Veja as vacinas que mais doem – e tente se manter longe delas! Em época de vacinação contra gripe H1N1 (popularmente conhecida como gripe suína), nada mais apropriado do que lembrar das vacinas. A vacina da gripe não dói e possui um efeito colateral branco, como a vacina para gripe comum – não tem porque ter medo. Mas se mesmo assim você não se convencer, conheça algumas das piores vacinas do mundo, e você irá de joelhos implorando para que te apliquem apenas a vacina contra a gripe H1N1! Na dúvida, é melhor tentar se manter sempre saudável e evitar as temidas picadas – tem gente que tem tanto medo que acaba desmaiando só de ver a agulha!
O Que Faz a Injeção Doer?
Existem três fatores que influenciam e ajudam a aumentar a dor na hora da aplicação da injeção. São eles:
- Grossura da agulha: quanto mais grossa for a agulha, mais a pessoa vai sentir dor.
- Profundidade necessária na aplicação: quando mais profundamente colocarem a agulha, mais vai doer, é claro.
- Substância a ser aplicada: quanto mais viscosa for a substância, mais vai doer na hora da aplicação, pois este tipo de substância se espalha mais lentamente pelo tecido – é o caso da temida benzetacil, que possui alta viscosidade.
Tipos de Injeção
Veja os tipos de injeção aplicadas e um exemplo de medicamento que geralmente é aplicado:
Intradérmica: vacina BGC
Pode ser aplicada no antebraço, por exemplo. É a mais fácil de aplicar e a mais comum também. Geralmente não dói tanto, o paciente só sente uma picadinha.
Intravenosa: Antibióticos
Normalmente são aplicadas no antebraço e na mão. É aplicada na veia e tem efeito imediato, mas não costuma doer muito pois ainda não é uma agulha grossa ou muito longa. O que se sente normalmente é irritação ou certa agonia de ver a agulha. Intra articular: anti-inflamatórios. Geralmente são aplicadas em articulações, como joelhos e punhos. Ai a coisa já começa a ficar mais dolorida, pois como o medicamento precisa ser aplicado direto nas articulações, a agulha é um pouco mais grossa.
Subcutânea: Insulina
É utilizada para aplicar medicamentos entre o músculo e a pele. É uma dor suportável e o paciente se acostuma.
Intramuscular: Antibiótico
É a responsável por aplicar o temido benzetacil, o terror das injeções, como a agulha precisa chegar até o músculo, ela costuma ser grande. O calibre da agulha também é um pouco mais grosso do que os utilizados normalmente. E a substância benzetacil possui alta viscosidade, portanto uma injeção costuma doer muito.
Intraóssea: Morfina
É aplicada na medula óssea, dentro da cavidade de ossos como tíbia e fêmur. Costuma doer bastante também.
Andressa Silva.