Robô Faz Cirurgias de Tireóide

Elimina Cicatrizes:

Guiado por cirurgiões em um console, o robô da Vinci Surgical System, permite o acesso à tireóide através da axila, assim acabando com a incisão no pescoço, que levou à total eliminação da cicatriz da cirurgia da tireóide, completou o grupo de cirurgiões na Geórgia e Texas.

Vesicula

Revolução da Cirurgia:

O grupo acrescenta que os primeiros robôs, ajudaram a revolucionar cirurgias urológicas e ginecológicas nos últimos anos, e que a glândula tireóide é aproximadamente do tamanho de um kiwi, e fica abaixo da maçã-de-adão que uma cartilagem junto à laringe, é um dos órgãos envolvidos no processo da fala e podem ser acessados sem muita dificuldade através da axila.

Técnicas Utilizadas:

Uma das funções da tireóide é controlar a taxa metabólica do organismo, e algumas doenças benignas até mesmo câncer pode fazer com que dobre do tamanho. Embora a axila seja obviamente um pouco mais longe da tireóide que o pescoço, quando levantamos o braço, o caminho para a tireóide é mais curto e simples, e facilitada pela visualização em 3D e capacidade de manobra do robô. A incisão aproximada é de 2 cm a 3 cm de comprimento, que após a cirurgia fica bem escondido, caso que não acontece com incisão feita no pescoço.

Refluxo

O Robô Torna o Procedimento Mais Confiável:

‘O robô é o que torna possível mais fácil, e seguro, fazer o trabalho a partir dessa distância’, disse David Terris, professor e presidente do Medical College of Georgia Department of Otolaryngology-Head and Neck Surgery. E ainda completou ‘Em minha opinião, se você está comprometido a não ter uma cicatriz no pescoço, esta é a melhor solução’. Juntamente com o Dr. Christopher F. Holsinger, da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, e Dr. Ronald B. Kuppersmith, na Texas A & M Health Science Center, Terris explicou a técnica robótica na edição impressa do atual Otolaryngologic Clinics of North America.

Comparação com Procedimento Comum:

Terris chama a atenção para este tipo de abordagem, em 2004, após intensos testes e comparação com mais outros cinco métodos minimamente invasivos em suínos. Embora venha defendendo a tese, e reconhecendo que a abordagem da axila é muito mais trabalhosa, mas em palavras de estética é incomparável, Terris alega que em média, é capaz de concluir o procedimento em menos de duas horas, enquanto uma incisão no pescoço leva menos de uma hora.

Robô Faz Cirurgias de Tireóide

Resultado:

Como já era de se esperar o nível de satisfação, de pacientes pós operados, tem sido considerável, a tendência é que métodos dessa natureza se multipliquem, e tornem-se cada vez mais populares, mesmo apesar da complexidade, porque se trata de uma real evolução cirúrgica, o que resta agora, é saber quando a novidade irá chega por aqui.

Por:  Rangel Bacher

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *