Quando Ocorre Glicose Na Urina? Glicosúria E Excesso De Açúcar

Glicose na Urina: Glucosúria e excesso de glicose.

A Glicose é um tipo de açúcar bem comum na alimentação, geralmente os açúcares são absorvidos pelo corpo e servem como energia. Um aumento grande de glicose no sangue (hiperglicemia) ou danos nos túbulos próximos renais (que reabsorve a glicose), pode fazer com que o excesso de açúcar seja eliminado na urina.

É uma condição bastante comum em pacientes diagnosticados com diabetes mellitus, que não estão com a diabetes controlada e em mulheres grávidas, nesse caso é considerado um processo fisiológico da gestação.

Causa:

Uma pessoa com rins saudáveis consegue filtrar o sangue facilmente, eliminando na urina as substâncias desnecessárias e reabsorve que o corpo necessita, a glicose é uma dessas que é reabsorvida e volta para o sangue. Já uma pessoa com problemas renais (glicosúria renal) ou excesso de açúcar (diabéticos) não consegue reabsorver todo o açúcar, eliminando-o na urina como uma substancia indesejável.

Na glicosúria renal, o nível de glicose no sangue é normal ou baixo, mas o rim do indivíduo não está funcionando normalmente e acaba excretando a glicose. É um transtorno causado principalmente por fatores hereditários. Não há nenhum tipo de sintoma essa situação e não é necessário nenhum tratamento, mas pode ser que a pessoa desenvolva uma diabetes.

O rim de uma pessoa com diabetes funciona normalmente, mas o excesso de glicose no sangue ultrapassa os níveis do que os rins conseguem absorver, por isso o açúcar é excretado na urina.

Já nas mulheres grávidas, o sangue passa mais rápido pelos rins, causado pelo próprio estresse da gravidez, que a reabsorção de glicose fica comprometida, o que causa a eliminação na urina, mas logo após o parto a mulher volta a absorver normalmente a glicose.

Glicosúria

Glicosúria

Outras possíveis causas são: diabetes gestacional. Pancreatite, síndrome de Cushing, câncer de pâncreas, feocromoitoma e estresse; esses geralmente são acompanhados de elevados níveis glicose também no sangue.  Algumas doenças também podem alterar as concisões renais e causar a presença de glicose na urina, são elas: osteomalácia, doença de Wilson, Cristinose, insuficiência renal crônica e síndrome de Fanconi.

Tratamentos:

O tratamento deve ser orientado por um profissional, outros exames como a ressonância magnética podem ajudar a determinar a causa desse problema.

O neologista, é o medica responsável pelos rins, se for uma causa de origem renal ele seja o responsável por indicar o melhor tratamento especifico.

Alguns casos são necessários exames de sangue e urinas regulares para acompanhamento para que o paciente não desenvolva diabetes, mas não há um tratamento.

Tratamento para Diabéticos: O exame que determina se a pessoa tem diabetes é o de sangue, a glicemia em jejum, o nível de açúcar comum no sangue é de 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Os diabéticos apresentam um valor acima de 200 mg de açúcar no sangue.

Tratamento para Diabéticos

Tratamento para Diabéticos

O tratamento da diabetes é feito através de mudanças de hábitos, controle do açúcar ingerido e controle da glicemia. O médico observará os hábitos do paciente e irá indicar o tratamento mais eficaz para manter os níveis normais de açúcar no sangue.

Importante lembrar que não é todo diabético que apresentará açúcar na urina, o exame mais eficiente para essa doença ainda é o exame de glicemia.

Diagnostico da Glicosúria Renal e Exame:

O exame para medir se há presença de açúcar na urina é um exame simples, feito através da coleta de urina num pequeno frasco e é analisado em laboratório ou com um kit de analise que pode ser feito em casa, esse kit apresenta um frasco de coleta e tiras que são mergulhadas na urina e reagem em cores para avaliar a condição da amostra. Os dois tipos principais de reagentes dos testes é sulfato de cobre para substancias redutoras e os papeis com enzimas glicose-oxidase.

Glicosúria Renal

Glicosúria Renal

Para realizar o teste em casa:

  • 1º). Colher a urina no pote
  • 2º). Mergulhar a tira na urina (tiras reativas) após centrifugação, sem encostar nos sedimentos
  • 3º). Aguardar o tempo necessário para a leitura (entre 1 a 2 minutos)
  • 4º). Comparar as cores com o padrão fornecido.

Geralmente quando o exame dá positivo, o médico recomenda que um exame de sangue também seja realizado, para medir o nível de glicose no sangue.

O exame pode ser utilizado também para acompanhar a eficiência do tratamento da diabetes. Geralmente á glicemia é controlada furando o dedo, coletando o sangue numa fita que mostrará o nível de glicose no sangue. Mas a urina pode ser uma maneira menos evasiva de controle desse nível.

Excesso de Açúcar:

O excesso de açúcar é o mal do século, a alimentação moderna é o principal fator para que ocorra o excesso de açúcar no sangue. Ele é o responsável pelo aumento de doenças como diabetes, obesidade, hipoglicemia, distúrbios gastrointestinais e mentais. Além de sobrecarregar o rim e fazer com que açúcar não seja reabsorvido o excesso de açúcar causa outros efeitos no organismo:

  • – Aumento da acidez estomacal;
  • – Aumento de gordura no sangue:
  • – Diabetes;
  • – Consome as vitaminais do complexo B e minerais, como o cálcio e magnésio;
  • – Destrói as bactérias benéficas que estão presente no intestino;
  • – Enfraquece os ossos;
  • – Causa fermentação no estomago;
  • – Transforma-se em gordura nos órgãos, causando gordura no fígado, coração e rins;
  • -Altera o equilíbrio hormonal;
  • -Inibe a produção de enzimas digestivas, interferindo na síntese e digestão de proteínas;
  • – Deixa o sistema imunológico deprimido;
  • – Estimula o crescimento das células cancerígenas.

O excesso de glicose no sangue não é apenas causado pelo açúcar branco, o açúcar pode ser encontrado com outros nomes nas embalagens de produtos, são alguns deles:

Nomes óbvios: Açúcar refinado, açúcar invertido, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de coco, açúcar de beterraba, açúcar de tâmara, açúcar castanho.

Nomes terminados em “ose”: lactose, dextrose, frutose, sacarose, glicose, maltose, galactose, maltose, galactose, galapolidextrose, ribose, glucose.

Nomes terminados em “ido”: monossacarídeo, dissacarídeo, polissacarídeo.

Começar com o nome “xarope”: xarope de milho, xarope de agave, xarope de guaraná, xarope de arroz, xarope de alfarroba, xarope de bordo, xarope de malte, xarope de tapioca.

Parece natural: amido, suco de fruta, suco de fruta desidratada, suco concentrado, mel, melaço, melado, caramelo, rapadura, cana-de-açúcar, maltrodextrina, malte, malte de cevada, caldo de cana, néctar.

É muito importante aprender a ler os ingredientes dos produtos, principalmente os diabéticos, pois muitos produtos que dizem diet, light, zero açúcar e são vendidos como saudáveis, na verdade podem apresentar açucares escondidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *