Qual a Diferença da Diabetes tipo 1 para Diabetes tipo 2?

Diabetes

A diabetes é uma condição de saúde que inclui várias doenças relacionadas à alteração na forma como a glicose é metabolizada no corpo. As formas crônicas da diabetes são a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2. A causa da diabetes varia de acordo com o tipo, mas em ambos os casos ela pode levar ao aumento no nível de açúcar no sangue. Excesso pode causar sérios problemas à saúde.

Existem condições de diabetes que não são crônicas e podem ter cura, que normalmente são resolvidas com alguns medicamentos ou com mudanças no estilo de vida. Estas incluem a pré-diabetes e a diabetes gestacional – muitas mulheres ficam diabéticas durante a gravidez, mas logo após o parto é possível reverter essa situação.

Sintomas Gerais do Diabetes

Os sintomas da diabetes variam, de pessoa para pessoa, e do tipo de diabetes. Também variam de acordo com o nível de açúcar no sangue em que a pessoa se encontra. Entretanto os sintomas são os mesmos para as pessoas que estão com alteração no nível de glicose. No diabetes tipo 1 eles são mais agudos e frequentes.

  • Aumento da sede
  • Micção frequente
  • Fome extrema
  • Perda de peso inexplicável
  • Presença de cetonas na urina (as cetonas são um subproduto da quebra de músculos e gorduras que ocorre quando não há insulina disponível suficiente)
  • Fadiga
  • Irritabilidade
  • Visão embaçada
  • Infecções frequentes, como gengivas ou infecções de pele e infecções vaginais
  • Comichão na pele (geralmente ao redor da área vaginal ou na virilha)
  • Infecções frequentes por leveduras
  • Ganho de peso recente
  • Alterações aveludadas e escuras da pele do pescoço, axila e virilha, chamadas de acanthosis nigricans
  • Dormência e formigamento das mãos e pés
  • Visão diminuída
  • Impotência ou disfunção erétil (DE)

    Teste de Diabetes

    Teste de Diabetes

Complicações do Diabetes

  • doença cardíaca , ataque cardíaco e derrame
  • neuropatia
  • nefropatia
  • retinopatia e perda de visão
  • Perda de audição
  • danos nos pés , como infecções e feridas que não cicatrizam
  • doenças da pele tais como bacterianas e fúngicas infecções
  • depressão
  • demência

Diagnóstico

O diabetes tipo 1 normalmente surge no início da infância e o diabetes tipo 2 normalmente surge em pessoas acima de 40 anos, entretanto isso não é uma regra. Se você notar alguns desses sintomas em crianças ou adultos, procure um médico. Se a condição for pré-diabetes, poderá ser tratada e revertida mais facilmente. Para o diagnóstico do diabetes, o médico irá solicitar que seja feito um exame de sangue ou um exame de urina. Depois de diagnosticado, o médico irá solicitar que imediatamente se inicie o tratamento para controlar o diabetes. Sem controle, o excesso de açúcar no sangue pode danificar funções muito importantes do corpo, como os nervos, olhos, rins e outros órgãos.

Qual é a Diferença Entre o Diabetes Tipo 1 e Tipo 2

O diabetes mellitus, conhecido como diabetes, envolve todas as doenças relacionadas às alterações na forma como o corpo absorve o açúcar ingerido. O pâncreas é o órgão que secreta para o corpo a insulina, que é o hormônio que controla o nível de açúcar no sangue.

Diabetes Tipo 1

Diabetes Tipo 1

Diabetes Tipo 1

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. O que isso significa? Doenças autoimunes são doenças em que o corpo tem alguma disfunção capaz de atrapalhar outra função do próprio corpo. Por exemplo, no caso da diabetes tipo 1, o sistema imunológico destrói as células do pâncreas. Com isso, a insulina não é produzida. Ainda não se sabe ao certo a causa da diabetes tipo 1, mas sabe-se que 10% das pessoas que tem diabetes, possuem este tipo de diabetes. Ele é mais raro e mais grave do que o tipo 2.

Em suma, a diabetes tipo 1 não está associada com o excesso de peso corporal, diferentemente do diabetes tipo 2. Ela só pode ser tratada com injeções de insulina e não com outros medicamentos.

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 surge mais tarde na vida e ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina. Ou seja, a insulina continua sendo produzida pelo pâncreas, entretanto a função de controle da glicose não acontece, então ocorre o acúmulo e o excesso de glicose no sangue.

A causa do diabetes tipo 2 é uma combinação de vários fatores genéticos e também fatores externos. O estilo de vida da pessoa influencia muito, mais do que o genético, na decisão se vai ocorrer o diabetes ou não. O sobrepeso é o principal responsável pela resistência à insulina e causa do diabetes tipo 2.

Ou seja, a diferença é que ela não é uma doença autoimune, com o tipo 1. Neste caso ela está muito associada ao excesso de peso, mesmo com os fatores genéticos. Em alguns casos, pode ser controlada com medicamentos. Surge normalmente depois doa 30 anos de idade, depois de o corpo criar uma resistência à insulina.

Tratamentos

Assim como já citamos, o diabetes tipo 1 pode ser controlado com o uso das injeções de insulina. Isso já resolve a situação e controla os níveis de açúcar no sangue. No caso do diabetes tipo 2, normalmente existem medicamentos que podem controlar os sintomas. Entretanto, as injeções e, principalmente, os medicamentos, não são tão importantes quanto manter um estilo de vida saudável, com controle de peso.

A alimentação saudável adequada para um diabético deve incluir muitos tipos de vegetais, com fontes diferentes de nutrientes, incluindo macro e micronutrientes. Carboidratos de baixo índice glicêmico são mais indicados, por isso evite sucos de frutas, batatas, açúcares, pães brancos e massas não integrais. Além disso, é muito importante incluir saladas, folhas variadas e escuras. É muito importante.

Além disso, é extremamente importante que a prática de exercícios físicos esteja presente no dia a dia e na rotina do diabético. Todo mundo precisa se exercitar e isso é um fato. Mas o diabético não pode viver sem isso. O exercício aeróbico ajuda a manter a saúde cardiovascular em dia, além de promover a melhora no sistema hormonal, diminuindo fome, compulsão, melhorando a autoestima. O treinamento com peso é tão importante quanto, pois aumenta a quantidade de músculos corporais, por isso, protege articulações e auxilia na diminuição do peso. O ideal é que a pessoa possa realizar, diariamente, ou pelo menos três vezes na semana, exercícios aeróbicos e musculação (treinamento com peso).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *