Quais São Os Efeitos Colaterais Da Metformina? Como E A Ação?

Pessoas que sofrem de algumas doenças especificas, como diabetes do tipo 2, precisam de alguns remédios considerados específicos para sua saúde, e a Metformina é um destes medicamentos. Porém, a automedicação, acabou trazendo alguns problemas para outras pessoas, principalmente pela dosagem errada desse medicamento, e vamos hoje aprender um pouco mais como ela age em seu organismo, e também quais são os principais efeitos colaterais ao utilizar esse tipo de medicamento.

A metformina é um medicamento usado a mais de 50 anos, com a função de realizar o controle da quantidade e dos níveis de glicose presente no organismo, de forma mais específica, no sangue do paciente. A principal doença ou fator gerador da necessidade de utilização desse tipo de medicamento, é o aparecimento e desenvolvimento da diabetes do tipo 2 no organismo do paciente.

O Que É A Metformina?

A metformina é um medicamento considerado antidiabético, e que é classificado como pertencentes a uma das classes dos medicamentos chamada de biguanidas, ou seja, medicamentos que são utilizados para reduzir e controlar a quantidade de glicose no corpo do paciente como um todo, de forma mais específica, na região da corrente sanguínea.

Esse medicamento tem a venda liberada e atestada dento do Brasil, pelo maior órgãos responsável pelo saúde de todo o plante, a OMS (Organização Mundial da Saúde). Porém, o uso desse medicamento é recomendado e liberado apenas para os pacientes que apresentem algum tipo de receita médica, comprovando a real necessidade de seu uso, derivado então da diabetes.

Metformina

Metformina

O problema se encontra no processo de automedicação realizada por grande parte da população, fazendo com que os efeitos colaterais desse medicamento sejam sentidos de forma muito mais fácil, principalmente quando falamos de pessoas que realizam o processo de ingestão do mesmo, sem haver nenhuma necessidade ou até mesmo sem a recomendação medica adequada. Além disso, a dosagem em quantidades maiores ou menores, pode também interferir na ação do medicamento, que se utilizado em quantidades maiores do que as recomendadas, podem causar diversos problemas em sua saúde, além de não realizar o tratamento correto da doença em seu corpo, aumentando de forma significativa a quantidade de glicose e seu organismo.

Para Que Serve A Metformina

Esse medicamento, é recomendando de forma mais ativa para alguns pacientes em específicos, que além de sofrer de diabetes, do tipo 2, podem também apresentar alguns casos de obesidade, em que o corpo apresente cerca resistência a própria insulina, por exemplo. A insulina, terá função de fazer com que a quantidade de açúcar no organismo do paciente seja devidamente regulada.

Além disso, alguns médicos estão também utilizando esse tipo de medicamento par ao combate da SOP (síndrome do ovário policístico), mas para apenas alguns casos em específicos. Por isso, esse medicamento deve ser ingerido apenas sob recomendação médica, para que as doses possam ser ministradas ao paciente de maneira correta, seu tratamento flua de maneira adequada e nenhum tipo de problema de saúde possa ser causado.

Existem também alguns grupos que podem ser considerado de risco ao ingerir essa medicação, como é o caso de mulheres gravidas, pessoas que apresentam certa reação alérgica a componentes presente no medicamento ou se algum membro de sua família também já apresentou algum tipo de problema em relação ao uso do mesmo.

Quais São Os Efeitos Colaterais Da Metformina

Existem diversos tipos de efeitos colaterais que podem ser sentidos a partir da ingestão desse medicamento, como por exemplo náuseas e dores na região do estomago.

Esse tipo de reação ocorre de forma esporádica em alguns pacientes, e é observada principalmente no início de seu tratamento, onde o corpo, ainda irá passar por um processo de adaptação as substâncias presentes no medicamento, e também ao tipo de ação que o mesmo irá causar em seu corpo.

A diarreia é também um possível efeito colateral desse medicamento, e ocorre principalmente quando falamos das mulheres. Além disso a possibilidade de gases é também muito presente nesse tipo de reação, dores de cabeça e também em algumas partes do corpo.

Porém, é importante lembrar que a maioria dos sintomas listados acima, acabam não sendo revelados no corpo, ou ao menos, não são sentidos de uma só vez. Além disso, ao longo de seu tratamento, é possível também que você acabe se adaptando de uma melhor forma ao medicamento, fazendo então, com que os sintomas acabem passando, ou deixem de serem sentidos com tanta intensidade.

Comprimido de Metformina

Comprimido de Metformina

Outros Efeitos Colaterais Da Ingestão Da Metformina

Existem outros tipos de sintomas, que não são considerados do trato físico, já que são sentidos na parte interna de seu organismo, por assim dizer, como é o caso da redução de algumas vitaminas de seu corpo, como a vitamina B12, já que a partir da ingestão desse medicamento, será possível alterar toda a microbiota do organismo.

A perda do apetite é um sintoma que também deve entrar na lista de reações da ingestão do metformina, e para alguns pacientes que apresentam um sobrepeso elevado, e sofrem de diabetes, a perda de peso em quantidade saudável, pode ser até mesmo considerada como um fator benéfico para o corpo.

Cetoacidose

Existem efeitos colaterais desse medicamento também considerados mais graves, mas que em contrapartida, são também muito mais raros, como é o caso da cetoacidose, onde as taxas de glicemia do corpo ,acabam atingindo níveis considerados muito mais altos do que os normais, e assim, atingem de forma muito direta outros órgãos do corpo, mas principalmente, os órgãos do trato renal.

Esse efeito colateral, pode se apresentar de forma mais forte em pacientes que já sofrem de algum outro tipo de problema, como problemas respiratórios, ou também problemas na região do fígado. Pacientes que já sofrem desse histórico clínico, e apresentam algum tipo de reação a metformina de forma mais forte, devem procurar ajuda médica de forma imediata, já que as situações podem se tornar catastróficas.

Existem outros sintomas que podem estar acompanhado desse tipo de reação, como alguns desmaios, a percepção de fraqueza no corpo, alteração do cheiro do hálito do paciente, e também algumas dores na região do estomago, além de respiração de forma mais difícil e também presença de insônia.

A metformina pode também se um medicamento que poderá fazer com que o paciente perca alguns quilos, referente a processo de perda de apetite. Existem diversos tipos de reações que podem ocorrer a partir da ingestão desse medicamento, então, sempre mantenha as doesse indicadas por seu médico, e acompanhe todos os sinais de seu corpo, analisando as reações que irão aparecer a partir da ingestão do medicamento,  também como o seu corpo irá se comportar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *