Quais São os Hormônios do Corpo Humano?

Quais São os Hormônios do Corpo Humano? 

Antes de falarmos, especificamente, sobre cada hormônio, é importante relembramos o seu conceito. Os hormônios são substâncias químicas, que podem ser produzidas por neurônios especializados, pelas glândulas ou por glândulas do sistema endócrino. Em nosso organismo, são produzidos vários hormônios, e cada um deles tem uma função específica. 

Importância dos Hormônios 

Os hormônios desempenham um papel muito importante no controle do funcionamento do nosso corpo. Algumas das suas principais funções são: atuarem como mensageiros químicos, uma vez que eles transportam informações entre uma célula e outros; e alguns têm a função de regular certas áreas do corpo e também os órgãos; equilibrar as funções biológicas do nosso corpo, e também são responsáveis pelo crescimento, metabolismo, sexualidade e muito mais. As glândulas endócrinas produzem cerca de cinquenta tipos de hormônios. 

Quais São os Hormônios do Corpo Humano? 

As glândulas do sistema endócrino (tireoide, suprarrenais, hipófise, glândulas sexuais, paratireoides e pâncreas) são responsáveis pela produção de inúmeros hormônios. Sendo assim, os principais hormônios que existem no corpo humano são: antidiurético (ADH), tiroxina (T4), hormônio do crescimento (GH), paratormônio, insulina, adrenalina, testosterona, glucagon, prolactina, progesterona, dentre outros.   

Agora sim vamos falar, de forma mais específica, sobre cada hormônio do corpo humano, as suas glândulas produtoras e também da sua função em nosso organismo. Confira abaixo: 

 Hormônio do crescimento: produzido pela hipófise, e tem um papel fundamental em nosso crescimento.

Hormônios no Corpo Humano

Hormônios no Corpo Humano

A sua ação no organismo humano acontece à medida em que ele vai promovendo o alongamento dos ossos e o desenvolvimento de massa muscular. A ação desse hormônio está intimamente ligada com a produção de IGF-1 (que o fígado produz). O crescimento dos tecidos acontece à medida em que ocorre a junção do IGF-1 com esses do GH. 

• Testosterona: a produção desse hormônio acontece nos testículos, e a sua função é o desenvolvimento das características sexuais masculinas, como a formação da bolsa escrotal e a maturação dos órgãos sexuais, no desenvolvimento dos pelos, dos músculos, dentre outros. Os níveis de testosterona diminuem à medida que os anos vão passando. Ele age no crescimento da barba, no desenvolvimento da bolsa escrotal, no crescimento dos músculos, no engrossamento da voz e muito mais. 

 Antidiurético (ADH): a produção desse hormônio acontece na glândula hipotálamo. Ele é secretado neuro-hipófise. Esse hormônio age sobre os rins, nos túbulos renais. A ação do hormônio antidiurético está relacionada com o controle da excreção da água do corpo, para manter regulada a pressão sanguínea e também a quantidade de urina que fica armazenada em nossa bexiga.  

Antidiurético

Antidiurético

 Progesterona: trata-se de um hormônio feminino. É produzido pelos ovários. Esse hormônio atua na produção do leite, na manutenção de células de revestimento do útero e no desenvolvimento do corpo da mulher para que ele possa receber a gestação. É um hormônio fundamental para as mulheres, uma vez que ele está diretamente ligado à fecundação, menstruação, transporte e também à implantação do óvulo após a fertilização. Esse hormônio, progesterona, também atua na preparação das mamas e do útero, e na inibição de contrações uterinas, para garantir que o feto se desenvolva.  

 Insulina: hormônio produzido pelo pâncreas, e que age na diminuição da glicemia, que é a taxa de glicose presente no sangue. A insulina tem a função de absorver glicose pelas células. Esse hormônio contribui para evitar a hiperglicemia, ou diabetes (aumento da taxa de glicose no sangue). 

Insulina

Insulina

 Tiroxina (T4): hormônio que também é conhecido como tetraiodotironina (T4), é produzido pela glândula tireoide, e a produção desta, por sua vez, é pela hipófise. A tiroxina age juntamente com um outro hormônio chamado tri-iodotironina (T3). Se esses hormônios faltarem, ocorre a liberação do TSH, que estimula a produção dos mesmos. A tiroxina é responsável por desempenhar várias funções orgânicas, como batimentos cardíacos, regulagem do metabolismo, manutenção do peso do corpo e crescimento e desenvolvimento do corpo. 

 Estrogênio: outro hormônio feminino, o estrógeno é produzido pelo ovário. Ele age no desenvolvimento das características sexuais e secundárias femininas, como no crescimento dos pelos pubianos, dos seios, e etc. O nível de produção desse hormônio no corpo da mulher varia conforme a sua idade. Na fase da puberdade, ele tem um papel muito importante no ciclo menstrual. Na fase da gestação, a produção aumenta, para que ele possa preparar o corpo da mulher para o parto. 

 Adrenalina: ela é produzida na medula adrenal, pelas glândulas suprarrenais e age na estimulação do sistema nervoso. Ele é liberado nos momentos de estresse e de tensão, preparando o corpo para uma ação. Quando o gatilho da ação é identificado, o hipotálamo é ativado pela amígdala, para que ele possa fazer a ligação entre o endócrino e o sistema nervoso.

Adrenalina

Adrenalina

A hipófise, ou glândula pituitária, atua liberando a ativação do hormônio para as glândulas suprarrenais. Alguns dos efeitos mais comuns provocados pela adrenalina são: contração dos vasos sanguíneos, sudorese em excesso, aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória. 

 Paratormônio: as glândulas paratireoides são as responsáveis pela produção desse hormônio, e ele tem a função de regular a quantidade de cálcio em nosso sangue. Ele age junto com a calcitonina, que trabalha diminuindo o cálcio no sangue e estimulando a glândula paratireoide àliberar o hormônio paratormônio, além de estimular também a liberação do cálcio dos ossos para o sangue.  

 Noradrenalina: hormônio produzido na medula adrenal. A sua função é estimular o sistema nervoso simpático. 

Noradrenalina

Noradrenalina

 Dopamina: hormônio produzido no hipotálamo. É um neurotransmissor que age no sistema nervoso central. É ele o responsável pelas sensações de prazer e de motivação. 

 Melatonina: quem produz esse hormônio é a glândula pineal, e ele serve para regular os ritmos do nosso corpo, em especial o sono. Efeito: provoca sonolência e tem ação antioxidante. 

 Serotonina: outro neurotransmissor que age na comunicação entre neurônios. Ele também atua na regulação do sono, da atividade sexual, no ritmo circadiano e na regulação do apetite. Efeito: controla apetite, vontade e sono. 

 Glucagon: produzido pelo pâncreas, e que age equilibrando a taxa de glicose no sangue. A sua ação acontece através da ativação de uma enzima chamada fosforilase, ou seja, no momento em que as moléculas de glicogênio do nosso fígado se transformam em moléculas de glicose. A ação que o glucagon exerce é o que evita o que chamamos de hipoglicemia, ou a queda na taxa de açúcar no sangue. 

 Prolactina: produzido nas glândulas mamárias da mulher. Atua na produção do leite materno. 

Curiosidades Sobre os Hormônios 

1 – O bioquímico japonês chamado Jokichi Takamine foi o primeiro cientista que isolou um hormônio. O fato aconteceu no ano de 1901, durante a realização de uma pesquisa que ele fazia sobre cristais de adrenalina. 

2 – Nos animais vertebrados, existem cerca de 50 hormônios, cuja produção é feita por glândulas do sistema endócrino. 

3 – De origem grega, a palavra hormônio significa “estimular ou estímulo”. 

Distúrbios e Disfunção Hormonal 

Distúrbios e Disfunção Hormonal 

Distúrbios e Disfunção Hormonal

Pode acontecer de os hormônios não estarem funcionamento da forma correta. Nesse caso, diz-se que o corpo está com um distúrbio hormonal. Algo que pode acontecer tanto em mulheres quanto em homens. Esse tipo de distúrbio é bem comum em casos que tenham relação com as glândulas sexuais. Os casos mais frequentes estão relacionados com o aumento de peso, com a infertilidade, pelos corporais, acne, andropausa (em homens), e ovários policísticos (mulheres). 

O que caracteriza os distúrbios hormonais, porém, são deficiências nas glândulas endócrinas, quando elas passam a produzir hormônios em quantidade menor. O tratamento para esse tipo de disfunção baseia-se na reposição de hormônio. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *