Hábitos Alimentares Para Manter a Produtividade no Trabalho

Ficar sem ânimo e energia durante o expediente não é nada bom. Bastam algumas horas de trabalho na segunda-feira para que os seus olhos fiquem embaçados, o corpo fica mole e você está desejando que o próximo fim de semana chegue rápido.

Mesmo que você tenha boas noites de sono e pratique exercícios regularmente, mesmo sendo muito importantes eles não se bastam, os hábitos alimentares são cruciais também. Dormindo bem, praticando exercícios e se alimentando da forma correta a sua energia irá durar durante todo o dia e seu trabalho se tornará até mais agradável.

Confira, a seguir, algumas dicas para se manter mais produtivo no trabalho.

Esqueça a Junk Food

As comidas cheias calorias e gorduras são conhecidas como junk food. Muitas pessoas se alimentam, durante a maior parte do dia, de alimentos rápidos, como salgadinhos fritos, hambúrgueres, doces, etc. Saiba que, se por um lado eles facilitam o seu dia-a-dia por serem rápidos, por outro os malefícios são muitos.

Os alimentos que são ricos em gorduras trans e saturadas fazem você se sentir fraco, enquanto alimentos ricos em açúcar dão bastante energia, porém ela se esgota rapidamente. É aí que você deve parar e pensar: O que vale mais? Se alimentar de forma prática e prejudicial ou ter que dedicar um pouquinho mais de tempo e levar uma vida mais saudável?

Se você está disposto a mudar seus hábitos para ter mais energia para trabalhar, se divertir, passar mais tempo com a família ou fazer qualquer outra coisa, confira as dicas dos tópicos abaixo.

Tenha Cuidado Com a Cafeína

Quando você começa a sentir a sua produtividade baixar no trabalho, a primeira atitude que muitos têm é ingerir café, uma bebida famosa por ajudar a manter as pessoas acordadas. Mesmo que pareça contraditório, o consumo de quantidades consideráveis ​​de cafeína pode fazer a sua produtividade no trabalho diminuir.

Muito parecido com os efeitos causados pelos doces, consumir muita cafeína lhe dará um rápido pico de energia, mas seguida de uma queda na produtividade. Para manter-se produtivo durante todo o dia, é melhor consumir pequenas quantidades de cafeína.

Não Deixe de Tomar Café da Manhã

Outra maneira infalível de manter sua energia no trabalho é nunca pular o café da manhã. Mesmo se você não é alguém que sente fome pela manhã, tomar café garante que o seu corpo terá energia durante todo o dia. Claro, se as refeições seguintes também forem feitas.

Um copo de suco, shake saudável ou uma fruta na parte da manhã já ajudam a manter a energia. Lembre-se de que o café da manhã é a base da sua alimentação, quanto mais completo ele for, melhor. Frutas, cereais, leite, são ótimos alimentos para incluir na sua primeira refeição.

Alimentos Certos Para o Café da Manhã

Ainda falando sobre os alimentos ideais para o café da manhã, os que possuem baixo índice glicêmico são digeridos lentamente pelo seu corpo, assim o seu corpo ganha uma constante fonte de energia até a próxima refeição.

Algumas frutas que possuem baixo índice glicêmico são: maçã, damasco seco, cereja, toranja, pêra e ameixa. Outros alimentos com a mesma característica são: leite, cereais, manteiga, soja, amendoim, etc.

Faça Várias Refeições Pequenas ao Longo do Dia

Fazer refeições pequenas e frequentes é uma boa maneira de manter os seus níveis de glicose no sangue, o que ajuda você a ter energia. Se você comer com pouca frequência, apenas café da manhã, almoço e jantar, por exemplo, os seus níveis de açúcar ficarão extremamente baixos.

Quando você finalmente comer, estará mais propenso a comer demais, fazendo com que os seus níveis de açúcar no sangue fiquem mais altos do que o normal. Este ciclo de desregulado de açúcar em seu sangue faz com que seus níveis de energia fiquem imprevisíveis.

Ao fazer refeições menores e mais frequentes, você distribui o combustível do seu corpo, que é a alimentação, de forma mais uniforme. Espaçando suas refeições de forma igual, seus níveis de energia irão variar de forma menos drástica e, como resultado, você terá muito mais energia.

Faça um Almoço Leve

Pense na seguinte situação: Nos almoços de domingo, por exemplo, em que as famílias costumam se reunir para saborear pratos como macarronada, feijoada, lasanha, etc., ao comer um prato cheio o que as pessoas costumam sentir? A resposta da maioria é sono.

O mesmo acontece quando você se alimenta de maneira exagerada nos dias em que está trabalhando. Comer pratos pesados e em grandes quantidades fará com que você fique sonolento durante a maior parte da sua tarde e as consequências disso em relação à produtividade não são nada boas.

Prefira pratos leves, que alimentam, mas sem pesar no estômago. Uma dica é sempre preencher a maior parte do prato com salada. Além de fazer com que você tenha mais energia, essa atitude irá te ajudar no controle do peso.

Reduza a Quantidade de Carne no Almoço

Você não precisa se tornar vegetariano, mas comer menos carne no almoço pode te ajudar a ser mais produtivo no trabalho. A carne geralmente possui um alto teor de gordura, e é sempre rica em proteínas, o que o torna sua digestão mais intensa do que de outros alimentos. Consequentemente, mais energia é gasta para fazer essa digestão, o que acaba te deixando mais sonolento.

Portanto, ao invés de comer dois bifes, por exemplo, prefira apenas um, complete seu prato com legumes e verduras. Vá reduzindo a quantidade aos poucos para não sentir tanta falta e logo irá se acostumar.

Beba Bastante Água

Beber bastante água não ajuda apenas a manter o seu corpo mais saudável, essa simples atitude também faz com que o transporte de nutrientes que fornecem energia para todo o corpo aconteça de forma mais eficiente.

Deixe sempre uma garrafa com água na sua mesa de trabalho, isso irá fazer com que você não se esqueça de beber. O ideal é consumir cerca de 2 litros por dia. Parece muito, mas quando você tem uma garrafa sempre a mão irá beber sem perceber e terá muito mais energia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *