Aspectos Gerais Sobre a Infecção Urinária
As infecções urinárias estão entre uma das doenças mais comuns no sexo feminino e está diretamente relacionada a alguns hábitos de higiene, principalmente no que diz respeito à limpeza da região vulvar após as necessidades fisiológicas. Além disso, há, ainda, na literatura, alguns indicativos de que a infecção urinária na mulher também está relacionada à prática de não ir ao banheiro urinar após o coito, isto é, as relações sexuais, sejam elas com ou sem preservativos, masculino ou feminino.
Isso porque o canal uretral está muito próximo a regiões possivelmente infectadas com diversos tipos de microrganismos, como a própria vagina, bem como o ânus que, dependendo de como a higiene é realizada após a defecação, por exemplo, esses microrganismos, principalmente bactérias originárias do trato grastrointestinal, acabam migrando para o canal da uretra e, assim, colonizando o trato urinário dessa mulher.
Algumas horas após a colonização, dependendo do tipo de microrganismo que infectou o canal uretral, a mulher infectada começa a desenvolver alguns sintomas de infecção urinária. Dentre esses sintomas, o mais comum é a ardência ou até mesmo dor ou um incômodo ao urinar. Algumas ocasiões um pouco mais graves podem trazer uma urina um tanto quanto turva, ou seja, com um aspecto purulento, também chamada de piúria, de acordo com os especialistas. O sangue na urina, também chamado de hematúria, também pode ocorrer, não sendo necessariamente grave, ou seja, não necessita entrar em desespero caso isso ocorra, apenas procure um médico assim que possível.
Já com relação à febre, quando presente, ela indica uma infecção um pouco mais avançada, sendo de extrema necessidade a procura de um médico especialista ou até mesmo de um pronto atendimento para evitar complicações devido à infecção.
Como Amenizar Os Sintomas Da Infecção Urinária
De uma maneira geral, qualquer aumento significativo na ingestão de líquidos, principalmente com o aumento do consumo de água ou até mesmo de chás, já promovem um alívio dos sintomas gerais da infecção urinária, que consistem basicamente na ardência e na urgência ao urinar. Isso porque o aumento do consumo de líquidos promove um aumento do fluxo urinário, o que contribui para a “limpeza” da urina.
Muito embora isso alivie os sintomas em si, é válido ressaltar que o tratamento mesmo para a infecção urinária é o uso de antibióticos, que devem sempre ser prescritos por um médico, visto que de acordo com a lei, é proibida a venda de antibióticos sem prescrição médica devido à alta capacidade de o uso indiscriminado dessas medicações fazerem com que as bactérias se tornem resistentes aos antibióticos existentes atualmente no mercado, isto é, facilitando o aparecimento de bactérias extremamente resistentes aos antibióticos existentes na atualidade, o que implica na existência de pessoas com infecções incuráveis.
Sendo assim, existem algumas bebidas que favorecem ainda mais a redução ou até mesmo a eliminação total dos sintomas causados pela infecção urinária. Isso porque a composição de alguns alimentos ou ervas também acabam potencializando essa limpeza da urina promovida pelos líquidos, bem como a existência de algumas substâncias como se fossem anestesiantes do trato urinário.
Sucos Que Auxiliam Na Redução Dos Sintomas De Infecção Urinária
O suco de Romã apresenta uma quantidade de vitamina C maior do que algumas outras frutas, o que diretamente promove uma maior potencialização, digamos assim, do sistema imunológico do organismo do indivíduo, isto é, promove um melhor funcionamento das células e de outros determinantes das funções de proteção do organismo. Acredita-se que uma quantidade aproximada de apenas duzentos mililitros de suco de romã bem concentrado já sejam o suficiente para reduzir os sintomas e, até mesmo para evitar que uma infecção urinária acabe se desenvolvendo.
Assim como o suco de romã, o suco de mirtilo também é bastante potente para a redução dos sintomas da infecção do trato urinário, bem como para auxiliar no tratamento, uma vez que essa fruta também auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico do organismo. Um ponto negativo com relação a esse suco é o fato de essa fruta não ser muito comum no consumo diário da população brasileira.
Com relação aos mirtilos, ainda, é válido ressaltar que quanto mais azedo for o suco, mais potente está a fruta para a realização da proteção do trato urinário, lembrando que o suco pode ser adoçado, de preferência, com adoçantes naturais, como a utilização de outra fruta ou até mesmo do mel. Além de conter grande quantidade de vitamina C, os mirtilos também apresentam uma grande quantidade de substâncias antioxidantes, sendo potentes, inclusive, para o combate da bactéria Helicobacter pylori, a principal responsável pela ocorrência da gastrite crônica em indivíduos saudáveis.
O chá de salsinha, por mais estranho que ele possa parecer, também costuma ser recomendado para a realização de chás que tenham como finalidade reduzir os sintomas trazidos pela infecção urinária. Isso porque a salsinha apresenta alguns componentes que praticamente acabam funcionando como se fossem antibióticos naturais, além de apresentarem um certo poder anti-inflamatório, evitando, assim, os sintomas da infecção urinária. Para a realização desse chá a proporção se dá com cerca de dez gramas de salsinha para um litro de água, podendo esse chá ser adoçado com mel, a gosto, ou até mesmo com outros tipos de adoçantes.
Outros Chás E Bebidas Que Facilitam O Processo De Recuperação E De Tratamento Das Infecções Urinárias
O chamado chá de cavalinha, realizado com a planta cavalinha que tem como principal função ser diurética, sendo utilizada, inclusive, para a redução de inchaços, é também bastante usado para reduzir os sintomas da infecção urinária, sobretudo quando essa infecção já se encontra muito bem instalada, ou seja, que apresente sintomas bem estabelecidos e de intensidade moderada a grave. Um outro benefício da cavalinha é a presença de grandes quantidades de vitaminas e também de minerais em sua composição, o que acaba fortalecendo o sistema imunológico, querendo ou não.
A água de coco, bebida bastante comum e popular, principalmente nas estações mais quentes do ano, como a primavera e o verão, apresenta excelentes propriedades que têm como função realizar a manutenção do trato urinário, de uma maneira geral, justamente pelo fato de, assim como a cavalinha, ser um diurético natural.
O alho, produto já bastante conhecido pelas suas funções antibacterianas, de acordo com o conhecimento popular, principalmente por apresentar concentrações consideráveis das vitaminas A, B e C, elas também auxiliam no fortalecimento do sistema imune do organismo, fazendo com que as suas células fiquem mais potentes para o combate às bactérias que se instalam no trato urinário em decorrência do processo infeccioso. Com relação às proporções, o chá de alho deve ser bastante forte, sendo um dente de alho para apenas um copo de chá de alho, o que significa aproximadamente duzentas ml, apenas.
No entanto, para que a bebida não seja consumida assim dessa maneira desagradável, é aconselhável que se esprema uma colher de suco de limão nesse chá de alho e que ele seja adoçado a gosto com mel, sendo que aproximadamente uma colher rasa de sopa já é o suficiente para que a pessoa consiga ingerir o chá sem muita repulsa.