Quantos Dias a Pessoa Fica Com Dengue?

Apesar de ouvirmos falar sobre a Dengue com muita frequência, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre essa doença, como quantos dias a pessoa fica com Dengue, como se prevenir, e coisas do tipo.

Por isso, no post de hoje, vamos falar mais sobre esse assunto, e aproveitar para esclarecermos as principais dúvidas que ainda surgem a esse respeito. Continue lendo e confira tudo aqui.

O Que é e Quantos Dias a Pessoa Fica Com Dengue?

A Dengue consiste em uma doença infecciosa, que é provocada pelo vírus transmitido pelo mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti (DENV 1, 2, 3, 4 ou 5). Aqui no Brasil, existem os 4 primeiros desses citados, que são transmitidos por esse mosquito, principalmente, no período de chuva e no verão.

Com relação a quantos dias a pessoa fica com dengue, isso vai depender do tipo da doença a pessoa está, pois ela pode ser classificada de duas formas diferentes: dengue clássica e dengue hemorrágica. No caso da primeira, os sintomas costumam durar até 7 dias. E, no caso da dengue hemorrágica, a duração varia entre 7 e 10 dias.

Quais São os Tipos de Dengue e os Sintomas de Cada Um?

Existem, basicamente, dois tipos de Dengue: clássica e hemorrágica. Abaixo, nós iremos detalhar cada um dos dois tipos, suas características, sintomas e duração. Confira!

  • Dengue Clássica: em geral, os sintomas da dengue clássica duram 7 dias, aproximadamente, conforme o estado de saúde que se encontre o paciente antes de o mesmo adoecer.

Normalmente, os adultos mais saudáveis tendem a se recuperar entre 2 e 3 dias após adoecerem, uma vez que eles se encontram com o organismo mais fortalecido, e com mais condições de combater o vírus.

Porém, no caso das pessoas que se encontram com o sistema imunológico mais alterado, como as grávidas, as crianças, idosos, portadores de AIDS e quem está em tratamento contra o câncer, pode ser que os sintomas demorem mais para desaparecer.

Nesse caso, pode demorar até 12 dias. É preciso muito repouso, e se alimentar de uma forma mais adequada para ajudar no processo de cura da doença.

Para quem não sabe, a alimentação desempenha um papel muito importante na recuperação de pacientes com dengue. O ideal é comer alimentos ricos em ferro e proteína, pois eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a evitar a anemia.

Assim como é importante consumir alimentos que ajudam a combater a dengue, também é necessário evitar outros alimentos que ajudam a aumentar a gravidade da doença. Por exemplo: frutas vermelhas e pimenta, pois eles elevam o risco de uma hemorragia, pois são fontes de salicilatos.

A alimentação e o repouso são fundamentais na recuperação de quem está com dengue. É preciso se alimentar com frequência, ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia, para ficar bem hidratado, e fazer bastante repouso.

Podemos citar alguns alimentos mais indicados para quem tem anemia como, por exemplo, feijão, cacau em pó, ovos, beterraba e lentilha.

São exemplos de alimentos que devem ser evitados: amora, ameixa, limão, goiaba, laranja, morango, uva vermelha, cenoura, cebola, tomate, berinjela, ameixa seca, passas, nozes, amendoim com casca, pasta de tomate, cravo, hortelã, vinagre branco, mistura de ervas, alho em pó, cominho, cerveja, vinho branco, sucos de fruta naturais, vinho tinto, milho, óleo de coco, azeitonas, café, e etc.

  • Dengue Hemorrágica: a duração dos sintomas da Dengue Hemorrágica varia entre 7 e 10 dias. Quanto aos sinais de choque, eles podem começar entre 3 e 5 dias após o início dos sintomas, e consiste na fase mais grave desse tipo de dengue.

    Dengue Hemorrágica

    Dengue Hemorrágica

Os primeiros sintomas são bem semelhantes aos da dengue clássica. No entanto, eles são mais graves, uma vez que alteram a coagulação sanguínea. Esses pacientes costumam apresentar sangramento nasal, no sistema urinária, gengival, no útero e gastrointestinal.

Eles refletem o sangramento de pequenos vasos nos órgãos internos e também na pele do paciente.

Quando o caso é mais grave, a dengue pode levar a complicações como problemas no fígado, desidratação grave, problemas cardíacos, neurológicos e até respiratórios. É por isso que é necessário ficar bem atento aos sintomas que o paciente apresenta.

Nesse tipo de doença, o paciente pode ter o seu quadro clínico agravado bem rapidamente, sendo capaz de levar a choque e morte em apenas 24 horas.

Identificando o Aedes aegypti (Mosquito da Dengue)

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, da Zika, Febre Amarela e da Chikungunya. Ele se parece bastante com o pernilongo.

Porém, com algumas características diferentes. Ele possui listras brancas e pretas, além de alguns hábitos incomuns também. Confira abaixo:

  • É mais comum no verão. Por isso, é muito importante usar repelente, redes mosquiteiras nas portas e nas janelas, cortinário e inseticida nas casas.
  • Além disso, o Aedes aegypti também gosta muito de picar nas primeiras horas do dia, e também no fim da tarde. É por isso que a grande maioria das picadas acontecem nesses horários.
  • As regiões mais comumente atingidas pelo mosquito são os pés, as pernas e os cotovelos. Mas as demais áreas do corpo também podem ser picadas.
  • O Aedes egypti possui uma substância em sua saliva que anestesia a região que foi picada. Por isso, muitas das vezes, o indivíduo não sente a picada, pois ela costuma não coçar. Porém, mesmo que sinta a coceira, é impossível distinguir entre a picada de um mosquito da dengue e de um pernilongo comum.

Como Prevenir a Dengue?

Prevenir a Dengue

Prevenir a Dengue

As formas de prevenção da dengue são bem comuns. Para começar, é recomendado usar repelente, pois ele ajuda a reduzir muito as chances de uma picada. Porém, não contribui em nada para evitar a infestação do mosquito. Para isso, são necessárias algumas outras medidas muito importantes e eficazes como, por exemplo:

  • Colocar areia nos pratinhos das plantas para que não se acumule água. E também lavá-los com água, escova e sabão uma vez por semana.
  • Manter desobstruídas as calhas e as caixas d’água bem tampadas.
  • Eliminar todos os recipientes que armazenam água, até mesmo tampa de refrigerante. Manter a casa e o quintal sempre livres desses objetos.
  • As garrafas devem ser mantidas sempre bem armazenadas, com a boca para baixo com tampados.
  • Não jogo lixo em terreno baldio, amarre bem as sacolas e deixe-os sempre longe do alcance de animais.
  • Não deixe de usar inseticida, e demais medidas de proteção coletiva e individual.

A dengue é uma doença considerada de caráter infeccioso e sua causa é observada a partir da inserção de um vírus no organismo do paciente, o temido vírus da dengue. Existem hoje, cinco tipos diferentes dessa doença diagnosticada, classificando então dengue como tipo 1,2,3,4 e 5. No Brasil é possível encontrar os 4 tipos (1,2,3 e 4) e geralmente, o período de maior aparecimento é diagnostico dessa doença é observado na época do verão e também durante alguns períodos mais longos e chuvosos.

Quais São Os Principais Sintomas Da Dengue

Existem diversos tipos de sintomas que podem ou não se manifestar dentro do organismo de determinado individuo, fazendo com que ao longo do período de contagio, o paciente acabe desenvolvendo certas realizações que poderão ser combatidas com o uso de remédios farmacêuticos e também alguns tratamentos que poderão ser realizados da própria residência do mesmo, com a supervisão medica adequada e seguimento das recomendações ditadas pelo especialista.

Os principais sintomas acabam sendo fortes dores de cabeça, dores na região atrás dos olhos e também em alguns casos, o aumento da temperatura do corpo, mais conhecida como a febre. Não existe um tipo de tratamento considerado especifico para um paciente infectado com essa doença, e o tratamento nos casos considerados mais leves serão voltados para o tratamento com repouso, hidratação e na maioria das vezes, o paciente será liberado para voltar para sua casa, com a supervisão de seu medico ao longo de seu tratamento.

Sintomas Da Dengue

Sintomas Da Dengue

Porém, existem alguns casos que podem apresentar algum tipo de complicação durante seu processo de tratamento, ou até mesmo por um diagnostico mais tardio, as chances de recuperação serão menores, diminuindo e dificultando todo o processo de tratamento do paciente. Para esses pacientes, o processo de tratamento ser um pouco mais complicado, necessitando em alguns casos, se manter sob a supervisão médica 24h por dia, dentro de um hospital, principalmente para os pacientes que apresentam o tipo de dengue chamado de dengue grave.

A dengue grave é considerada um pouco mais diferente por se tratar de um processo onde o vírus irá atingir o corpo do paciente de uma forma mais profunda, podendo fazer com que o mesmo acabe apresentando outros tipos de sintomas, além de também poder apresentar processo de hemorragia, principalmente em casos mais graves onde a hemorragia irá se apresentar em diversos órgãos, podendo também ocasionar a falência dos mesmos. Esse tipo de dengue é considerado um caso muito raro e deve ser tratada de forma mais específica, já que apresentar um potencial de morte muito alto.

Como É Feito O Diagnóstico Da Dengue

A dengue apresenta um tipo de diagnostico que só poderá ser realizado dentro de um consultório medico e o especialista irá avaliar o caso do paciente a partir dos resultados de exames como a prova do laco e também o exame de sangue, que poderá realizar a contagem de todas as plaquetas do corpo de forma mais especifica, indicado se existe algum tipo de disfunção na distribuição da mesma, por exemplo.

Qual O Tempo De Duração Da Dengue?

A dengue é uma doença que por se apresentar de diversas formas no corpo do paciente, pode acabar tendo um tempo de recuperação diferente em cada organismo. Porém, existem algumas estimativas que apontam que os casos mais graves, acabam se recuperando de uma forma mais rápida, caso não haja nenhum tipo de complicação no desenvolvimento do tratamento.

Para se entender o processo de contagio e recuperação da dengue, é importante avaliar também quanto tempo irá levar até que o paciente acabe indo ao médico para receber seu diagnóstico. Em casos onde esse tempo é menor, a dengue pode ser curada de maneira mais rápida, com cerca de 5 a 7 dias a partir da data do diagnóstico da mesma. Todo esse processo irá ocorrer de uma forma mais rápida e fácil se as recomendações médicas forem seguidas da maneira correta.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Em casos onde o diagnóstico é realizado de uma forma mais lenta, mas ainda assim o tipo de dengue não é considerado tão grave, o tratamento poderá ser muito eficaz no corpo do paciente, fazendo com que em até sete dias o mesmo se sinta melhor e mais dispostos, já que a dengue é uma doença que eleva a sensação de indisposição no corpo do paciente.

Esse tipo de estimativa se apresenta um pouco diferente em casos onde a doença se apresenta um pouco ou muito mais grave, podendo chegar a mais de 12 dias de tratamento. Para os pacientes que podem bancar um tratamento mais completo, a assistência médica pode após alguns dias até mesmo liberar o paciente para sua casa, contanto que o mesmo disponha de assistência médica particular por 24h. Porém, esse não é o caso de grande parte dos brasileiros, que por diversas vezes acaba passando todo o período de recuperação dentro do próprio hospital.

Qual O Principal Tipo De Dengue

Hoje, existem alguns tipos de dengue que podem ser classificadas de uma maneira mais rápida e fácil, principalmente por se tratar de uma doença que atinge toda a população em grandes escala, com sintomas que acabam sendo muito semelhantes.

Dengue Clássica

Dengue Clássica

Dengue Clássica

Esse é o tipo de dengue considerado mais usual e que também apresenta um tratamento mais rápido e por diversas vezes mais eficaz para o próprio paciente. Os sintomas que são apresentados nesse tipo de doença por diversas vezes se perduram por cerca de sete dias, o que é um tipo de estimativa que leva muito em conta a saúde do mesmo antes de ser infectado com essa doença.

Para pessoas que apresentam um quadro de saúde mais estável, os sintomas podem desaparecer de forma ainda mais rápida, por volta de dois a três dias, principalmente pelo fato de que o organismo se demonstrará mais forte para que o combate o vírus seja iniciado.

Mesmo em pessoas mais saudáveis, mas que ainda sim se encontram no grupo de risco da doença, como as crianças, pessoas idosas, mulheres gestantes e também alguns pacientes que apresentam disfunções em seu sistema imunológico, o que é o caso de pessoas que passam por algum tratamento de câncer ou até mesmo são portadores do vírus da HIV esse tipo de sintoma e o tratamento da doença pode perdurar por mais de um ano, até que seja considerado totalmente tratado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *