Como Curar Sinusite Inflamada? O Que Fazer Para Melhorar?

O Que É Sinusite?

Segundo o Ministério da Saúde, Sinusite é o nome dado a uma inflamação das mucosas que existem nos seios da face, essa região do crânio é formada por cavidades ósseas localizadas no entorno do nariz, bochechas e olhos. Os seios do nosso rosto ajudam a ressoar a nossa voz, além de aquecerem o ar que inspiramos e diminuem o peso do crânio, facilitando em sua sustentação.

Eles são revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios que podem se movimentar em movimento vibratório, auxiliando na condução do muco que se acumula na região para a parte mais externa do nariz, com a finalidade de eliminá-lo.

A presença de secreção na mucosa dos seios da face é algo permanente e não percebemos o seu fluxo. Algumas alterações na anatomia facial podem impedir a drenagem da secreção, além disso, processos infecciosos ou alérgicos podem provocar inflamação das mucosas e facilitar a acomodação de microrganismos oportunistas, ou seja, aqueles que se instalam após encontrar uma brecha imunológica em nosso organismo. Tudo isso pode ser caracterizado como fatores que prévios para o surgimento da sinusite.

A Sinusite Pode Ser Dividida Em Duas:

Sinusite aguda: geralmente nesse tipo de sinusite ocorrem dores de cabeça na área do seio da face, o seio mais afetado pela inflamação consequentemente é onde dói mais. Existem variações de dores, podendo ser mais brandas ou mais fortes,  como pontadas, pulsátil ou uma sensação de pressão ou peso na cabeça. A maior parte dos casos ocorre uma obstrução nasal com presença de secreção amarelada ou esverdeada, sanguinolenta, que pode ocasionar na dificuldade em respirar. Em alguns casos, o indivíduo pode apresentar quadros de febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares ou perda de apetite.

Sinusite crônica: os sintomas são muito semelhantes aos da sinusite aguda, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o principal sintoma nessa situação, ocorrendo geralmente no período da noite e aumenta de intensidade quando a pessoa encontra-se deitada, devido ao acúmulo de secreção que escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas levando o nosso corpo a ação de tossir. Os quadros de tosse também podem ser frequentes no período da manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer no decorrer do dia.

Mulher Com Sinusite

Mulher Com Sinusite

O que fazer para melhorar sinusite?

Em pessoas que possuem um quadro de sinusite atrelado a gripes, resfriados e processos alérgicos, é recomendado beber bastante líquido, algo em torno de 2 litros de água por dia. Outra recomendação é gotejar algumas vezes por dia nas narinas, uma espécie de “soro caseiro”, que pode ser produzido em casa.

 

Para preparar essa solução, precisa-se misturar uma colher de chá (9g) de açúcar e outra colher de chá (9g) de sal, ambas diluídas para cada 1 litro de água fervida. Após a solução estar em temperatura ambiente (mais fria), a mesma pode ser pingada nas narinas. Mas cuidado, existem restrições para o seu uso. Utiliza-se também inalações de soro fisiológico ou vapor de água quente no auxílio para eliminar as secreções. O soro fisiológico pode ser usado sem restrição.

Evitar o ar condicionado também é uma medida importante, uma vez que ele irá ressecar a região, dificultando na drenagem da secreção, além de poder ser o disseminador de microrganismos infecciosos (principalmente esporos fúngicos) que irão contaminar os seios do rosto.

Entretanto, não basta seguir as recomendações aqui descritas. Sempre é recomendado procurar um médico para tratamento correto dos sintomas, uma vez que se algo for feito de maneira inadequada, isso poderá ocasionar em problemas sérios para a pessoa.

Abaixo Separamos Algumas Perguntas Frequentes Sobre Sinusite:

– Pessoas que sofrem de alergias respiratórias são mais propensas à sinusite?

Sim! As pessoas que sofrem de rinite alérgica, por exemplo, apresentam maiores probabilidades de desenvolver um quadro infeccioso nas vias aéreas superiores, dentre os possíveis problemas está a sinusite. Isso ocorre devido ao agente infeccioso causar um edema na mucosa nasal, reduzindo assim a capacidade de drenagem dos seios da face. Não bastasse, o local fica com maior quantidade de secreção, o que pode ser preponderante para uma infecção bacteriana secundária. Sendo assim, deve-se controlar severamente a rinite alérgica.

Resfriados ou gripes não tratadas corretamente podem ocasionar em sinusite?

Sim! A sinusite em ocorrências naturais, geralmente é ocasionada devido a uma infecção viral das vias aéreas superiores. Ocorre que, depois de alguns dias que a pessoa apresenta sintomas de resfriado ou gripe, a situação evolui para uma infecção bacteriana secundária, ocasionando em sinusite. Mais uma vez, a importância em se tratar o problema logo no início.

Qual o maior mito sobre a sinusite?

Muitas pessoas confundem a sinusite com a rinite alérgica, a semelhança está nos sintomas que em muitos casos são semelhantes. Muita gente acredita ter um quadro crônico de sinusite quando, na realidade, é um caso de rinopatia alérgica que precisa de controle clínico. Mais um mito recorrente diz respeito à cura da sinusite. Os quadros de sinusite são curáveis, seja por meio do tratamento clínico ou cirúrgico. Porém, o paciente deve seguir as orientações do especialista para controlar os fatores que possam desencadear novos episódios da doença.

A voz pode ser afetada pela sinusite?

As cavidades nasal e oral funcionam como uma caixa de ressonância. A obstrução nasal e o acúmulo de secreção nasal, portanto, alteram a ressonância vocal. Outro fato é a descarga posterior de secreção nasal provoca tosse, sintoma extremamente prejudicial para a saúde vocal.

A acupuntura pode ajudar no tratamento de sinusite?

A acupuntura tem como foco principal, aliviar a dor e desbloquear os caminhos por onde ocorre a drenagem dos seios da face. Ela atua na liberação de substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuromediadores, restabelecendo o bom andamento das funções que estavam alteradas. Também aumenta a produção de corticóides e analgésicos naturais que possuem ação antiinflamatória e diminuem a dor. O método pode ser uma boa medida coadjuvante no tratamento da sinusite.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *