Olho Seco: Tratamento e Sintomas

Há diversas doenças e mal estar que incomodam a todos nós, o problema é que muitas vezes não são diagnosticados de forma correta e, por isso, não são tratados como deveriam, fazendo com que pessoas convivam com elas durante toda a vida. Dentre esses males está o olho seco. O nome parece estranho, mas a doença existe.

Consulte Um Médico

Consulte Um Médico

O Que é Olho Seco?

O olho seco é um problema ocasionado nos olhos, como o próprio nome já diz, e se manifesta basicamente quando o paciente passa a produzir uma quantidade insuficiente de lágrima para lubrificar o globo ocular, ou ainda quando a lágrima produzida é deficiente em algumas de suas substâncias, tendo esses dois fatores: pouca quantidade ou má qualidade.

Quando um desses fatores ou até os dois se manifestam, podem chegar a produzir partes secas nos olhos e, especialmente, sobre a córnea, o que leva ao aparecimento de diversos tipos de lesões locais.

Basicamente, a doença do olho seco pode ser relatada como sendo uma má umidificação e lubrificação do olho. Muitas pessoas sofrem com ela, porém, é muito difícil de obter um diagnóstico preciso, especialmente em razão dos sintomas serem comuns a diversas outras doenças, como alergia, por exemplo.

Como as Lágrimas Se Produzem? São Responsáveis Por Quais Funções?

As lágrimas são formadas em uma das glândulas de nosso corpo, chamadas de glândulas lacrimais, que estão localizadas na órbita óssea e nas pálpebras inferiores. Estas glândulas são guiadas pelo sistema nervoso involuntário e produzem dois tipos de lágrimas:

Lágrimas reflexas: são produzidas através de um estímulo de fora, como emoção, nervosismo, irritação, e têm como função principal o enxague dos olhos. Quando são liberadas pelas glândulas, elas se espalham por toda a parte externa do olho e pálpebra, encontrando vazão até o nariz, através do canal lacrimal.

Lágrimas basais: elas também são chamadas de constantes, tendo como principal função a alimentação da córnea, além de lubrificar os olhos, facilitando a visão e defendendo o órgão de corpos estranhos e infecções.

Elas são tidas como um mecanismo do organismo que protege os olhos e ainda ajudam a criar uma película corneana de forma regular e, com isso, a visão se mantém clara e sem o aparecimento de possíveis distorções, causando um perfeito conforto nos olhos.

Além dos vários tipos de lágrimas, elas ainda são compostas por três camadas distintas, a externa (lipídica) – responsável por prevenir a evaporação do líquido nos olhos; a aquosa – que promove a nutrição da córnea; e a mucina –  responsável por umidificar o epitélio  da córnea.

Sintomas do Olho Seco

Essa doença ocular, conhecida como olho seco, se manifesta através de variados sintomas, cujos principais são:

  • sensação de que há algo incômodo nos olhos
  • sentir que há grãos de areia nos olhos
  • queimação
  • aspereza
  • sensibilidade à luz forte
  • olhos lacrimejantes
  • visão de arcos coloridos
  • leve ardor

Quais as Causas do Olho Seco

Há diversos fatores que podem causar este tipo de patologia, dentre eles estão o tipo de ambiente, como: vento em excesso, ensolarado, clima seco, contaminação ambiental, poluição, calefação, lugares mal ventilados, ar condicionado, além do grande vilão, o monitor de computador que tem a propriedade de aumentar a evaporação lacrimal causando o olho seco.

Tem diversas doenças que podem estar associados à doença de olho seco, como a artrite, sarcoidiose, lúpus, alergias de pele e ainda a Síndrome de Sjorgren. Também há comportamentos que indicam o aparecimento da doença e ainda agravando os sintomas quando já está estabelecida, especialmente a lente de contato.

Medicamentos Que Podem Ser Usados no Tratamento

Há certos medicamentos que auxiliam no tratamento e podem amenizar os sintomas causados pela doença, pois ajudam o organismo na produção das lágrimas. Porém, há outros que ao invés de ajudar no problema acabam atrapalhando. Entre os mais utilizados estão os antidepressivos, anti-histamínicos, tranquilizantes, pílulas para dormir, pílulas anticongestivas, diuréticos, além de anestésicos e medicamentos que controlam a hipertensão arterial, chamados de betabloqueadores. Outros ainda causam efeitos nocivos, como os de transtornos digestivos e anticolinérgicos.

Como é Feito o Diagnóstico da Doença

O diagnóstico do olho seco é feito somente por um oftalmologista, sendo totalmente baseado em exames completos e em testes realizados no consultório. Em alguns casos também são solicitados exames feitos em Laboratórios de Análises Clínicas, que analisarão as características e substâncias presentes na lágrima. Além disso, o oftalmologista pode desejar que o paciente também se consulte com outros profissionais, como dermatologistas, reumatologistas e clínicos, a fim de obter um resultado mais preciso para todas as questões.

Tratamento Adequado

Para o tratamento eficaz do olho seco são usados medicamentos que supram a função de lubrificar os olhos, especialmente além daqueles que já foram citados em tópico anterior. Alguns métodos terapêuticos também podem ser utilizados, como o uso de lentes protetoras e a desobstrução dos canais lacrimais.

Lubrifique Os Olhos

Lubrifique Os Olhos

Curiosidades

As lágrimas estão em constante reabastecimento e, por isso, a produção das mesmas é extremamente importante para manter a saúde dos olhos, trazendo o conforto ao enxergamos algo e ainda ao abrirmos e fecharmos os olhos. Quando nossos olhos param de produzir as lágrimas em quantidade suficiente para a lubrificação, o problema começa a ocasionar e, por vezes, é necessário criar métodos de introdução, bem como: criação de lágrimas artificiais ou ainda a vedação do canal lacrimal.

Além dos fatores informados, ainda há vários outros que podem causar o olho seco, como a diminuição das lágrimas, evaporação em excesso do líquido e ainda outros. Podemos aliar a estes fatores o aumento da idade, que por si só pode diminuir a produção da lágrima. Podemos mencionar o exemplo de que, com mais de 65 anos, uma pessoa produz 60% menos lágrima que alguém de dezoito anos.

Apesar de ser uma doença pouco conhecida, ela pode atrapalhar bastante a vida das pessoas, especialmente pelos incômodos sintomas e ainda pelo difícil diagnóstico, bem como o tardio tratamento. Por isso, logo que surgirem os primeiros sintomas, que aqui já foram mencionados, o correto é procurar ajuda médica e não confiar apenas na crendice popular e nem em indicações de familiares, já que a visão é um dos sentidos mais importantes para todos nós e todo o cuidado ainda é pouco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *