O câncer de pele é uma doença que atinge muitas pessoas que se expõem a situações de extremo risco e que poderiam evitar passar por esse problema com algumas precauções. Vamos dar dicas de como prevenir essa doença, mas antes é importante que você saiba como essa prevenção pode te ajudar.
Muitos não levam a sério os cuidados para prevenir o câncer de pele, porque acreditam que não é possível tomar medidas que realmente afastem a doença. Porém, quando seguimos esses cuidados, estamos evitando os fatores que contribuem para o desarranjo celular que gera o câncer.
Evitar os problemas nos estágios iniciais é mais fácil, pois pode evitar que o câncer se manifeste. Se apenas umas poucas células estão sendo atacadas e você mantém certos cuidados, evita-se que se transformem em malignas.
Os Tipos De Câncer De Pele
O câncer de pele é o mais comum dentre os tipos existentes e pode ser dividido em dois grupos, que são o melanoma e o não-melanoma. Quando o câncer é do tipo “não-melanoma” (o mais comum), em geral não leva os pacientes à morte. Já o “melanoma” é bem mais raro, mas o responsável por 3 mortes em cada 4 causadas por essa doença.
Os Fatores De Risco
A prevenção é muito importante para todos, mas para aqueles que estão dentro dos grupos de risco se mostra ainda mais necessária. Se você está constantemente em exposição ao sol ou à radiação ultravioleta, saiba que é importante se cuidar. Dentre as causas mais comuns do desenvolvimento de câncer de pele do tipo melanoma, estão as queimaduras de sol, principalmente em crianças e adolescentes.
Como Se Prevenir?
A prevenção contra a doença é muito mais fácil do que as pessoas pensam, pois o cuidado mais importante é o que diz respeito à exposição diária ao sol. A faixa de horário entre as 10h e 16h é bastante crítica, e quanto mais você evitar o sol nessa faixa de horário, melhor será.
Uma boa dica é usar roupas de algodão de mangas cumpridas e de preferência mais longas, para evitar a incidência direta do sol. Além disso, o protetor solar com um fator adequado para a sua pele também é necessário. Não fique muito tempo no sol sem protetor solar e chapéu.
Porém, o fato de estar usando protetor solar não quer dizer que você pode ficar tostando embaixo do sol. Todo mundo gosta de curtir o sol, mas não é bom se expor demais e por um tempo prolongado. Evite sessões de bronzeamento artificial, pois essas são muito maléficas para a saúde da sua pele.
A exposição prolongada às lâmpadas de luz ultravioleta que são utilizadas para o bronzeamento artificial também pode causar câncer de pele.