Qual O Efeito Da Metformina No Organismo?

A metformina é um medicamento  utilizado para que as taxas de açúcar no sangue possam ser devidamente controladas, fazendo então com que o tratamento da diabetes possa ocorrer de forma correta, controlando os níveis de açúcar e a quantidade de glicose presente no organismo. A forma de ingestão desse medicamento é oral, e os pacientes que podem realizar o uso desse medicamento sob prescrição médica são aqueles que sofrem da doença diabetes, do tipo mellitus.

O início da fabricação desse medicamento ocorreu por volta da década de 50, e hoje em dia, é considerado um dos principais no combate à doença e os sintomas e efeitos que a mesma pode causar ao paciente e em sua qualidade de vida. O diabetes do tipo 2 acaba sendo o tipo de diabetes mais visado para a utilização desse medicamento, que poderá ser utilizado de forma individual, em casos onde a taxa glicêmica é considerada mais baixa, ou até mesmo com outros medicamentos que quando utilizados em conjunto, desempenham uma função mais pratica e firma no tratamento.

Metformina

Metformina

Para que o paciente possa realizar o uso desse tipo de medicamento, a prescrição médica é necessária, principalmente pelo fato de que se utilizado de maneira incorreta, seja por pacientes que podem não necessitar da mês, a ou até mesmo na quantidade de ingestão do medicamento, levem ao desenvolvimento de problemas na saúde do paciente considerados graves e que podem ser irreversíveis.

Como Funciona A Metformina

A diabetes do tipo 1 é causado por meio da disfunção da quantidade e produção de insulina no organismo, diretamente no pâncreas, órgão responsável pela produção da mesma de forma direta. Já no caso da diabetes do tipo 2, se é possível observar um processo onde a insulina desenvolvida e produzida pelo corpo, não funciona corretamente, ou seja, não desempenha as funções esperadas para que a taxa de glicose no organismo possa ser mantida em um nível considerado.

Grande parte desse problema presente na diabetes do tipos 2, se da pelo fato de a insulina é um tipo de componente responsável diretamente pelo processo de quebra da glicose no organismo, possibilitando então, que a mesma seja transformada em energia par ao corpo. Quando esse processo não ocorre de forma correta, as taxas de acusar no sangue acabam se elevando de forma muito intensa, elevando ao desenvolvimento da diabetes, um tipo de doença que pode causar diversos tipos de problemas para a saúde do paciente, e também no processo de funcionamento de seu organismo e todas sua funções.

Diabetes 1 E 2 E O Uso Da Metformina

Na diabetes 2, é possível observar alguns tipos de restrições quanto a sua medicação, principalmente quando comparada como o processo de tratamento existente na doença do tipo 1. A primeira diferença no processo de tratamento dessas duas doenças se da pelo fato de que no início do tratamento da diabetes do tipo 2, não se é possível a utilização de insulina injetada, como acontece na diabetes do tipo 1.

Diabetes 1 E 2

Diabetes 1 E 2

Nesse tipo de doença, o medicamento principal na fase inicial da doença são remédios ministrados de forma oral, e que muitas vezes, acabam passando por um processo gradativo e suas doses, para que o organismo não passa por um choque direto de substâncias presentes no mesmo. Esses medicamentos são chamados de orais ou até mesmo de hipoglicemiantes.

Dentre todos os medicamentos existentes para que seja possível combater essa doença, existem alguns que acabam se destacando, principalmente pelo fato de que grande parte dos médicos acabam o utilizando durante o tratamento de seus pacientes.

Quem Pode Usar A Metformina

Metformina em Comprimido

Metformina em Comprimido

A metformina é um medicamento muito utilizado para pacientes que ainda apresentam certa quantidade de insulina em seu corpo, mas que podem por exemplo, acabar não desempenhando um papel direto na quebra da glicose. Dessa forma, com a utilização do medicamento, esse processo pode ser potencializado, regulando então a taxa de açúcar ou glicose presente no organismo, levando a uma melhora na qualidade de vida do próprio indivíduo.

Mecanismos De Uso Da Metformina

Existem três tipos de mecanismo considerados ideais no funcionamento da utilização desse medicamento, e que ajudam no tratamento da diabetes do tipo 2.

  • A produção de glicose no fígado, órgão responsável por realizar a quebra do açúcar será devidamente reduzida, fazendo então, com que as quantidades da mesma sejam mantidas em um nível considerado ideal
  • É importante lembrar que com a utilização da metformina, a quantidade de insulina não será aumentada, ou até mesmo a estimulação de sua produção. Ao contrário, esse tipo de medicamento poderá fazer com que a insulina já produzida no corpo seja potencializada, para que consiga então, desempenhar suas funções de maneira correta. Assim, os músculos e todos os tecidos do corpo ficarão mais sensíveis a essa substância, para que a insulina possa agir de maneira mais fácil em todo o organismo.
  • A absorção da glicose na região do trato gastrointestinal pode também ser reduzida a partir do uso desse remédio, o que é considerado extremamente benéfico par ao tratamento da debates do tipo 2.

Os Efeitos Da Metformina

A partir do inicio do uso da metformina, existem diversos tipos de efeitos que podem ser sentidos no corpo do paciente, faneco então, com que alguns deles acabem não sendo indicados para o uso desse medicamento, já que podem responder de maneira contraria á esperada.

Os pacientes que apresentam algum tipo de obesidade acabam sendo o grupo principal na utilização desse tipo de medicamento, principalmente pelo fato de que a esma acaba não oferecendo risco de ganho de peso, um fator considerado nocivo para saúde, principalmente em uma pessoa diabética. A insulina por meio da aplicação intravenosa nesse caso poderia fazer com que o paciente aumentasse sua quantidade de massa corporal, desenvolvendo problemas de saúde, no trato da região cardíaca, processo que podem fazer com que o tratamento da diabetes não seja eficaz para sua saúde.

Mesmo sendo um medicamento que não oferece chances de ganho de peso, a metformina também não é considerada um tipo de medicamento que poderá contribuir para que o paciente acabe perdendo peso, sendo essa uma ação que poderá acontecer caso o mesmo mantenha uma dieta adequada, juntamente com a realização de exercícios físicos de forma regular.

Outro importante efeito na saúde do paciente quando relacionamos o uso da metformina é a possibilidade de que as taxas de colesterol no corpo sejam reduzidas, sendo então, uma ótima combinação para pessoas que sofrem de diabetes do tipo 2 e também apresentam taxas de colesterol altas. Mesmo assim, esse tipo de diagnostico só poderá ser realizado por um médico específico, por meio da observação dos resultados de seu exame, avaliando assim, qual será o melhor tratamento para seu caso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *