
Como É O Mosquito Da Dengue
O mosquito da dengue apresenta uma característica diferente dos demais mosquitos, e que acabam o classificando frente aos demais de forma mais fácil. É necessário saber que além da dengue, o mosquito também é transmissor de outras doenças, como a febre amarela. Uma das principais diferenças entre o mosquito da dengue e os demais é o seu tamanho reduzido e também suas cores, que se mesclam entre um preto com algumas linhas brancas na região superior de seu corpo, além de também cores em suas pernas. As asas do mosquito da dengue são translucidas e os mesmos acabam não fazendo muito barulho, como os famigerados pernilongos.
Porém, é necessário se manter atento pois apesar de serem quase iguais, o macho e a fêmea desse tipo de inseto apresentam algumas diferenças. A primeira diferença entre os dois é relacionada ao fator de que o macho, como outras espécies existentes desse mesmo tipo de mosquito acabam se alimentando de forma exclusiva de frutas, o que não é o caso da fêmea.
A fêmea acaba necessitando de mais nutrientes para sua alimentação, pelo fator principal de auxiliar o processo de amadurecimento de seus ovos, fazendo com que então, a mesma necessite se alimentar de sangue, possibilitando a transmissão do vírus.
Além disso, esses mosquitos em todas as fases de sua vida acabam se desenvolvendo de forma mais rápida quando estão próximos a água. Assim, será possível perceber que o deposito dos ovos desse mosquito serão depositados em lugares úmidos e com grande presença de água.
Esse tipo de mosquito é encontrado em maiores quantidades em regiões urbanas, principalmente em residências e lotes abandonados, onde existe o acumulo de agua em maiores quantidades e sem grande supervisão. O mosquito da dengue não é o tipo de mosquito que apresenta uma grande resistência a temperaturas consideradas muito baixas.
Assim, ocorrerá a transmissão do mosquito, já que a fêmea do mosquito da dengue irá entrar em contato com a corrente sanguínea do indivíduo, fazendo com que o mesmo acabe desenvolvendo problemas em sua saúde.
Como Saber Se Estou Com Dengue?
É importante saber que a dengue é um tipo de doença que irá ser diagnosticada por meio de seus sintomas primeiramente, já que a mesma poderá ser definitivamente confundida com outros tipos de doenças.
Os primeiros sinais dessa doença então serão os sintomas da dengue, fazendo com que seja necessário procurar um médico responsável. Além disso, é importante saber que a dengue não poderá ser transmitida entre uma pessoa e outra.
Quais São Os Sintomas Da Dengue
A dengue pode se desenvolver no corpo do indivíduo como uma forma de doença assintomática, fazendo com que não haja manifestações dos sintomas que seriam considerados como uma alerta da doença, ou também em forma de doenças mais graves, principalmente em casos onde a dengue já se desenvolveu de uma melhor forma no corpo do paciente, podendo causar casos de hemorragias a até mesmo a morte em casos mais graves.
De forma geral, existem alguns sintomas que podem ser considerados usuais nesse caso como a febre. A febre acaba sendo na maioria das vezes, o primeiro sintoma do desenvolvimento dessa doença em seu organismo, chegando a temperaturas muito altas e podendo durar cerca de sete ou oito dias.
A Febre E Outros Sintomas Da Dengue
Juntamente com a febre, outros sintomas acabam também sendo considerados, como as dores de cabeças. As dores de cabeças são sintomas clássicos da dengue, juntamente com dores em todo o corpo, mas de forma mais precisa, por volta de suas articulações, sensações de fraqueza, cansaço e também dores atrás dos olhos dos pacientes. Em alguns casos, é possível perceber também o desenvolvimento de outros sintomas, que podem chegar a náuseas e vômitos e também a erupções cutâneas.
Durante o desenvolvimento da febre na doença, é possível acabar a confundindo com outros tipos de doenças ou enfermidades, e isso acaba sendo um grande problema durante o diagnóstico da doença que poderá ser devidamente atrasado. É importante que ao perceber que a febre e dores de cabeça estão se mantendo constante, que o paciente procure um médico o mais rápido possível, para então, apresentar um caso tratado mais facilmente.
A cura da doença acaba acontecendo assim que os sintomas se cessam, o que será perceptível ao longo dos dias, principalmente em pacientes que realizam algum tipo de tratamento com recomendações de seu médico especialista.
Tratamento Da Dengue
Mesmo que você esteja já no estágio final da doença, e acredite que não existe necessidade de se consultar um médico, esse é um processo considerado altamente recomendado, já que poderá prevenir casos de desenvolvimentos de maiores problemas.
Em casos onde o paciente acaba não procurando auxilio medico, a doença pode acabar aparentando estar em seu fim, mas em alguns casos, poderá até mesmo desenvolver outros problemas que causarão hemorragias, por exemplo.
Mesmo sendo um caso de contaminação que poderá ser mais leve, a supervisão de um médico é considerado um processo necessário. Hoje, existem cinco tipos de dengue diferentes, e para cada uma delas, uma forma ou abordagem do tratamento diferente, que só poderá ser recomenda por um médico especialista.
Geralmente, nos casos considerados mais leves, o paciente irá ser encaminhado para sua casa de onde ira continuar o tratamento. O tratamento da dengue não oferece possibilidade de atingir diretamente o vírus, mas sim potencializar o corpo do indivíduo para que o mesmo seja capaz de eliminar de forma natural o mesmo.
Assim, o paciente de sua própria casa poderá se manter em repouso, sobre hidratação e outros tipos de recomendações, até que o vírus seja completamente eliminado do corpo do paciente.