Pode Nadar Com Crise De Sinusite?

A sinusite é uma das doenças ligadas a respiração que é mais comum entre a população brasileira, como bem dizem se você não tem, com certeza já viu alguém passando por uma crise de sinusite, mas você sabe o que fazer para poder ajudar alguém que está nessa situação? Você sabe exatamente o que a pessoa está sentindo quando ela passa por um crise de sinusite? Se sua resposta é não, continue lendo que aqui abaixo vamos esclarecer algumas coisas. A doença em si se manifesta no momento em que ocorre uma inflamação em algumas regiões do rosto, são elas a região de mucosa do seio frontal da face, a região do maxilar, a região chamada de etmoidal e a região esfenoidal, além disso, dependendo das características, a sinusite pode ser dividida em dois tipos diferentes da doença, são elas a sinusite crítica e a sinusite aguda.

As diferenças entre cada um dos tipos de sinusite não são tão grandes assim, elas variam apenas alguns detalhes e sintomas, por exemplo, quando falamos da sinusite do tipo aguda, o quadro de dor de cabeça é mais intenso, sendo variável a forma que ela se manifesta, que pode ser desde uma dor constante, ou em forma de pontadas, em forma de pressão sobre o local, ou ainda como um tipo de pulsação sentida localmente, nesse tipo da doença pode haver secreção e congestão nasal, além disso, a duração da crise se não houver um tratamento e um acompanhamento correto, pode se estender a até 1 mês.

Agora quando estamos falando sobre a sinusite do tipo crônica, não há normalmente uma dor na face ou quadros de febre, mas a tosse marca presente nessa variação da doença, se não tratada ela pode ser permanente e durar por muito tempo. O que acontece nesse caso é que os sintomas são muito mais intensos durante a noite e pela manhã, logo quando você acorda, mas durante o dia normalmente não se percebem os sintomas, apenas antes de dormir e depois de acordar, muitas pessoas vão deixando esse quadro de lado, sendo assim ele pode permanecer ativo por cerca de 3 meses, por isso é muito bom cuidar e prevenir esse tipo de crise.

Além dos sintomas citados acima, há outros sintomas que são comuns aos dois tipos e que podem aparecer ou não quando há crises, são eles o cansaço, as dores musculares, a falta de apetite e em crises mais intensas podem ocorrer também o sangramento do nariz. Mas qual é o agente causador de tudo isso? As causas da sinusite podem ser bem variadas, um exemplo disso, é que ela pode ser causada tanto por bactérias, quanto por vírus e fungos, outra coisa é que algumas outras doenças podem desencadear crises de sinusite também, como é o caso da rinite alérgica que é uma outra doença respiratória, como também as gripes e os resfriados quando são mais intensos, a explicação para isso é que na verdade qualquer que seja o agente que impede que os seios da nossa fase tenham ligação com o nosso nariz, podem ocasionar uma crise da doença.

Sinusite

Sinusite

Diante das condições ambientais, podem ocorrer mais casos de sinusite, por exemplo, quando os níveis de poluição do ar estão muito altos, ou quando se inala muitas partículas advindas de fumaça, isso pode desencadear em uma crise, outras formas de aparecerem os sintomas de sinusite são mudanças físicas e anatômicas na região nasal, como é o caso de cirurgias, etc, choques térmicos e qualquer tipo de corpo estranho que possa estar na região. O médico que você deve procurar no caso de suspeita de sinusite é o otorrino, ele é o especialista mais indicado para te ajudar e é quem realmente pode passar um tratamento eficiente para o caso.

Pode Nadar Com Crise De Sinusite?

Essa pergunta é muito comum, mas a verdade é que a natação é uma das atividades mais indicadas para qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de doença respiratória, não somente a natação, mas uma série de ações podem ajudar a melhorar e a até mesmo curar esse tipo de crise, tal como beber muita água, especialistas indicam no mínimo os dois litros diários, mas essa quantidade vai variar de acordo com o seu peso, o seu tamanho, na dúvida tome mais do que 2 litros, uma outra indicação é estar em locais limpos, que sejam frequentemente higienizados, porque a poeira pode desencadear quadros de crise.

O uso de ar condicionado também não contribui para a melhora da doença, porque eles ressecam os tecidos do nariz, o que consequentemente pode aumentar as infecções por bactérias ou outros agentes, se estiver incomodado é possível lavar o nariz com um pouquinho de soro fisiológico sem química, de preferência use o soro fisiológico caseiro as compressas quentes também podem ser de grande ajuda se você tiver sinusite, pois elas ajudam a eliminar toxinas e secreções que possam estar grudadas lá dentro, em casos mais extremos da doença pode ser preciso a realização de cirurgias, mas somente um médico especialista poderá avaliar isso.

Nadando

Nadando

A natação é classificada como uma atividade do tipo cardio respiratória, isso quer dizer que ela aumenta a capacidade cardíaca, além de estimular muitos outros benefícios para o corpo e o organismo, entre esses benefícios está o fato de que a natação com o tempo de pratica pode sim aliviar as crises de sinusite, uma vez que contribui muito para os pulmões, melhorando a respiração, entre muitas outras coisas, agora é preciso muita observação, pois a resposta à natação vai depender de cada pessoa, se o seu organismo responder bem, a natação pode ser uma ferramenta muito boa, agora se você sente algum sintoma de sinusite aumentar quando se está praticando esse esporte, então é melhor interromper a pratica até se fazer uma reavaliação com o médico mais indicado.

Além disso, o tipo de sinusite classificada como sinusite de repetição, no qual as pessoas se sentem pior quando nadam é extremamente importante consultar um médico. A piora no momento da natação algumas vezes não acontecem por causa do esporte, mas por causa dos produtos utilizados na água ou por causa da ventilação do local onde está a piscina, não se esqueça que nos momentos de crise de sinusite, o melhor a se fazer é primeiramente tratar o quadro de crise e depois retomar a natação novamente, lembrando que um dia de natação não vai resolver todos os problemas respiratórios, é preciso que a pratica seja constante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *