O Que é Índice HOMA Alto? Exame de Sangue e Diabetes

Você possui diabetes, ou alguém de sua família passa por esse problema? Continue lendo esse artigo, e aprenda tudo sobre o índice HOMA, e como a sua alteração pode afetar a sua saúde.

Para que o nosso corpo se mantenha estável, existem diversos hormônios que atuam em sua manutenção. Um dos hormônios que é mais conhecido pela maioria das pessoas é a insulina, e ele é produzido pelo pâncreas.

A função da insulina no organismo é de levar a glicose que está na circulação sanguínea para o interior das células. Dessa forma a glicose é transformada em energia para as diversas atividades do corpo humano.

Para que esse hormônio seja estimulado, é necessário que haja um aumento do consumo de açúcar em nosso sangue após cada refeição.

Para o paciente que possui diabetes, há uma ausência ou produção ineficiente, pois o açúcar não consegue ser transportado para o interior das células, se acumulando assim no sangue ou na urina.

Todas as pessoas devem cuidar de sua alimentação para não sobrecarregarem o seu fígado pois, dessa forma, o risco de desenvolvimento de diabetes se torna mais alto. Por isso, é importante sempre manter os exames de averiguação das taxas.

Insulina e o Glucagon

O pâncreas não produz apenas a insulina, esse órgão produz também o glucagon, que corresponde a um tipo de hormônio com uma ação contrária à insulina. Nesse caso, esse hormônio atua liberando a glicose que foi acumulada no fígado, músculos e gordura.

É a ação desses dois hormônios que vai manter um equilíbrio da glicose no sangue. A ação conjunta desses dois hormônios impede que haja falta ou excesso da glicose, pois em qualquer uma dessas situações, o organismo se prejudica.

Teste de Glicose

Teste de Glicose

HOMA – O Que é?

Essa é uma sigla em inglês referente a expressão Homeostatic Model Assessment que, traduzindo para o nosso idioma, significa algo referente ao Modelo da Avaliação de Homeostase.

Se os valores desse exame apresentam alguma alteração, é preciso realizar uma averiguação por meio de outros exames ou anamneses, solicitados pelo médico que está acompanhando o paciente. Para assim verificar os maiores riscos que existem para o paciente, e assim tratar o problema da melhor forma possível.

Como é o Processo do Exame Para Saber Sobre o Índice de HOMA?

Com a orientação médica necessária, o paciente deverá se dirigir ao laboratório indicado para fazer o exame em jejum (pelo menos oito horas sem se alimentar). Caso ele se alimente, o resultado apresentado pelo exame não deverá ser considerado.

Assim, o sangue é coletado pelo profissional da área, e essa pequena amostra é levada para o laboratório que deverá realizar uma análise.

HOMA – Para Que Serve?

Quando esse índice é apresentado no resultado do exame, ele indica a necessidade de avaliação da resistência do organismo à insulina, ou seja, HOMA-IR; e também como está o desempenho do pâncreas, ou seja, o HOMA-BETA. Dessa maneira, é possível ter um auxílio durante o diagnóstico e o tratamento da diabetes.

Quais os Valores de Referência Considerar Para o HOMA?

Ao interpretarmos um exame, devemos ter um padrão de referência, ou seja, um valor médio, para que os valores do paciente sejam analisados. Assim, após serem comparados, o médico poderá interpretar os dados que estão dispostos nos exames.

Para interpretação do resultado do HOME, os dados são os seguintes:

  • Homa-IR (Valor Referência): menor que 2,15,
  • Homa-Beta (Valor Referência): entre os valores 167 e 175.

É claro que outros fatores também podem influenciar nesses valores referência, como por exemplo, idade e o IMC (índice de massa corporal), por exemplo.

Esses valores acima citados também podem sofrer algumas variações conforme os laboratórios em que foram feitos também.

Como Analisar o Resultado do Índice HOMA?

Você nunca deverá esquecer de que os exames devem ser analisados por um profissional da saúde, capacitado para esse tipo de informação. No entanto, como paciente, você deve ter uma noção de como é feita a análise do índice HOMA.

Após analisar esses valores de referência, é importante verificar se os resultados do paciente são mais altos do que o padrão. Se isso ocorrer, indica que existe uma certa resistência à insulina, ou que as células do pâncreas não estão funcionando plenamente.

Quando um paciente está com o índice Homa-IR ou o Beta alterados, isso indica  que há uma chance considerável de que ele venha a desenvolver diabetes do tipo 2, ou síndrome metabólica.

É claro que, maior parte dos casos, não há apenas esse tipo de alteração, outros sinais também podem vir acompanhando, como: taxas de colesterol alto, obesidade, hipertensão e acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, podendo levar a um AVE (Acidente Vascular Encefálico), ou até mesmo um infarto.

Caso os valores do índice Homa tenham dado altos no exame, é possível também que o paciente tenha diabetes do tipo 1, e ela não esteja controlada, bem como haja a ocorrência de citoacidose diabética.

Para que haja um diagnóstico correto, o médico deverá fazer uma anamnese completa com o seu paciente. Dessa forma, poderá interpretar os exames da maneira correta, e decidir qual o melhor tratamento a ser indicado para o seu paciente.

Como o Índice do HOMA é Determinado?

Assim como qualquer outro exame, o HOMA tem o seu índice padrão para a determinação de seus resultados. Para isso, o índice HOMA é calculado com o auxílio da bioestatística, ou através de fórmulas matemáticas.

Os cálculos vão relacionar o nível de açúcar que existe no sangue, e também de insulina que o organismo está produzindo. Dessa forma, eles se resumem da seguinte maneira:

  • Fórmula de Homa – IR (resistência à insulina): Glicemia (mmol)xInsulina (ui/ml) ÷ 22,5.
  • Fórmula para avaliação da capacidade das células do pâncreas funcionaream (células homa-beta): 20 x insulina (ui/ml) ÷ (glicemia – 3,5).

Caso a glicemia do paciente seja medida por mg/dl, é preciso, antes, aplicar a fórmula glicemia (mg/dl) x 0,0555, para obter o valor obtido na escala de mmol/L.

É importante destacar que, para que os valores calculados apresentem resultados corretos, o paciente que fará o exame, deverá estar em jejum.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *