Quais São Os Sintomas Da Sinusite Bacteriana?

Sinusite Bacteriana

A sinusite é a inflamação das mucosas presentes nas cavidades e nos seios nasais e da face, maçãs do rosto e dos olhos. Há algumas alterações anatômicas que dificultam a correta drenagem de secreções e de processos infecciosos por microrganismos ou alérgicos. Por isso algumas pessoas possuem maior chance de terem sinusite, facilitando a entrada e a instalação de germes oportunistas. No caso da sinusite bacteriana, ela corresponde à inflamação dos seios nasais provocada por infecção por bactérias.

Geralmente esse tipo de sinusite acontece após o paciente ter passado por uma gripe ou resfriado, ou alguma crise alérgica, como rinite. As mucosas nasais ficam mais sensíveis à entrada e proliferação de bactérias.

Os sintomas mais comuns são presença de nariz entupido e muita dor ou pressão na região ao redor do nariz (olhos, bochechas, maxilar superior). Essa sinusite pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos descongestionantes e antibióticos, conforme necessário, diferentemente do caso de uma sinusite viral (os antibióticos não agem contra vírus).

Como Saber O Tipo De Sinusite

A sinusite pode ser de 4 tipos. Além de aguda ou crônica, ela pode ser viral ou bacteriana. É muito importante saber qual é o tipo de sinusite, para que o médico possa indicar o tratamento correto. E esse tratamento está diretamente relacionado à causa do problema.

A sinusite viral é provocada pela infecção por um vírus. Os sintomas deste tipo de sinusite são muito parecidos com os sintomas da gripe comum, com muito foco no congestionamento nasal. Sendo que essa secreção é espessa, com perda de olfato. Além disso, a tosse e a febre estarão presentes. É o tipo mais frequente de sinusite.

Já na sinusite bacteriana, há diferenciação na quantidade de secreção de uma narina para a outra. Essa secreção possui um aspecto muito mais purulento, como pus amarelado ou esverdeado (no caso da secreção presente na sinusite viral, não há coloração). A sinusite bacteriana normalmente piora dos sintomas após 72 horas do medicamento, com inchaço e vermelhidão da face e olhos.

Mulher Com Sinusite

Mulher Com Sinusite

Sintomas Dos Tipos De Sinusite Variados

A sinusite aguda possui como principal sintoma e sinal de diagnóstico a dor de cabeça forte na área dos seios da face. Essa dor pode ser em pontada, pulsátil ou como uma sensação de pressão e peso na face.

Os sintomas comuns aos tipos de sinusite são o nariz entupido, com coriza, dor na região ao redor do nariz e sensibilidade ao movimento e à luz. Pode ocorrer dor de ouvido também e dor de garganta. Cansaço, moleza, febre, etc. Se a condição sintomática durar mais de uma semana, comece a considerar que possa ser sinusite de causa bacteriana, inclusive se os sintomas forem piorando.

Na maioria dos casos há a presença de secreção amarela ou esverdeada, nos casos de sinusite bacteriana, dificultando a respiração. A febre, o cansaço, a coriza, a tosse, as dores musculares e perda de apetite também aparecem com frequência na sinusite aguda. Já no caso da sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, porém eles variam na intensidade, sendo pouca coisa mais leves e as vezes não frequentes e presentes.

Sintomas Comuns Da Sinusite Bacteriana

  • Dores de cabeça;
  • Dores nos ossos da face;
  • Febre alta;
  • Coriza recorrente;
  • Espirros;
  • Tosse seca;
  • Olhos lacrimejantes, sensíveis e avermelhados;
  • Coceiras e ardência nos olhos;
  • Dificuldades para respirar e falta de ar;
  • Congestionamento nasal;
  • Tonturas;
  • Dor de dente ou do maxilar superior, confundindo os sintomas;
  • Cansaço e moleza;
  • Rinite;
  • Odor proveniente do nariz;
  • Mau-hálito;

Diagnóstico

Para começar o tratamento da sinusite é importante identificar qual foi a causa exata da mesma. Esse diagnóstico pode ser feito baseado nos sintomas e no exame físico. Além disso, uma tomografia computadorizada (CT) pode ser muito útil na avaliação de seios da face e para confirmar ou diagnosticar casos complicados. E também exames microbiológicos.

Tratamentos

O principal tratamento para a sinusite bacteriana é feito com o uso de medicamentos com antibióticos, já que assim é a maneira mais rápida para eliminar o microrganismo que tá causando a infecção e a inflamação. Este medicamento vai ser indicado pelo médico após analisar o exame microbiológico. É muito importante identificar o microrganismo e usar o medicamento correto da maneira certa, pois em muitos casos em que isso não acontece, a bactéria se torna resistente ao antibiótico, assim o tratamento fica muito mais difícil.

Usar os famosos descongestionantes nasais e soro fisiológico podem ser úteis para a lavagem das narinas. Porém é importante usar descongestionantes apenas à base de soro, para que não cause dependência do medicamento. Além disso, podem ser realizadas inalações de vapor de água, já que é a água é capaz de descongestionar e diminuir as secreções formadas na mucosa nasal sozinha (pergunte ao seu médico como realizar a lavagem dos seios nasais com água e soro.

Nem sempre apelar para remédios e tratamentos caseiros são boas opções. Entretanto, para a sinusite, há muitas coisas a se fazer para ajuda no tratamento e diminuir os sintomas e o tempo de cura. Muitos pacientes veem melhora quando respiram ar ou vapor quente, como em um chuveiro ou inalação. Alguns medicamentos não antibióticos também podem ajudar, como antiinflamatórios, para reduzir o inchaço e a vermelhidão no nariz e rosto. Além disso, sprays e medicamentos descongestionantes também aliviam sintomas deconstipação.

Prevenção

Algumas pessoas podem achar que a sinusite é inevitável, entretanto isso não é verdade, principalmente no caso da sinusite bacteriana. Cuide para evitar a propagação de resfriados ou gripes, já que podem ser a causa para uma sinusite subsequente. Além disso, é muito importante consultar regularmente o seu dentista.

Prognóstico

Uma sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas após o início dos sintomas, mesmo sem antibióticos. Porém, pode acontecer de ela se tornar mais grave, com riscos grandes para a saúde. Então se os sintomas continuarem ou piorarem mesmo depois de 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser a única opção, por isso, para evitar complicações, procure um médico especialista já no início dos sintomas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *